Autor Tópico: A figura do Papa é condizente com o mundo moderno?  (Lida 1025 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A figura do Papa é condizente com o mundo moderno?
« Online: 14 de Março de 2007, 14:59:41 »
Creio que a resposta para essa pergunta seria um sonoro "Não'!
Mas além de simplesmente criticar por criticar cabe uma análise da figura histórica desse personagem. Por séculos os Papas mandavam e desmandavam na cristandade e não raras vezes cometiam as maiores atrocidades. Isso por si só já invalidaria essa figura, pois não tem autoridade moral nenhuma para baixas ordens e contra ordens para os fiéis. Mas observando na atualidade o que o Papa Bento XVI prega: Continuação do Celibato, o que é uma anomalia biologica e social, discriminação dos divorciados, não permitindo que participem de certos ritos da igreja, proibição total ao uso da camisinha, o que impulsiona grandemente a propagação do HIV pelo mundo. Enfim são muitas coisas que pesam na figura do Papa como autoridade moral, mas ao meu ver a maior delas é a desonestidade intectual dos fiéis católicos: Não deveria haver ninguém ditando o que é certo e o que é errado de se fazer, no máximo uma orientação cuidadosa e democrática. Além de acreditarem num papaizão do céu, precisam de um paizinho da terra para dizer o que é certo ou não? Cada qual reuna as informações pertinentes e tire suas próprias conclusões baseadas no bom senso e na lógica!

Obs. Minha análise foi feita de forma mais impessoal possível, trata-se de uma crítica e não de uma agressão aos católicos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A figura do Papa é condizente com o mundo moderno?
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2007, 17:43:36 »
Por muito tempo o Papa era apenas o Patriarca de Roma, assim como há Patriarcas nacionais para a Grécia, a Rússia e outras nações em que o Cristianismo Ortodoxo (do qual o Catolicismo Romano fazia parte até o século XI) é forte.

Não tenho certeza, mas suspeito que o Catolicismo estaria melhor hoje se o Papa continuasse sendo apenas mais um Patriarca entre vários; ajudaria a lhe dar motivação para não viajar muito na maionese.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2007, 17:51:49 »

Na minha visão, a figura do Papa é uma relíquia viva.  ::)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2007, 19:55:44 »
Católicos inteligentes (existe?!) não são bobos a ponto de obedecer 'papai da terra' e não usar preservativos. Um amigo meu é crente em gezuis até debaixo d'água, mas não abre mão dos prazeres da vida. Não passa um fim-de-semana sem 'dar uma', ou com a namorada ou com as outras. Nem pisa em igreja.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2007, 20:22:24 »
É preciso entender que se trata de uma religião que se baseia na palavra revelada. A Igreja não deve (ou não deveria) ter preocupação alguma com qualquer idéia provinda de qualquer coisa secular, como críticas à moralidade cristã, preocupação com o HIV, assim por diante.

Ela se intitula "representante da palavra de Deus na terra", palavra essa que foi revelada através de meios milagrosos. Pouco importa a temporalidade, ela trata do transcendente.

Claro, pessoas com bom-senso como nós esperam uma mudança de postura, pois sabemos que isso traria efeitos favoráveis. Só que, infelizmente, esperar da Igreja alguma mudança é querer demais. É mais fácil conversar com os fiéis, modificando os costumes de baixo para cima. A Igreja tem muito a perder (como instituição, talvez como representante de Deus, se Ele existir) e por isso não mudaria facilmente, mas os fiéis (alguns) ainda possuem cérebros.
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 20:37:18 por Worf »

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2007, 23:04:31 »
Ela se intitula "representante da palavra de Deus na terra", palavra essa que foi revelada através de meios milagrosos.

Eu diria que foi imposta a ferro e fogo.

