Autor Tópico: Será que um dia a Ciência nos dará a Imortalidade?  (Lida 1225 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Será que um dia a Ciência nos dará a Imortalidade?
« Online: 09 de Março de 2007, 14:44:36 »
Olá amigos,

Sei que esse tema já foi muito discutido, mas eu acho sempre válido colher novas opiniões. Será que um dia, seja daqui 1000 ou 10000 anos, a ciência nos dará a Imortalidade? Ou será que a morte vai ser sempre o terrível Algoz e destruidor de sonhos do mundo? Será ainda que não estamos esperando demais da Ciência? Enfim será que se esse dia chegar estaremos preparados para viver uma longuíssima vida ou não valerá a pena viver tanto tempo assim? Enfim se há alguma coisa que tem chance de nos dar uma relativa imortalidade essa coisa é a ciência e não a religião. Mas o que os colegas pensam a respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Será que um dia a Ciência nos dará a Imortalidade?
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2007, 15:32:14 »
Olá amigos,

Sei que esse tema já foi muito discutido, mas eu acho sempre válido colher novas opiniões. Será que um dia, seja daqui 1000 ou 10000 anos, a ciência nos dará a Imortalidade?

Não.

Ou será que a morte vai ser sempre o terrível Algoz e destruidor de sonhos do mundo?

Não será, aliás nunca foi. :)

Será ainda que não estamos esperando demais da Ciência?

Se esperamos imortalidade, estamos sim.

Enfim será que se esse dia chegar estaremos preparados para viver uma longuíssima vida ou não valerá a pena viver tanto tempo assim?

Estamos preparados para viver as vidas que temos?  Acho que esse é um pré-requisito antes de querer imortalidade.

Enfim se há alguma coisa que tem chance de nos dar uma relativa imortalidade essa coisa é a ciência e não a religião. Mas o que os colegas pensam a respeito?

Imortalidade é problema, não solução.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 09 de Março de 2007, 17:38:55 »
Espero que sim. Gostaria de viver por milhares de anos...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2007, 18:31:48 »
Que venha a singularidade. [/transhumanista]

Não sei dizer, mas implantes artificiais que aumentam bastante a vida provavelmente serão possíveis.
« Última modificação: 09 de Março de 2007, 18:36:55 por Worf »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 09 de Março de 2007, 19:28:21 »
O importante é que aumente a qualidade de vida, se isso também acarretar algum prolongamento, tudo bem, mas imortalidade seria um inferno.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2007, 23:07:16 »
Creio na vida eterna... amém. Será que não estamos esperando da ciência o mesmo tipo de milagre da religião? Aliás, uma das coisas que mais acho estranho é o Fantástico falar dos "milagres da ciência".
Pois então, não sabemos como vai ser a evolução daqui pra frente, mas muitos pensam que poderemos começar na nos tornar híbridos coms as máquinas, até chegarmos a nos tornar máquinas inteligentes ( vide as inteligências que construíram o monolito em 3001, de Arthur C. Clark ). Mas será que valeria a pena ser máquina e viver pra sempre, sem mulherada, futebol e cerveja?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2007, 23:59:41 »
Creio na vida eterna… amém. Será que não estamos esperando da ciência o mesmo tipo de milagre da religião? Aliás, uma das coisas que mais acho estranho é o Fantástico falar dos "milagres da ciência".
Pois então, não sabemos como vai ser a evolução daqui pra frente, mas muitos pensam que poderemos começar na nos tornar híbridos coms as máquinas, até chegarmos a nos tornar máquinas inteligentes ( vide as inteligências que construíram o monolito em 3001, de Arthur C. Clark ). Mas será que valeria a pena ser máquina e viver pra sempre, sem mulherada, futebol e cerveja?

Ser máquina não exclui isso, mas mesmo assim é melhor que não existir. E disso que você falou a única coisa de real valor é mulher mesmo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Março de 2007, 00:22:14 »
Acho eu que o objetivo da ciência é, dentre outros, dar uma vida longa e próspera, mas imortalidade, isso, só Deus. :D

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 10 de Março de 2007, 02:33:20 »
Será que não estamos esperando da ciência o mesmo tipo de milagre da religião?
Talvez, mas a ciência faz algo de verdade.

De todo caso, a superpopulação tende a aumentar. Acho que antes de vivermos para sempre, devemos permitir que as pessoas vivam o mínimo, o que já não ocorre hoje.

Offline Chaud

• Nível 01
  • *
  • "Quem pouco pensa, engana-se muito". - Da Vinci
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2007, 16:20:48 »
Bom, com certeza ainda existe muito o que caminhar até pensar em "imortalidade".

