Este excerto é da Sociedade da Terra Redonda. Achei importante colocar isto visto o tópico.
George Bush sobre o ateísmo e o patriotismo
"Geoge Bush realmente disse que os ateus não deveriam ser considerados cidadãos?"
O diálogo seguinte teve lugar no aeroporto de Chicago entre Robert I. Sherman da American Atheist Press e George Bush, em 27 de agosto de 1988. Sherman é um jornalista conceituado, e estava presente a convite como um membro da comunidade da imprensa. O candidato Republicano à presidência estava lá para anunciar auxilio federal a Illinois devido a um desastre. A conversa voltou-se para as primárias presidenciais:
RS:
"O que o Sr. fará para conseguir os votos dos americanos que são ateus?"
GB:
"Eu acho que eu sou um tanto fraco na comunidade atéia. A fé em Deus é importante para mim."
RS:
"Certamente o Sr. reconhece iguais cidadania e patriotismo dos americanos que são ateus?"
GB:
"Não, eu não acho que os ateus devam ser considerados como cidadãos, e nem devam ser considerados patriotas. Essa é uma nação sob Deus."
RS:
"O Sr. apóia como um principio constitucional valioso a separação entre estado e igreja?"
GB:
"Sim, eu apóio a separação entre igreja e estado. Eu só não sou muito simpático com os ateus."
A UPI relatou em 8 de maio de 1989, que várias organizações atéias ainda estavam irritadas com as repercussões.
O diálogo apareceu na Boulder Daily Câmera na segunda-feira, 28 de fevereiro de 1989. Ele também pose ser encontrado na revista "Free Inquiry", outono, 1988, volume 8, número 3, página 16.
Em 28 de outubro de 1988, o Sr. Sherman teve uma confrontação com Ed Murnane, co-presidente da campanha Bush-Quayle de Illinois em 1988. Ela se referia ao processo que o Sr. Sherman havia movido para evitar que a Community Consolidates School District 21 (Chicago, Illinois) forçasse seu filho ateu da primeira série a prestar o juramento à bandeira dos Estados Unidos como "uma nação sob Deus" (a frase de Bush). A conversa seguinte teve lugar:
RS:
"A American Atheists moveu um processo sobre o juramento à bandeira ontem. A campanha Bush tem uma resposta oficial a essa moção?"
EM:
"É bobagem" (bullshit no original)
RS:
"O que é bobagem?"
EM:
"Tudo o que a American Atheists faz, Rob, é bobagem."
RS:
"Obrigado por me dizer qual é a posição oficial da campanha Bush sobre esse assunto."
EM:
"De nada."
Depois da eleição de Bush, a American Atheists escreveu a Bush pedindo-lhe que retratasse essa declaração. Em 21 de fevereiro de 1989, C. Boyden Gray, conselheiro do presidente, respondeu em formulário da Casa Branca que Bush definitivamente sustentava sua declaração original e escreveu:
"Como você já sabe, o Presidente é um homem religioso que não apóia o ateísmo e não crê que o ateísmo deva ser desnecessariamente encorajado ou apoiado pelo governo."
Para maiores informações, contate o American Atheists Veterans no endereço da Cameron Road da American Atheist Press.