Autor Tópico: O Machismo!  (Lida 1955 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O Machismo!
« Online: 22 de Março de 2007, 23:52:28 »
Olá pessoal,

Todos sabem que vivemos numa sociedade laica e igualitaria, onde há igualdade de direitos entre os sexos. Mas percebi que incrustado na nossa sociedade ainda existem fragmentos de machismo relativamente fortes. Vou dar exemplos:

1- Quando um rapaz sai com várias garotas ele é chamado de "gostosão", "garanhão" e coisas assim. Agora quando é uma garota que faz o mesmo ele é chamada de "galinha", "vagabunda" e coisas do gênero.

2- Embora vivamos em tempos modernos se houver um menino e um menina em casa geralmente as tarefas domesticas sobram todas para a menina enquanto o rapaz fica na boa.

3- A mulher no trabalho, mesmo desempenhando função igual a de uma homem, ganha geralmente menos que ele. Além do que os cargos de direção e comando ficam concentrados nas mãos masculinas.

4- Na política os homens dominam absolutos.

Essas são algumas das contradições que percebi na nossa sociedade dita de direitos iguais entre os sexos. Mas e os colegas, algum já notou alguma forma de discriminação entre os sexos? Algum preconceito?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: O Machismo!
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2007, 00:30:15 »
Recesso de uma cultura antiga.
Machos geralmente excercem domínia sobre as mulheres, agora, se nós fôssemos hienas a coisa seria diferente…
« Última modificação: 23 de Março de 2007, 00:32:31 por Ilovefoxes »

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Março de 2007, 01:32:20 »
Machos geralmente excercem domínia sobre as mulheres, agora, se nós fôssemos hienas a coisa seria diferente…

Noutro dia eu assisti um programa no Animal Planet que os machos foram extintos em uma espécie de camaleão do deserto (não sei da onde).

As fêmeas eram estimuladas a produzirem seus filhotes uma se esfregando nas outras, não havia cópula, só esfregaço mesmo.

Ou seja, muito doido não?

Imagine os machos de todo o mundo se acabando?
Por um lado seria ruim, por outro seria ótimo.

Abraços.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2007, 04:09:11 »
O machismo tem muito a ver com a visão dominante da heterossexualidade. Primeiro por definir papéis de como o homem e a mulher devem agir. Heterossexual é denominado homem, homossexual é denominado gay. Só por ai já vejo muita diferença.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2007, 09:20:49 »
O predomínio masculino na política e a divisão do trabalho foram observados por antropólogos em todas as sociedades. Isso leva à conclusão de que são características universais. Sei que muitos têm verdadeiro ódio disso e acreditam no relativismo cultural, mas o que posso fazer?, os dados levam a essa conclusão. Rotular a fêmea conforme a facilidade de acesso sexual também parece ser outra característica universal da mente masculina.

Isso não significa que as mulheres devam aceitar passivamente. Imagino que na Europa e EUA as mulheres tenham atingido um maior grau de igualdade. Cabe a elas lutar pelo seu espaço
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2007, 09:37:05 »
O predomínio masculino na política e a divisão do trabalho foram observados por antropólogos em todas as sociedades. Isso leva à conclusão de que são características universais. Sei que muitos têm verdadeiro ódio disso e acreditam no relativismo cultural, mas o que posso fazer?, os dados levam a essa conclusão. Rotular a fêmea conforme a facilidade de acesso sexual também parece ser outra característica universal da mente masculina.
Ok, entendo seu ponto, mas é bom lembrar também que o fato de uma caracterísitica ser universal e natural não implica que ela é
desejável ou moral: a guerra e o racismo são exemplos. Além disso, o que uma pessoa pensa de outra é irrelevante. O importante é a forma
de agir: não importa se um homem acha que mulheres são inferiores. O que importa é, por exemplo, se ele deixa de contratar um funcionário
apenas por este ser uma mulher. Para coibir a discriminação existem as leis. Para amenizar o preconceito existe a educação.

Isso não significa que as mulheres devam aceitar passivamente. Imagino que na Europa e EUA as mulheres tenham atingido um maior grau de igualdade. Cabe a elas lutar pelo seu espaço
Cabe aos homens também lutar pela igualdade de oportunidades entre os sexos! Até por interesse próprio: as mulheres são 50% da população [1].
Seria estupidez, numa sociedade que se diz moderna, ignorar a contribuição dessa fração da população para a produção de bens e de idéias.

[1] aviso aos pedantes: eu sei, eu sei, um pouco mais de 50%
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2007, 10:49:51 »
Dr. Manhattan,

concordo totalmente com o que você disse.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2007, 11:19:00 »
Sociedades matriarcais não existem e nossa sociedade não é machista.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2007, 15:14:43 »

Noutro dia eu assisti um programa no Animal Planet que os machos foram extintos em uma espécie de camaleão do deserto (não sei da onde).

As fêmeas eram estimuladas a produzirem seus filhotes uma se esfregando nas outras, não havia cópula, só esfregaço mesmo.

Abraços.