Uma imortalidade "total" eu acho impossível. Não acho que uma pessoa seria imune a acidentes, por exemplo. Ou também, acho que as doenças nunca terão uma taxa de mortalidade "nula" - se uma doença é completamente controlada, outra vai surgir, e assim por diante. E embora um nível tecnológico avançado prossivelmente terá métodos incompreensivelmente mais eficientes que hoje, pessoalmente acho que a imunidade total é apenas um sonho. Agora embora a "imortalidade" seja impossível, eu acho bem possível uma grande longevidade.

Talvez não viver "para sempre", mas quem sabe, viver mais de 200 anos? A expectativa de vida dos seres humanos sem dúvida aumentou bastante nos últimos séculos, mas isso é devido a melhora das condições de higiene, da alimentação e dos avanços na medicina. Mas isso não criou um aumento do "potencial" que existe no ser humano. O que essas coisas citadas fazem, é oferecer (ou ao menos tentar) as melhores condições possíveis para que uma pessoa viva o máximo que o seu corpo permite. Não é realmente "prolongar" a expectativa de vida "natural", digamos assim.

Com o avanço da genética, e talvez de outros campos, não duvido que seja possível aumentar o potencial inato - ou seja, aumentar a expectativa de vida em sua origem. Assim como existem diversas outras espécies de animais que vivem muito mais que um ser humano. Acho que é algo possível, mas não há como se afirmar com certeza. É apenas minha impressão. Mas eu concordo que antes de tudo isso, é necessário melhorar as condições de vida das pessoas que ainda não tiveram acesso ao básico! :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 12 de Março de 2007, 16:34:26 »
Bem-vindo, Chaud.  Gostei do avatar.  Não quer se apresentar?  Há um tópico para isso em "Papo-furado".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2007, 18:49:13 »
Se isso supostamente acontecesse ( o que acho improvável ), onde é que enfiaríamos todo mundo ?

A essência da vida é a reciclagem. É preciso que seres morram para que outros seres possam nascer e viver.

Nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2007, 11:08:42 »
Sei lá, eu acho isso ridiculo, é um egoismo absurdo e alguem que compreenda a natureza da vida não iria buscar isso jamais. Nossa sociedade e nossa cultura prendem seus individuos em valores materiais e ideais que jamais serão alcançados, nós estamos sempre desejando, e nunca estamos satisfeitos, quando conseguimos algo, sempre vamos desejar outro. É por isso que desejamos ser imortais? Pra continuar desejando e sendo infelizes por nunca estarmos satisfeitos com oq a vida nos proporciona?

Pensando na vida e na natureza, eu percebo que não existe muita diferença entre mim e o outro. Nós somos oq experimentamos e como agimos diante da experiência, e estamos em constante transformação, assim como tudo que existe. Nós fazemos parte desse todo, e SOMOS esse todo. Somos uma manifestação consciente da natureza.

Eu só posso me classificar como um Eu diferente do todo, porque minha consciência está presa nesse corpo, e minhas memorias e experiencias anteriores me influênciam a agir no presente, mas eu não sou só isso, Eu sou minha consciência e muito mais, mas isso é tão dificil de perceber … talvez por causa desse apego irresistivel ao mundo material. Mas eu acho que a Consciência sempre vai existir, ela é imortal, seja nos humanos do planeta Terra, ou em algum outro lugar do universo, seja no meu corpo, ou no de outra pessoa. Então será que vale a pena ser imortal e ficar confinado em um mesmo corpo e mente para sempre? Ou "renascer" como uma folha limpa para desfrutar de outras formas de experimentar a realidade?
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 11:29:09 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2007, 17:06:38 »
(...) nós estamos sempre desejando, e nunca estamos satisfeitos, quando conseguimos algo, sempre vamos desejar outro. É por isso que desejamos ser imortais? Pra continuar desejando e sendo infelizes por nunca estarmos satisfeitos com oq a vida nos proporciona?

Mas não somos infelizes por não satisfazer tudo que desejamos, nós somos felizes exatamente por isso. Podemos ser infelizes por desejar as coisas erradas, mas nunca por não nos satisfazermos plenamente.

Desejar é uma das nossas grandes felicidades. Ter metas e buscar alcançá-las é um dos nossos maiores prazeres. Sem desejos e plenamente satisfeitos definharíamos, porque a satisfação tem que passar para que novos desejos nasçam nos impulsionando para frente.

