Autor Tópico: É possível ficar rico inventando algo?  (Lida 7775 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
É possível ficar rico inventando algo?
« Online: 16 de Março de 2007, 14:56:07 »
Olá pessoal,

Não sei se já comentei aqui, mas um dos meus objetivos na vida é tornar-me uma pessoa rica! Fiquei pesquisando Franquias, Mercado de Ações, Empreendedorismo, Mercado Financeiro etc. Mas cheguei a conclusõa de que a forma mais rápida e "fácil" de ficar rico é inventado algo legal e útil para a sociedade! Tenho uma teoria, minha, de riqueza: Você ganha ou recebe(Dinheiro ou Outra Compensação Financeira) proporcional ao ganho ou bem estar que você proporciona para a sociedade/consumidor. Vejo isso na invenção da máquina de xerox, quando os Sr. Chester ganhou milhões com sua idéia, o mesmo com Henry Nestlé com sua invenção da farinha láctea, com Thomas Edison com a lâmpada e outras coisas e por ai vai. Tenho oito projetos de máquinas que idealizei, algumas são tão ousadas que se comentasse aqui iria parecer ficção cientifica. Mas apesar de tudo fico pensando: Será que vai dar certo? Será que não sou muito sonhador? Ou deve ir de cabeça e mergulhar minhas economias nesses projetos de altíssimo risco? Minha avó diria que era melhor colacar as economias de baixo do colchão...rsrsrs  Mas eu sei que para se conseguir um bom dinheiro tem que se ariscar proporcionamente mais, aí é que tive minha idéia. Como não sou bobo vou colocar parte das economias num plano de previdência, se no fim tudo der errado, pelo menos eu estarei bem aposentado...rsrsrs
É isso aí colegas, essa é minha estória, o que os amigos acham será que estou indo pelo caminho da fortuna? Ou não? Será que, como dizem por aí, o sucesso é filho da OUSADIA?

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Re: É possível ficar rico inventando algo?
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2007, 15:08:13 »
Esqueci de dizer:

Meu objetivo ao escrever esse tópico é obter informação útil, de maneira nehuma quero dizer que sou melhor ou mais ou mais aquilo que ninguém. Por favor não pensei isso de mim, prezo pela modestia e respeito as qualidades alheias!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #2 Online: 16 de Março de 2007, 17:32:31 »
Não sei se já comentei aqui, mas um dos meus objetivos na vida é tornar-me uma pessoa rica!

Particularmente não creio que este seja um bom objetivo, com todo respeito. Eu não vejo o dinheiro como um fim, mas como consequência de uma boa idéia ou de um projeto de vida bem executado.  :ok:

De qualquer maneira, acho que o fato de você provavelmente estar usando neste minuto a invenção do homem mais rico do mundo responde a pergunta do título...

Agora eu te faço mais duas, Arquimedes :

Poderia contar por cima alguns dos seu projetos ousados ? Talvez assim você possa ter algumas opiniões a respeito da viabilidade deles... :idea:

E só de curiosidade...por que abriu este tópico na seção "História e Filosofia" ?  :confuso:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Março de 2007, 17:48:05 »
Olá Fred,

Bem eu postei nesse tópico porque foi o que mais se aproximou da minha proposta.

Quanto a sua outra pergunta, eu não posso dar detalhes de como funcionam os inventos, por causa da lei das patentes, mas vou dar o nome e para que serve.

Sistema de flutuação mecânica

Impulsionador - Conversor de energia de rotação(Momento Angular) em Movimento(Momento Linear)

Cronoscópio ou Sistema de Visualização Interligado no Tempo - É isso aí, um sistema de visualização de eventos no tempo para o passado e talvez para o futuro. Difícil vai ser patentear isso!

Sei que estou num forum de céticos, mas digo que tenho fortes evidências de que o principio da causalidade pode ser quebrado(Acredite quem quiser!)]

Telescópio de Imagem para visualização de galáxias distantes em grande definição

Por enquanto é só....

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Março de 2007, 18:18:49 »

Eu acredito no sucesso da inveção de coisas.