Oi Raphael ! Por favor  , em que acharia ótimo não haver mais homens  sobre a terra ?...Não captei...rs
Abraços.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2007, 15:18:59 »

È isso aí Quereu...o que queremos temos à conquistar...mas estamos chegando lá sem dúvida !

Abraços fraternos.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2007, 15:33:02 »
Ah. Quereu, como assim "o predomínio masculino na política e a divisão do trabalho foram observados por antropólogos em todas as sociedades"?!? Há divisão de trabalho em todas as sociedades? Há POLÍTICA como nós a entendemos em todas as sociedades? Os antropólogos têm máquinas do tempo pra observar todas as sociedades? Etc? Aos livros, colega, aos livros. Sem mais.

Artemis, abstenhamo-nos. Vamos deixar rolar o papo dos machos e ver o QUANTO ainda há que conquistar.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2007, 15:38:10 »
"Ok, entendo seu ponto, mas é bom lembrar também que o fato de uma caracterísitica ser universal e natural não implica que ela é
desejável ou moral: a guerra e o racismo são exemplos. Além disso, o que uma pessoa pensa de outra é irrelevante. O importante é a forma
de agir: não importa se um homem acha que mulheres são inferiores. O que importa é, por exemplo, se ele deixa de contratar um funcionário
apenas por este ser uma mulher. Para coibir a discriminação existem as leis. Para amenizar o preconceito existe a educação."

Olá Dr…descordo quando diz que não importa o que se pensa, no caso sobre a mulher…A grande maioria dos seres humanos pensa, para por em prática certos conceitos e funcionalidades…então as campanhas contra a discriminação  de mulheres e raças  ou  opção sexual …vai por agua abaixo…Veja é um instinto natural  ao ser humano colocar  em prática o que  sente… o que idealiza , aspira e entende como certo …sendo assim , se vc ou qualquer outra pessoa  cultivar  preconceitos em sua mente ( mesmo achando que não colanco-os em prática é suficienbte)sejam  de  quais natureza forem…será dificil  , muito dificil  erradicar  essa praga dentre a humanidade…A educação ou a tolerancia não são capazes de segurar isso…o importante é nos despirmos não só das ações preconceituosas , mais como também das idéias, opiniões  .e conceitos. A mentalidade  do homem há de mudar a medida  que ele perceba  a relevancia  do carater do ser humano fora  sexo , raça , religiosidade ou  a falta dela…a tolerência apesar de paliativa, é boa , mas usurpar pensamentos preconceituosos é sem igual !

Abraços fraternos.
« Última modificação: 24 de Março de 2007, 15:41:14 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #12 Online: 24 de Março de 2007, 15:39:38 »
Ah. Quereu, como assim "o predomínio masculino na política e a divisão do trabalho foram observados por antropólogos em todas as sociedades"?!? Há divisão de trabalho em todas as sociedades? Há POLÍTICA como nós a entendemos em todas as sociedades? Os antropólogos têm máquinas do tempo pra observar todas as sociedades? Etc? Aos livros, colega, aos livros. Sem mais.

Artemis, abstenhamo-nos. Vamos deixar rolar o papo dos machos e ver o QUANTO ainda há que conquistar.

Eu recomendo para você uma clínica de desintoxicação - excesso de relativismo cultural.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 24 de Março de 2007, 18:05:15 »
"Ok, entendo seu ponto, mas é bom lembrar também que o fato de uma caracterísitica ser universal e natural não implica que ela é
apenas por este ser uma mulher. Para coibir a discriminação existem as leis. Para amenizar o preconceito existe a educação."

Olá Dr…descordo quando diz que não importa o que se pensa, no caso sobre a mulher…A grande maioria dos seres humanos pensa, para por em prática certos conceitos e funcionalidades…então as campanhas contra a discriminação  de mulheres e raças  ou  opção sexual …vai por agua abaixo…Veja é um instinto natural  ao ser humano colocar  em prática o que  sente… o que idealiza , aspira e entende como certo …sendo assim , se vc ou qualquer outra pessoa  cultivar  preconceitos em sua mente ( mesmo achando que não colanco-os em prática é suficienbte)sejam  de  quais natureza forem…será dificil  , muito dificil  erradicar  essa praga dentre a humanidade…A educação ou a tolerancia não são capazes de segurar isso…o importante é nos despirmos não só das ações preconceituosas , mais como também das idéias, opiniões  .e conceitos. A mentalidade  do homem há de mudar a medida  que ele perceba  a relevancia  do carater do ser humano fora  sexo , raça , religiosidade ou  a falta dela…a tolerência apesar de paliativa, é boa , mas usurpar pensamentos preconceituosos é sem igual !

Abraços fraternos.
Você tem razao, mas o fato é que, mesmo se a maioria das pessoas estiverem livres de preconceitos, ainda assim existirao pessoas preconceituosas.
Acredito que a única forma de eliminar preconceitos é educar uma nova geraçao livre de idéias preconceituosas, e mesmo assim nao podemos garantir
que nao existirao resquícios de preconceito. Por isso, e é isso o que eu quis dizer, o importante é garantir que as pessoas preconceituosas nao sejam
capazes de prejudicar os outros em funçao do seu preconceito.

