"Ok, entendo seu ponto, mas é bom lembrar também que o fato de uma caracterísitica ser universal e natural não implica que ela é
desejável ou moral: a guerra e o racismo são exemplos. Além disso, o que uma pessoa pensa de outra é irrelevante. O importante é a forma
de agir: não importa se um homem acha que mulheres são inferiores. O que importa é, por exemplo, se ele deixa de contratar um funcionário
apenas por este ser uma mulher. Para coibir a discriminação existem as leis. Para amenizar o preconceito existe a educação."
Olá Dr…descordo quando diz que não importa o que se pensa, no caso sobre a mulher…A grande maioria dos seres humanos pensa, para por em prática certos conceitos e funcionalidades…então as campanhas contra a discriminação de mulheres e raças ou opção sexual …vai por agua abaixo…Veja é um instinto natural ao ser humano colocar em prática o que sente… o que idealiza , aspira e entende como certo …sendo assim , se vc ou qualquer outra pessoa cultivar preconceitos em sua mente ( mesmo achando que não colanco-os em prática é suficienbte)sejam de quais natureza forem…será dificil , muito dificil erradicar essa praga dentre a humanidade…A educação ou a tolerancia não são capazes de segurar isso…o importante é nos despirmos não só das ações preconceituosas , mais como também das idéias, opiniões .e conceitos. A mentalidade do homem há de mudar a medida que ele perceba a relevancia do carater do ser humano fora sexo , raça , religiosidade ou a falta dela…a tolerência apesar de paliativa, é boa , mas usurpar pensamentos preconceituosos é sem igual !
Abraços fraternos.
Você tem razao, mas o fato é que, mesmo se a maioria das pessoas estiverem livres de preconceitos, ainda assim existirao pessoas preconceituosas.
Acredito que a única forma de eliminar preconceitos é educar uma nova geraçao livre de idéias preconceituosas, e mesmo assim nao podemos garantir
que nao existirao resquícios de preconceito. Por isso, e é isso o que eu quis dizer, o importante é garantir que as pessoas preconceituosas nao sejam
capazes de prejudicar os outros em funçao do seu preconceito.
Outra coisa: eu disse que
entendia o argumento do Quereu, mas nao que
concordava com ele. O fato é que simplesmente nao tenho
dados o suficiente para afirmar uma coisa ou a outra, e tenho a mania um tanto desagradável de evitar afirmaçoes enfáticas quando nao tenho
conhecimento o suficiente sobre um assunto. O que sei é que o machismo existe em grande parte das sociedades que conhecemos.
Mimi, você tem alguns números acerca da distribuiçao de sociedades patriarcais e matriarcais? Suspeito que as matriarcais sao minoria...
E pra finalizar:
[mode=machista]
Nao tenho nada contras as mulheres sairem e irem em busca dos seus direitos.
Mas quando voltarem, pegam uma cervejinha pra gente?

[mode off]