Autor Tópico: Por que no Brasil todas as religiões crescem e se multiplicam?  (Lida 2478 vezes)

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
Por que no Brasil todas as religiões crescem e se multiplicam?
« Online: 09 de Março de 2007, 21:50:22 »
 :?:O Brasil é o maior pais católico do mundo. Agora saiu nova pesquisa do IBGE onde somos também o maior pais evangélico. O espiritismo foi inventado na França e o Brasil é o único pais do planeta onde o espiritismo é levado a sério. Os americanos inventaram os testemunhas de jeová e os mórmons. Aqui nós já estamos competindo com eles em número de adeptos. Alguém sabe dizer por que nós brasileiros somos tão chegado a uma religião? :ok:

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Re: Por que no Brasil todas as religiões crescem e se multiplicam?
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2007, 23:00:44 »
...e o Brasil é o único pais do planeta onde o espiritismo é levado a sério.

:histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:

Alguém sabe dizer por que nós brasileiros somos tão chegado a uma religião? :ok:

Eu acho o seguinte: brasileiro (infelizmente) é um povo em sua maioria sem cultura. Não tem hábito de ler, não conhece história, acha que física, química e matemática não servem pra nada (já me disseram isso) e adora uma tv, não se importa muito com outras atividades e tem baixa escolaridade. Esse tipo de gente é muito influenciável. Basta ver que essas igrejas evangélicas proliferam nos extratos mais pobres da população. E como essas pessoas adoram 'fazer menino', se multiplicam muito rapidamente, aumentando a população de 'crentes em potencial'. Não somos um país desenvolvido, muito pelo contrário. Temos uma maioria ignorante manipulada por uma elite minoritária. Pra finalizar, cabe aqui aquela frase de Seneca: "A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil"
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2007, 02:10:34 »
Quanto mais pobre mais religioso o povo é, e como a classe baixa é a maior responsável pela superpopulação, basta somar 2 + 2: superpopulação dos crentes.

Aliás, a religião ainda apóia a procriação dissimulada, então ficamos presos!
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 02:15:55 por Ilovefoxes »

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2007, 02:14:20 »
Simples:Porque as pessoas possuem, cada vez mais a habilidade de não duvidar daquilo que lhe é apresentado.
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 03:03:34 por Raphael »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2007, 02:58:07 »
Deve ser carência e problemas que levam o povo brasileiro a ser tão religioso assim. O número crescente de igrejas evangélicas é a maior prova disso, esses pastores prometem que os problemas das pessoas vão acabar, que elas vão mudar de vida (ou seja enriquecer), que o filho não vai mais ser drogado, que vai conseguir um emprego e etc.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2007, 03:58:52 »
Para mim é devido à mentalidade herdada do Império e jamais substituída pela cidadania plena.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2007, 04:02:57 »
Para mim é devido à mentalidade herdada do Império e jamais substituída pela cidadania plena.
E o que seria, pra você, uma cidadania plena?
Atualmente, faz-me rir né?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2007, 04:06:55 »
Sei não, pra mim os europeus é que deviam ser os mais religiosos, afinal eles passaram pelo dominio da igreja católica, foi lá que nasceu o Allan Kardec, foi de lá que veio a religião protestante.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2007, 04:09:52 »
Sei não, pra mim os europeus é que deviam ser os mais religiosos, afinal eles passaram pelo dominio da igreja católica, foi lá que nasceu o Allan Kardec, foi de lá que veio a religião protestante.

De momento, concordo contigo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Março de 2007, 04:23:41 »
Allan Kardec?  Falem sério.  Quem na Europa leva Kardec a sério?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2007, 04:28:51 »
Allan Kardec?  Falem sério.  Quem na Europa leva Kardec a sério?

Atualmente, pode ser que sim, mas quando ele inventou o Kardecismo, pode-se dizer que eles o aceitavam não. Ou você tem outra idéia pra que ele chegasse até as Américas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2007, 04:49:31 »
E o que seria, pra você, uma cidadania plena?
Atualmente, faz-me rir né?

Cidadania plena envolve, entre outras coisas, estar ciente e confortável diante da constatação de que nossos destinos e escolhas cabem a nós próprios e não a alguma liderança "excelsa".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2007, 04:50:17 »
Atualmente, pode ser que sim, mas quando ele inventou o Kardecismo, pode-se dizer que eles o aceitavam não.

O que uma coisa tem a ver com a outra?

Nós aceitamos o Inri Cristo?  Ou o Daime?

