Eu achava que separar era a solução. Mas temos corruptos em todo Brasil. A Assembléia aqui do Paraná é um reflexo do congresso nacional, não é mais nem menos pior. Então não sei... precisariamos de uma revolução cultural aqui e não tenho a mínima idéia de como isso seria possível. Só mesmo alguem carismático, com muita autoridade, e em um governo muito forte e autoritário, com plena dominação, poderia inicar tal coisa. Mas com tantas oligarquias políticas, caciques para todo lado, isso é quase impossível.
A história se repete. Sempre foi problema o poder repartido demais entre nobres corruptos (os senhores feudais) e um rei fraco. Foi assim na Europa, foi assim em Roma, e foi assim do Egito. Sempre que o poder central se enfraquesse temos uma crise.
Hoje temos corruptos e criminosos controlando o poder legislativo e de quebra o executivo e judiciário. O executivo por que os partidos aliados para manter o governo Lula no comandam cobram uma pesada fatia do poder em ministérios e cargos corrompendo muitas áreas da administração. Os ministros do STF, supostos guardiões da Constituição são indicados por motivos políticos e todas as suas decisões são políticas. Eles não defendem a Constituição, como a história prova, mas sim o poder de alguns políticos.
Sempre que o governo central fica fraco, e é corrompido por grupos de corruptos e aproveitadores os governos entram em colapso. Roma caiu assim, o imperador ficou fraco e desrespeitado, muitos mandavam. No Egito também, o faraó não era mais Deus, não tinha autoridade nenhuma e estava a mercê da Igreja, e logo logo entrou em colapso.
Aqui vai ocorrer a mesma coisa. E como apontei, quando isso ocorrer, o novo governo será autoritário e extremista. Pela nossa conjectura, eu digo que um líder populista e autoritário logo chegará ao poder, a semelhança de Hugo Chavez, com medidas maquiadas e com o único objetivo de manter-se no poder.
Duvido que os militares tomem o governo, não teriam nenhum benefício com isso.