Sobre a pergunta do tópico - eu acredito que a Ciência seja capaz de desenvolver, talvez, um combinado de substâncias que possa desacelerar o envelhecimento do organismo - extinguindo a mortalidade por envelhecimento - mas não levar a imortalidade, pois a vida evolui e com ela as doenças e todos os acidentes de percurso.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2007, 17:29:45 »
(…) nós estamos sempre desejando, e nunca estamos satisfeitos, quando conseguimos algo, sempre vamos desejar outro. É por isso que desejamos ser imortais? Pra continuar desejando e sendo infelizes por nunca estarmos satisfeitos com oq a vida nos proporciona?

Mas não somos infelizes por não satisfazer tudo que desejamos, nós somos felizes exatamente por isso. Podemos ser infelizes por desejar as coisas erradas, mas nunca por não nos satisfazermos plenamente.

Desejar é uma das nossas grandes felicidades. Ter metas e buscar alcançá-las é um dos nossos maiores prazeres. Sem desejos e plenamente satisfeitos definharíamos, porque a satisfação tem que passar para que novos desejos nasçam nos impulsionando para frente.

Realmente buscar se aprimorar, ter metas e conseguir alcança-las é muito bom. Porem nem todos os desejos podem ser realizados, e nem todas as coisas acontecem como nós queremos. Nós temos que alcançar nossos objetivos sem desejar absolutamente nada.

Você pode perceber que quando uma pessoa se apega demais aos desejos, principalmente materiais, ela nunca vai estar satisfeita, vai querer sempre mais, e mais … Nós temos que SIM buscar atingir nossos ideais e sonhar, mas também não nos apegarmos demais a eles, que é o que acontece muito na nossa sociedade, que busca nos valores materiais os seus ideais, esquecendo de Viver realmente.

A verdadeira felicidade vem de dentro, e eu acredito, que quanto mais desapegados desse mundo nós estamos, mais felizes e em paz ficamos.
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 17:35:10 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 14 de Março de 2007, 17:50:10 »
Realmente buscar se aprimorar, ter metas e conseguir alcança-las é muito bom. Porem nem todos os desejos podem ser realizados, e nem todas as coisas acontecem como nós queremos. Nós temos que alcançar nossos objetivos sem desejar absolutamente nada.

Você pode perceber que quando uma pessoa se apega demais aos desejos, principalmente materiais, ela nunca vai estar satisfeita, vai querer sempre mais, e mais … Nós temos que SIM buscar atingir nossos ideais e sonhar, mas também não nos apegarmos demais a eles, que é o que acontece muito na nossa sociedade, que busca nos valores materiais os seus ideais, esquecendo de Viver realmente.

A verdadeira felicidade vem de dentro, e eu acredito, que quanto mais desapegados desse mundo nós estamos, mais felizes e em paz ficamos.

Concordo!  :)

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 15 de Março de 2007, 04:31:07 »
Estou contigo Luz. :lol: :ok:

blue pill

• Visitante
« Resposta #17 Online: 15 de Março de 2007, 21:15:24 »
Acho não só possivel como BEM provável que aconteca, daqui alguns anos, se a humanidade durar mais alguns mil anos, termos uma tecnologia tão grande de manipulação de micro-partículas, que seria possivel tornar o funcionamento do complexo-cerebro totalmente perfeito, de forma que não "estrague" os tecidos (oxidação, e outras coisas que envelhecem os tecidos, que não sei exatamente).
Faço um paralelo com plantas, talvez daqui algum tempo consigamos fazer plantas trabalharem perfeitamente num ambiente regulado, e dai pra um corpo humano é dois palitos...
A tecnologia evolui bizarramente, derrepente ficamos encalhados num ponto, e com uma sutil diferença de conceitos abrimos um leque de possibilidades... Da mecanica newtoniana pra mecanica de Einstein, o pulo foi de explosões de polvora pra explosões atômicas.........

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Março de 2007, 20:06:20 »
Eternamente não, pois se o universo não é eterno como poderíamos nós sermos. Mesmo que consigam preservar nossos corpos ou transferir nossas consciências e lembranças de corpo, esse ciclo se acabaria quando acabasse o universo ou universos. Nada é eterno.

E mesmo que a eternidade fosse possível quem agüentaria viver para sempre?  :enjoo:

Eu estou muito bem com os 70 anos de expectativa de vida que temos. Se tivéssemos mais ou menos eu estaria satisfeito da mesma forma. Quero que minha vida siga o rumo que tiver que seguir, do meu nascimento a minha morte, o importante é o que vivo nesse transcurso e não o tempo de duração dele.  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!