Nesse palco consumista, talvez algo bem supérfluo, interessante e de vida curta fosse o caminho. Aquelas coisas que ninguém precisa, mas todo mundo deseja, com preço acessível para desmotivar a falsificação e ser consumido pela maior parcela da população.

Mas eu apostaria mais no sucesso das boas idéias. Por isso, concordo com o Fred - investiria mais nos meios que nos fins. Além de ser um investimento seguro.

Projetos imediatos envolvem riscos e investimentos sem garantias de retorno, mas quando funcionam, são também os que mais se destacam.

O que acho prudente ressaltar é que é impressindível você reconhecer antes o seu próprio perfil para definir qual o melhor investimento, se claro, já não o tiver feito.  ::)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2007, 19:55:20 »
Bem, amigos,

O que posso dizer? Concordo que o objetivo da riqueza por si só não é lá um objetivo muito nobre. Mas além do dinheiro gostaria de fazer algo que registra-se minha pequena estada neste mundo, algo que fosse nobre, grande, louvável. Não sou megalomaníaco, mas gostaria de entrar para a História!
Permitam-me contar um pouco da minha vida: Vivi por dez longos anos numa favela de São Paulo, lá vi de tudo, gente sendo morta, outros usando drogas. Não me desanimei e com a grandeeeee idade de 12 anos decidi que deveria ter um imóvel próprio. Fui prestar vestibular da Fuvest e da Unicamp, meus "amigos" duvidavam que conseguisse passar, mas para surpresa de todos, sem cursinho, estudando em escola pública a noite e usando livros usados consegui passar para Engenharia Elétrica. Fiquei cerca de um ano na USP, mas não gostei do curso e resolvi tentar outra coisa. Fui trabalhar com McEscarvo no McDonald's! Depois prestei concurso e passei no Judiciário Federal, minha vida material começou a mudar. Com 22 anos comprei minha casa e depois a reformei, finalmente sai da favela. Depois me casei e comprei meu carro próprio. Hoje sou uma pessoa de 30 anos de classe média que se considera razoávelmente bem sucedido! Aí eu pensei por que parar por aqui? Vou tentar chegar ao máximo que eu conseguir, então estabeleci para mim a meta de ser um homem rico! Agora, quero riqueza para meu conforto e dos meus familiares, mas gostaria também de ajudar as pessoas menos favorecidas com projetos educacionais. Gostaria de fundar uma escola com metodologia própria de ensino e que fosse referencia em sua área, para isso eu tenho que ser rico, um mecenas moderno! Tenho muitos defeitos, mas uma de minhas principais qualidades é a criatividade, sou uma pessoa muito criativa! E foi essa criatividade, aliada ao meu conhecimento de física, eletrônica e um pouco de mecânica que permitiu-me ter esses projetos. Creio que se derem certo não só eu serei beneficiado, mas a sociedade com um todo.
Bem, é isso, vivo e continuo vivendo na esperança de que o amanhã será melhor do que hoje, não só pra mim, mas para todos, inclusive para os colegas do forum.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #6 Online: 16 de Março de 2007, 20:19:53 »
Antes de mais nada, quero te dar os parabéns pelas conquistas que você auferiu na sua vida, mesmo diante de tantas dificulades !  :ok:

Quanto aos seu inventos...hummm....realmente você talvez esteja sendo um "pouquinho" ambicioso. Não sou da área de exatas, mas pelo pouco que entendi, o tal do Cronoscópio é algo que subverteria nossos conceitos de tempo/espaço... :stunned:

Prefiro nem entrar no mérito disso para não te desestimular, mas sou um tanto cético referente a isto. A palavra "acreditar" não é das mais usadas por nós aqui no CC, mas nem por isso deixarei de te desejar boa sorte !!

Quem sabe um dia você não ganha um Nobel com a tua invenção e me manda uma foto autografada do futuro ?  :1o:

Abraço e parabéns mais uma vez ! Nunca desista dos seus sonhos ! :dedos:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Março de 2007, 20:35:18 »
Obrigado pela FORÇA, que me deste Fred!

