Quando evocamos uma memória, correntes elétricas e sinais químicos disparam por todo o cérebro, e a nossa consciência "visualiza" o que procura. Talvez por isso chame de holográfico, apesar de eu considerar que seria apenas uma metáfora, um modo de explicar o inexplicável.
Sim, as obras de arte como as pinturas são apenas tinta sobre parede ou tecido. Pelo próprio 2 princípio da Termodinâmica ( hehehe, cuidado religiosos ), este sistema vai em direção ao caos. Pode demorar 50, 1000 ou 1.000.000 de anos, mas vai desaparecer. Nada é imutável.
Por exemplo, uma das pinturas mais famosas do mundo é a última ceia de Da Vinci, mas o que resta da pintura original são pequenas manchas, pequenas mesmo. O artista empregou um método revolucionário ( e completamente errado ) na confecção da obra, e em 50 anos já estava descascando inteira. Além disso foi feito num refeitório, onde pessoas jogavam comida das paredes em guerra de comida. hehehe. Então, o que nos chegou é o resultado do trabalho de restauradores, uns bons outros horríveis.
Talvez o que o filósofo quis dizer é que vivemos num mundo real, mas ele é uma interpretação do nosso cérebro. Talvez tenhamos aprendido a ver o mundo assim, mas não quero me aprofundar nisso, porque podem vir místicos, charlatões e religiosos dizendo que se aprendermos a "ver" diferente podemos nos comunicar com os espíritos. Bom, se aprendermos a ver diferente, podemos no máximo enxergar em ultravioleta. hehehehe.