Autor Tópico: Família apela à Justiça para enterro judaico  (Lida 1460 vezes)

Offline O ENCOSTO

• Nível 09
  • *
    • O ENCOSTO HOME PAGE
Família apela à Justiça para enterro judaico
« Online: 08 de Março de 2007, 07:53:28 »
Família apela à Justiça para enterro judaico

A requisição de um sepultamento conforme as tradições judaicas foi parar na Justiça, em Rio Grande, no sul do Estado.

A família de Bella Goldemberg, 77 anos, morta ontem em Porto Alegre, vítima de câncer, empenha-se em sepultá-la na parte judaica do cemitério da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande. Segundo a tradição judaica, o corpo deveria ser enterrado diretamente na terra, sem proteção no fundo da cova.

A administração do cemitério diz que o solo do município não pode receber o cadáver sem estar isolado por concreto e impermeabilizado, impedindo uma possível contaminação do lençol freático, conforme determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2003.

A família recorreu à Justiça. A juíza da 1ª Vara Cível de Rio Grande, Fabiane Mocellin, negou o pedido, afirmando que o interesse da coletividade deve prevalecer. O advogado da família, Luiz Francisco Barbosa, disse que entrará hoje com recurso para tentar garantir o enterro.

http://zh.clicrbs.com.br
http://oencosto.rv.cnt.br
Onde houver fé, levarei a dúvida.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Família apela à Justiça para enterro judaico
« Resposta #1 Online: 08 de Março de 2007, 12:03:21 »
E enquanto isso o corpo vai apodrecendo.... :hihi:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Março de 2007, 12:18:11 »
Existe risco de contaminar o lencol freatico? Entao eles tem o direito de esquecer esse papo de ser direto na terra.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Março de 2007, 14:30:35 »
lamentável, o império do indefinido sobre o definido, do coletivo sobre o individual, da acefalia sobre a vontade. e a liberdade religiosa, fica onde?

um só corpo não faria nem cosquinhas em lençol freático algum. é uma exigência que, imagino, só judeus façam. e, como sabemos, o número de judeus é muito reduzido, de modo que mesmo que morram muitos, dificilmente se pode pensar em contaminação.

o paralelo com a antígona de sófocles parece óbvio.

tens o link pra notícia, encosto?
« Última modificação: 08 de Março de 2007, 14:33:48 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 08 de Março de 2007, 20:49:52 »
Será que não faz diferença mesmo? De repente o lençol freático não é tão longe do local e por isso eles estão usando esse esquema de sepultar somente com impermeabilização.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Março de 2007, 21:01:14 »
duvido que seja tão raso pra ser afetado.
olha, dentro de todos os rituais religiosos, os funerários talvez sejam os mais ou uns dos mais importantes. não é só uma questão de respeito religioso mas também de respeito humano.

mas vai ver poderiam ter bolado uma solução alternativa, como enterrar em outra cidade ou outro cemitério.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Março de 2007, 22:52:24 »
Bruno, poderiam, mas ai e com a familia propor. As autoridades tem o dever de fazer o que se fez e so.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 08 de Março de 2007, 22:53:18 »
Respeito humano?  Não vejo como enterrar direto no solo seja mais respeitoso do que enterrar em concreto ou cremar.

Para falar a verdade, não entendo por que tanta preocupação com cadáveres.  Quando eu morrer podem me dar de comer aos cães sarnentos que dá no mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Março de 2007, 22:56:18 »
Concordo com o Dantas. Depois que eu morrer faz o que quiser com meu cadaver que to nem ai. Se quiser tirar todos os orgaos e depois dar de presente para abutres e hienas, nao serei eu que vou reclamar (pelo pequeno detalhe de estar morto).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 09 de Março de 2007, 00:03:42 »
Respeito humano?  Não vejo como enterrar direto no solo seja mais respeitoso do que enterrar em concreto ou cremar.

Para falar a verdade, não entendo por que tanta preocupação com cadáveres.  Quando eu morrer podem me dar de comer aos cães sarnentos que dá no mesmo.
Exato. Aliás, porque não dão os cadáveres para os animais, já que algumas espécies estão com falta de alimentos?
É menos digno que ser comido por vermes?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Março de 2007, 00:07:56 »

você é ateu, dantas. não acredita realmente que, se não for enterrado, teu corpo não faz a travessia para o outro mundo. não sei qual é o caso dos judeus, mas deve ser parecido. mesmo que o ritual seja somente vestigial… imagine que dá a louca no congresso e resolve-se proibir que se enterre gente nos caixões. dali pra frente, os corpos serão reciclados. um minuto do lamento de todos que fossem obrigados a dar este tratamento aos seus entes idos já deveria bastar para nos insurgimos contra tão perversa lei.
já é ruim o suficiente perder um ente querido.

se vocês não ligam para ritos funerários, não significa que os outros não liguem também. e nem que não devam ligar.

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Março de 2007, 01:44:48 »
Estou com o Bruno, com certeza não há nada que possa impedir o ato. E Ale, normalmente os lençóis freáticos ficam a mais ou menos 5 metros de profundidade, com certeza não contaminaria não.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!