Outra coisa: eu disse que entendia o argumento do Quereu, mas nao que concordava com ele. O fato é que simplesmente nao tenho
dados o suficiente para afirmar uma coisa ou a outra, e tenho a mania um tanto desagradável de evitar afirmaçoes enfáticas quando nao tenho
conhecimento o suficiente sobre um assunto. O que sei é que o machismo existe em grande parte das sociedades que conhecemos.
Mimi, você tem alguns números acerca da distribuiçao de sociedades patriarcais e matriarcais? Suspeito que as matriarcais sao minoria...

E pra finalizar:
[mode=machista]
Nao tenho nada contras as mulheres sairem e irem em busca dos seus direitos.
Mas quando voltarem, pegam uma cervejinha pra gente? :lol:
[mode off] 

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2007, 08:30:38 »
Quereu, você pode xingar a minha mãe se quiser, mas eu não tiro um A do que disse enquanto você não me der fontes confiáveis no século XX. Uma que seja.
(Uma que não tenha sido execrada e ostracizada e sofrido tiração de sarro até de criança, de preferência.)

Só lembro a você que participação política é um fenômeno que existe há relativamente pouco tempo, assim como a divisão do trabalho. Daí que não podem ser universais, porque acontecem em tempo e espaço bem definidos. A não ser que você apele e diga que os homens caçam e as mulheres ficam em casa porque deus assim o quis, ao que gritarei "eu já sabia!" e sumirei deste tópico para sempre.

-------------

Doutor, tenho cá pra mim que isso de sociedade matriarcal é um mito moderno. Tudo o que li a respeito era meio tendencioso e não boto a mão no fogo por isso. Mas creio que mesmo a ausência universal delas não invalida o argumento da igualdade entre os sexos. Nem significa que existiu o que o Quereu diz que todos os antopólogos dizem que existiu.
Há que notar que a tendência é que os homens fiquem em ponta de lança e as mulheres trabalhem nos bastidores. Mas, obviamente, o que é frente e o que é trás depende do ponto de vista. E nada disso significa que existe uma vocação inata e ordem divina do mundo que nos garanta que o certo é assim.

----------

Respondendo à pergunta inicial: obviamente eu já vi e já sofri discriminação por ser mulher. Sempre tenho a sensação que a Beauvoir descreve, de a mulher ter de ser vista e julgada antes de ser ouvida, enquanto um homem que estivesse dizendo/escrevendo o mesmo que eu teria valor pela sua idéia somente. A gente já tem que se justificar e chegar dizendo "falo enquanto cidadã, não enquanto mulher" e ainda assim não funciona. É tudo muito chato.
Mas isso sou eu que sou branca, burguesa e tenho ensino superior. Só tenho coisas subjetivas de que reclamar, e queria eu que toda mulher pudesse fazer o mesmo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 26 de Março de 2007, 10:08:34 »

Abraços.

Oi Raphael ! Por favor  , em que acharia ótimo não haver mais homens  sobre a terra ?…Não captei…rs
Abraços.

Seria bom, pois não existiria tanta idiotice e tanto preconceito advindo de idéias masculinas, e seria ruim, pois o mundo iria ser dominado pelas mulheres. :D

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2007, 10:12:42 »
Manhattan.

E pra finalizar:
[mode=machista]
Nao tenho nada contras as mulheres sairem e irem em busca dos seus direitos.
Mas quando voltarem, pegam uma cervejinha pra gente?
[mode off] 

Não bebo cerveja, não quero fortalecer as bases do sistema capitalista consumista despresível que mata milhões por cirrose e outras coisas oriundas do consumo exacerbado desta bebida maldita.

Não pode ser suco de carambola não? :D

E outra, concordo com você quando diz que o preconceito nunca será extinto de nosso globo, o problema é que eu sei que vou encarar isso em sala de aula e não sei qual será a minha reação. :(

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2009, 23:13:39 »
1- Quando um rapaz sai com várias garotas ele é chamado de "gostosão", "garanhão" e coisas assim. Agora quando é uma garota que faz o mesmo ele é chamada de "galinha", "vagabunda" e coisas do gênero.

2- Embora vivamos em tempos modernos se houver um menino e um menina em casa geralmente as tarefas domesticas sobram todas para a menina enquanto o rapaz fica na boa.

3- A mulher no trabalho, mesmo desempenhando função igual a de uma homem, ganha geralmente menos que ele. Além do que os cargos de direção e comando ficam concentrados nas mãos masculinas.

4- Na política os homens dominam absolutos.

E o que tem demais nisso?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2009, 23:02:40 »
Parece que nunca estudaram biologia! :histeria:

Engraçado que é bem coisa de crente querer colocar os seres humanos como exceção às regras da evolução.

Essa moral existente é instintiva, a cultura não pode fazer muita coisa pra tentar mudar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!