Autor Tópico: Programa de Ceticismo na TV - funciona?  (Lida 574 vezes)

Offline Cyborg

• Nível 00
  • *
Programa de Ceticismo na TV - funciona?
« Online: 21 de Março de 2007, 03:56:30 »
Alô Pessoal. Vou direto ao assunto.

Um programa sobre ceticismo ou ciência ou argumentação ou debate ou algo do tipo nunca daria certo nem na TV nem no rádio. Não tem público suficiente, e sem audiência não se tem patrocinadores e sem isso não se tem uma mídia que queira ter esse tipo de programa em sua programação. Além disso, programas desse tipo são geralmente chatos, lentos, verborrágicos, apáticos ou simplesmente desinteressantes. Pode até existir um ou outro que tenha conseguido sucesso, mas é pelo motivo X ou Y e por isso não vale como exemplo.

No caso do Brasil a situação é pior. O programa que tentou ter debates é o SuperPop e o nível é baixíssimo (embora haja interesse do lado cético de participar e discutir). Certamente não funciona. Nem lembro de outros exemplos. Não dá e pronto. Mundus vult decipi, ergo decipiatur, como dizem.

Hmm.. muito legal, mas eu não acredito nisso. Acho que vale a pena tentar. Fazer um piloto pra uma emissora de TV ou estação de rádio, um programa novo e interessante e estimulante e inteligente mas sem ser agressivo. Ou não, um programa agressivo, pra provocar e chocar o público.

Não penso que um programa assim vá mudar o mundo nem o Brasil. Mas acho que seria muito desejável se conseguíssemos trabalhar num assunto com o qual nos identificamos muito e sobre o qual gostamos de discutir. Acho que podemos inventar um programa interessante e inteligente e que atraia audiência, por um motivo ou por outro. Nem que as pessoas assistam pra discordar e pra mandar cartas enfurecidas, ou para discutir com os outros no dia seguinte, ou para assistir e discordar de tudo e se achar superior.

Eu quero tentar. Já pensei em mil motivos pelos quais isso não vai funcionar. Eu fui o primeiro, antes de postar essa mensagem, a duvidar que isso funcione. Mas meu pai é um mala e tem grandes habilidades em convencer os outros, e eu comecei a achar que pode funcionar. Mesmo se não funcionar, não tem como saber sem tentar. E tentar não custa muito, aqui - só tempo, talvez. Queria saber se tem alguém aqui interessado em tentar fazer um piloto de um programa, rádio ou TV, com foco em ceticismo, ciência, argumentação, debate ou algo do tipo. Talvez algo como mythbusters, mas mais agressivo e voltado pra pseudociência. Talvez um programa de rádio que discutisse esses assuntos com os ouvintes que ligariam. Alguma idéia deve existir que ainda não tenha sido descoberta.

Devíamos juntar pessoas interessadas em fazer um programa e começar a ter mais idéias. Escrever alguma coisa e jogar essa idéia pra algumas emissoras. Umas vão recusar, mas talvez alguma queira falar conosco. Talvez adapte o programa aqui e ali, mas aceite. O que eu acho é que nós céticos temos muitas idéias legais, temos facilidade de discutir e expor idéias (claramente não nesse texto horrível pelo qual me comunico) e temos (alguns) ânimo e disposição pra discutir com tantos idiotas, e que tudo isso devia ser usado para algo mais produtivo, divertido e lucrativo. Podíamos tentar, não? Quem se interessa e tem tempo pra discutir idéias e depois potencialmente trabalhar nisso (se o flying spaghetti monster quiser) que por favor entre em contato comigo. Meu msn é melobyte arroba hotmail ponto com e eu estou online todo dia de tarde e de noite depois das 10. Voltarei aqui, claro, pra ler as respostas, mas realmente acho que fica melhor discutir isso ao vivo e de forma particular do que em turnos como aqui no fórum.

Raphael

• Visitante
Re: Programa de Ceticismo na TV - funciona?
« Resposta #1 Online: 21 de Março de 2007, 04:16:25 »
Olá Cyborg, primeiramente, bem-vindo ao fórum, se apresente lá no papo-furado, tem um tópico só pra isso.

Sobre o que você postou, vou comentar.

Não acredito que esta idéia seria boa, pelos mesmos motivos que você citou no início. Mas, a grande questão mesmo é o interesse em nossa mídia em querer citar algo que seja cético para o povo.

Se não me engano, o Brasil é o país mais católico do mundo, então, pra mim, fica quase impossível manter algo de cético quando a religião domina quase que todo o país.

Não acho que venhamos a discutir sobre turnos, assim como você disse. Apesar das respostas serem demoradas aqui no fórum, há uma resposta, o problema seria você debater com alguém que nem resposta te dá.

Abraços. :tchau:

Offline Cyborg

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Março de 2007, 04:25:52 »
Alô Raphael. Ainda vou me apresentar lá, pode deixar.

Entendo o que diz, mas não precisa ser especificamente cético. Eu me interesso por diversos assuntos que têm a ver com o ceticismo mas não o são, como debate, argumentação e ciência, como já citei. Talvez possamos nos direcionar para esses caminhos.

O Brasil é muito religioso como também é os EUA, mas lá eles têm o mythbusters, o bullshit e por aí vai. Aqui não temos nadinha. Deve ter algo que seja aceito pelo público aqui e que também nos seja interessante de produzir. Eu adoraria poder trabalhar mesmo com esse tipo de coisa, pois é algo que me agrada.

Por isso acho que se um tipo de programa não funciona aqui, pode haver outro parecido mas diferente o suficiente para funcionar. Estou bolando algumas idéias mas elas de nada adiantam se não houver ninguém interessado em levar adiante alguma delas comigo. Eu inicialmente pensei em rádio pelo público diferente, por não ter a apelação da TV e por não existir nem de longe algo parecido. Você acha que aqui no Brasil não dá certo um programa com foco em alguma dessas idéias?

Abraços

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Março de 2007, 04:39:33 »
Fala Cyborg. :ok:

Alô Raphael. Ainda vou me apresentar lá, pode deixar.

:ok:

Entendo o que diz, mas não precisa ser especificamente cético. Eu me interesso por diversos assuntos que têm a ver com o ceticismo mas não o são, como debate, argumentação e ciência, como já citei. Talvez possamos nos direcionar para esses caminhos.

Com certeza, apoio a idéia. Acho que a ciência em si já vem com o ceticismo, o que tras pra outros assuntos.

Você acha que aqui no Brasil não dá certo um programa com foco em alguma dessas idéias?

Creio que não. As pessoas são comodas, mas não custa nada tentar, apoio a idéia com certeza.

Abraços.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2007, 08:48:38 »
Cyborg,

E sou da opinião que a "agressividade" é descenessária e mesmo indesejável para o sucesso da idéia. Veja, por exemplo, como foi bem aceito o bloco no Fantástico "Poeira nas Estrelas".

Também acho desejável programas que apresentem o ceticismo ao público, mas de forma que seja assimilado e não enfiado goela abaixo. Isso não funciona, termina por ser criticado e ignorado pela grande massa.

Pessoas não gostam de ser confrontadas, elas preferem ser apresentadas as idéias. Isso funciona.

Bem, é minha opinião.  ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Março de 2007, 14:56:57 »
Cosmos foi uma mini-série que fez um sucesso estrondoso no final dos 70 e início dos 80...

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Março de 2007, 01:22:34 »
Cosmos foi uma mini-série que fez um sucesso estrondoso no final dos 70 e início dos 80…

Eu assisto as vezes Espaçonave Terra que passa na tv escola, muito bom.

Você conhece?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!