Eles foram maquiavélicos, em alusão à famosa frase de Maquiavel, "os fins justificam os meios". Impuseram ao ocidente essa doutrina doentia (nós já nascemos pecadores, devemos passar a vida buscando a 'salvação'), perseguiram, torturaram e exterminaram quem foi contra ou se negou a curvar-se diante deles e hoje pousam de bonzinhos, detentores do monopólio das virtudes morais  :nojo: .
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2007, 23:12:46 »
Só que não dá pra simplesmente matá-los. :D
A batalha, hoje, é no campo das idéias. Felizmente.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2007, 04:00:28 »
Não, não é. Assim como pastores. Mas esse tipo de figura existe.

Os "vilões" como homossexuais e camisinha que a Igreja põe é só para manter os fiéis unidos, sem um inimigo para combater eles não tem tanta confiança em seu grupo.
« Última modificação: 15 de Março de 2007, 11:47:25 por Ilovefoxes »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2007, 07:16:46 »
O que exatamente significa ser condizente com o mundo moderno?  Pode-se argumentar que se existem e não mostram sinais de estar em extinção, então por definição são condizentes, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2007, 15:55:04 »
Interessante que o Vaticano seja a ultima ditadura na Europa, e consequentemente o Papa um fiél ditador. Ratzinger era o "administrador" da Congregação para a Doutrina da Fé, (forma como o Tribunal da Santa Inquisição passa a ser chamado a partir de 1908). Tomando este ponto de partida, certamente que este Papa veja com maus olhos os infiéis. Só tem de comer e calar. Os "problemas católicos" já não se resolvem com churrascos.

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Março de 2007, 18:41:08 »
 :ok:O que precisamos entender é que quando fazemos parte de um grupo, estamos sujeitos às regras deste grupo. Ou seja, se você é crente adventista, terá que descansar aos sábados. Se é testemunha de jeová, não pode fazer transfusão de sangue...e assim por diante. De forma que acho muito engraçado os católicos ficarem esperneando quando a igreja católica reafirma suas normas. Ora, bolas, se não está satisfeito com as regras e os dógmas da religião que pratica, mude  então de religião ou não tenha religião. Eu por exemplo admiro os mórmons, pois eles são adeptos da bigamia. Hipocrisia é permanecer praticando uma religião não concordando com suas regras. Ai o Papa tem razão, tem que excomungar meeeeeeesmo. :hihi:

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #11 Online: 19 de Março de 2007, 01:26:51 »
Talvez os trechos abaixo ajudem a entender como pensa o Papa Bento 16:

"É totalmente ilícito exigir, defender ou conceder incondicionalmente a liberdade de pensamento, expressão ou culto, como se esta fosse um direito natural do homem" (Encíclica do Papa Leão XIII)

"Tolerar igualmente todas as religiões...é o mesmo que ateísmo" (Papa Leão XIII, "Immortale Dei")

"Desprezar uma autoridade legitimamente constituída, não importando quem a exerça, é rebelar-se contra a vontade de Deus" (Papa Leão XIII)

"Não é lícito ao Estado nem aos indivíduos ignorar as obrigações religiosas ou tratar como iguais as demais religiões" (Papa Leão XIII, "A constituição cristã dos Estados", 1885)

"Devemos estar sempre dispostos a acreditar em que o que nos parece branco é na verdade preto se a hierarquia da Igreja assim o decidir" (Inácio de Loiola, fundador da Sociedade de Jesus (Jesuítas), "Exercitia spiritualia", 1541)

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Março de 2007, 01:28:10 »
A simplesmente responder a pergunta do tópico.

Não.

O fato dele não aprovar a camisinha já o faz um antiquado e nada moderno.

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 20 de Março de 2007, 08:00:40 »
Li uma entrevista MUITO BOA no estadão de domingo. Segue o link.

http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2007/03/18/ali-1.93.19.20070318.8.1.xml

Quando se cisma com camisinha, o assunto esgota. E tem TANTA COISA pra dizer sobre esse papa....?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!