Kardec e o Espiritismo nunca foram mais do que curiosidades e modismos na Europa.  Influentes, talvez, mas modismos.

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2007, 04:51:45 »
Atualmente, pode ser que sim, mas quando ele inventou o Kardecismo, pode-se dizer que eles o aceitavam não. Ou você tem outra idéia pra que ele chegasse até as Américas?

Nós aceitamos o Inri Cristo?

Eu não, mas tem gente que aceita ué. Fazer o que?
A mesma coisa ocorre com a maioria das religiões, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 18 de Março de 2007, 04:53:22 »
Esse é o ponto; a sociedade brasileira tem o vício cultural de aceitar sem questionar.

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 18 de Março de 2007, 05:23:56 »
Esse é o ponto; a sociedade brasileira tem o vício cultural de aceitar sem questionar.

Acredito que há mais coisas além disso Dantas. Acredito que pessoas crentes duvidam de suas crenças, mas só que são tão condicionadas a crer(pois se sentem bem) que não conseguem ver motivos em suas vidas sem acreditar em nada.

Questionamento sempre existe, o problema é coloca-lo realmente em prática e não ficar só na teoria.

E quando você fala sociedade, você está por se referir a um montante de aproximadamente 170 milhões de pessoas, acho que tem que ser mais específico não?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 18 de Março de 2007, 11:03:59 »
Não que eles não questionem, é que eles tem muita necessidade de acreditar. O brasileiro sempre absorve qualquer cultura ou crença alheia. Alguns podem dizer que é pela pobreza, mas eu diria que é por costume mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 18 de Março de 2007, 11:18:21 »
Não que eles não questionem, é que eles tem muita necessidade de acreditar.

Por isso falo em vício.

O brasileiro sempre absorve qualquer cultura ou crença alheia. Alguns podem dizer que é pela pobreza, mas eu diria que é por costume mesmo.

Essa afirmação é comum, mas também grandemente exagerada.  Na minha opinião não bate com os fatos nem de longe; nunca absorvemos realmente por exemplo as línguas dos países vizinhos, apesar de haver tantos benefícios em tentar. 

E crenças?  Será que o brasileiro tem habilidade ou mesmo hábito de assimilar crenças alheias?  Mais uma vez acho duvidoso - algumas coisas viram moda, mas nada que justifique essa sua afirmação.

O mundo hoje em dia é pequeno, e em um país tão grande é natural que muitas novidades acabem encontrando alguma guarita.  Mas não vejo isso acontecer dessa forma dramática que você propõe.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #18 Online: 18 de Março de 2007, 18:12:49 »
Simples. Pelo mesmo motivo que algumas franquias se multiplicam. Igreja é um comércio como outro qualquer. O Brasil é um mercado fértil pelo excesso de pessoas incultas e desinformadas, que necessitam desesperadamente acreditar em algo para aceitar suas limitações materiais, aliado a um sistema legal permissivo que "fecha os olhos" diante de estelionatários como o Edir de Macedo, o casal Hernandes, o Paiva Neto, e por aí vai...

Enquanto tivermos consumidores ávidos por creendices, sempre haverão de existir novas igrejas, cultos e seitas... :hmph:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 18 de Março de 2007, 22:20:53 »
Essa afirmação é comum, mas também grandemente exagerada.  Na minha opinião não bate com os fatos nem de longe; nunca absorvemos realmente por exemplo as línguas dos países vizinhos, apesar de haver tantos benefícios em tentar.
Minha irmã não diz mais "professor de inglês" e sim "English teacher". Como chamo isso senão absorção de língua extrangeira?
E crenças?  Será que o brasileiro tem habilidade ou mesmo hábito de assimilar crenças alheias?  Mais uma vez acho duvidoso - algumas coisas viram moda, mas nada que justifique essa sua afirmação.
Bom, seria uma afirmação contrária a uma afirmativa contida no título do tópico. Então questiona que as religiões crescem e se multiplicam no Brasil?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 18 de Março de 2007, 22:26:19 »
Minha irmã não diz mais "professor de inglês" e sim "English teacher". Como chamo isso senão absorção de língua estrangeira?

O Inglês é um caso especial, pois muito da tecnologia e cultura que o Brasil deseja incorporar para ser competitivo e integrado no mundo atual está ligado a essa língua.

Então questiona que as religiões crescem e se multiplicam no Brasil?

Sim, questiono.  O brasileiro é até bem pobre no que se refere à variedade de crenças.  Até Paulo Coelho jura que é católico.  Antes de 2001 praticamente não sabíamos que existiam muçulmanos brasileiros.  E por aí vai.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!