Quanto ao Cronoscópio, eu não sou tão pretensioso de dizer com certeza absoluta que ele funciona. Claro que não, ele pode ser um baita fracasso :susto:
Mas sou um ótimista, só não te explico melhor com funcionaria porque outras pessoas com certeza iriam copiar a idéia. Mas eu me preocupo mais se ele funcionar do que se não funcionar, se ele funcionar "forças" muito poderosas irão querer controlá-lo e sinceramente não sei se isso é o melhor para a sociedade, na verdade pode não ser melhor nem pra mim!

Agradeço novamente pelo apoio!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 16 de Março de 2007, 20:52:38 »
Antes de tudo: patenteie. :D
Se der certo e alguém roubar seu projeto, você vai se odiar muito.
Se não der certo, não vai se odiar tanto assim.

Quando lançar esse seu "Cronoscópio ou Sistema de Visualização Interligado no Tempo", me mande uma amostra. :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 16 de Março de 2007, 21:08:47 »
Impulsionador - Conversor de energia de rotação(Momento Angular) em Movimento(Momento Linear)
Esqueça esse. Nao funciona. Viola a terceira lei de Newton. Pesquise sobre "Dean Drive".

Cronoscópio ou Sistema de Visualização Interligado no Tempo - É isso aí, um sistema de visualização de eventos no tempo para o passado e talvez para o futuro. Difícil vai ser patentear isso!
Nao, dificil vai ser encontrar um mecanismo para fazer isso. A transmissao de informaçao para o passado viola um dos princípios mais fundamentais
da natureza, que é a causalidade. Também implicaria a transmissao de informaçao mais rápido do que a luz, e nao se conhece nenhuma partícula
que tenha essa propriedade (seriam os chamados táquions). Temos bons motivos para acreditar que essa partícula nao exista. Esqueça esse também.

Sei que estou num forum de céticos, mas digo que tenho fortes evidências de que o principio da causalidade pode ser quebrado(Acredite quem quiser!)
Se você tem essa evidência, entao publique em uma revista científica. Garanto que se for confirmado isso pode lhe dar um prêmio Nobel de física,
o que significa cerca de 1 milhao de dólares no bolso pra você.

Telescópio de Imagem para visualização de galáxias distantes em grande definição

Por enquanto é só…
Isso já existe: sao os telescópios! :-)
Olha, as grandes invençoes nao aparecem do nada. Os inventores têm que estudar bastante, ralar muito, para conseguir produzir suas invencoes.
Se quiser ser um inventor, entao vá estudar química, ou física, ou engenharia, elétrica ou mecanica. Leia bastante, entre em contato com outros inventores, e
lembre-se que algumas das melhores invençoes sao justamente as mais simples (parafuso de Arquimedes, mouse, moinho de vento, etc.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 17 de Março de 2007, 00:59:58 »
Descubra um problema que muitas pessoas tenham e ofereça a solução.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Março de 2007, 18:57:23 »
Arquimedes, se eu fosse você ouviria os conselhos do Dr. Manhattan e do Nightmare, pararia de perder tempo com projetos mirabolantes e fantasiosos destinados ao fracasso e investiria tempo e energia em algo mais realista com alguma chance de dar certo.

Afinal, o mundo está cheio de exemplos de invenções simples e úteis que vieram ao encontro da necessidade dos consumidores e tornaram seus criadores ricos. Agora, exemplo de invenção bem sucedida indo contra os princípios mais fundamentais da física, não existe nenhum.
« Última modificação: 17 de Março de 2007, 19:42:11 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Março de 2007, 19:00:15 »
se forem úteis e viáveis as suas engenhocas, então vai ficar rico. hehe
mas veja, inventor não é quem se tranca e fica o dia inteiro criando geringonças. é só quem bola algo útil, algo que não precisa nem ser uma engenhoca. o cara do wal mart, esqueci o nome, bolou o código de barras. coisinha boba, né? deixou-o rico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #13 Online: 17 de Março de 2007, 19:22:41 »
É possivel, porque tudo é possivel.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 17 de Março de 2007, 19:54:23 »
Talvez nem sempre útil, somente que as pessoas achem que é útil (como a religião por exemplo).

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 17 de Março de 2007, 20:14:21 »
Conforme voce adquire conhecimento, experiência, visão sobre as coisas, naturalmente vai conseguir ver coisas que tem potencial pra ser uma invenção util.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Março de 2007, 20:54:13 »
Amigos,

Agradeço a todos pela participação no tópico e pelas sugestões. Ao Dr.Manhattan e ao Angelo Melo agradeço pela lucidez dos comentários, quem sabe eu não estou mesmo a ter idéias muito ousadas....rsrsrs       Ao Fred, Luz e os outros agradeço pelo apoio. Não desmerecendo os comentários dos colegas, já que presumo que todos são muito inteligentes e informados, uma das coisas que aprendi é que muitas vezes a solução de um problema aparentemente impossível esta na forma de visualizá-lo, por exemplo na questão do cronoscópio poderiam formar as seguintes proposições:

A relativa geral diz que é impossível obter informação do futuro, pois o sinal deve viajar mais rápido que a velocidade da luz! Isso é uma verdade, mas para se começar a chegar a solução que imaginei deve se pensar:

Como posso obter imagens do futuro sem que o sinal emitido seja mais rápido que a velocidade da luz? Foi a partir dessa idéia um tanto díficil que creio eu cheguei a uma (APARENTE!) solução para o problema!

Mas como alguns dizem: "Posso estar enganado!"

Finalizando: Obrigado amigos pelas sugestões e espero que todos sejam bem sucedidos em suas áreas e que a prosperidade abunde na vida de vocês! Afinal o Sol nasceu para todos, não é mesmo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 17 de Março de 2007, 22:49:22 »
Pra que ficar rico, afinal de contas? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Março de 2007, 22:50:27 »
pra poder fazer mais coisas desnecessárias, o pá.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Março de 2007, 22:55:44 »
Para contratar todas as "modelos" da playboy e da sexy para uma ultra-mega-hiper festinha particular?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 17 de Março de 2007, 23:11:19 »
Para contratar todas as "modelos" da playboy e da sexy para uma ultra-mega-hiper festinha particular?

Sei lá... não vejo tantas vantagens em ser rico...

Acho que é uma situação muito superestimada. Eu mesmo me ralo pra conseguir no fim das contas fazer o que eu quero e ganhar bem, mas não tenho pretensões de ficar rico...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

blue pill

• Visitante
« Resposta #21 Online: 17 de Março de 2007, 23:25:00 »
A vantagem de ser rico é poder fazer projetos caros, como conhecer o mundo, ter tempo sobrando pra ler livros, dar o mesmo pros filhos, conseguir uma femea gostosa, comer bem, viver bem em geral.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Março de 2007, 10:31:26 »
Quer ficar rico com uma invenção? Invente então algo de consumo das massas. O cara que inventou o micro-ondas não enriqueceu... já o cara que inventou o Tomagoshi (se lembra da febre que foi esta idiotice?), deve estar nadando em dinheiro... mas de nada adianta inventar algo que todos queiram ter (por mais idiota que seja o invento) se não tiveres condições de produzi-lo em larga escala, terias que "morrer" nas mãos de quem poderia produzir e se contentar com uma pequeníssima fatia dos lucros. O ideal seria pensar em manter o controle da produção/distribuição. Isto somente é possível se tiveres sua própria estrutura produtiva ou se conseguires terceirizar as etapas de produção... cada pequena empresa produziria apenas um pedaço do invento, você montaria e distribuiria.  :wink:

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 20 de Março de 2007, 02:42:18 »

Uma excelente pergunta. Vamos todos morrer e deixar isso por aqui. Não quero ficar rico, quero viver feliz o máximo possível.

Sobre o assunto do tópico. Sim, com certeza é possível ficar rico ao se inventar algo. O problema é em que país você vai querer ficar rico. Se for aqui no Brasil, esqueça.

Abraços.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2011, 15:09:21 »
Gostaria de saber o que aconteceu com as invenções do Arquimedes e se ele passa bem. Já se passaram 4 anos!
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 15:13:32 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!