Autor Tópico: Padre impede casamento de deficientes em Niterói  (Lida 3245 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Padre impede casamento de deficientes em Niterói
« Online: 26 de Março de 2007, 16:45:16 »

A psicóloga Eda Lúcia Damásio de Araújo, 63 anos, informou que entrará com uma denúncia no Ministério Público amanhã para reclamar da conduta do padre João Pedro Stawicki, da Igreja de São Sebastião de Itaipu, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Eda, o padre se negou a casar Pablo Damásio de Araújo, 33 anos, filho da psicóloga, e Cláudia Vianna, 32 anos.

"Ele vai ser notificado pelo sofrimento moral. Escrevi para a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a entidade pediu desculpas pelo constrangimento. Também foi pedido para eu procurar a Arquidiocese de Niterói. Eu a procurei, mas ainda não obtive resposta", disse Eda.

Segundo a mãe do rapaz, Araújo e Cláudia casaram-se no dia 9 de dezembro na Associação Nacional de Deficientes Físicos.

Ninguém foi localizado hoje na Igreja de São Sebastião de Itaipu para se pronunciar sobre o assunto. A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Niterói informou que o arcebispo Alano Maria Pena já conversou com o padre, mas não vai comentar o assunto. A assessoria disse que o casal tem alguns pontos que a Igreja aponta como empecilhos para o casamento - o fato de o casal ter necessidades especiais e, segundo a assessoria, não responder pelos seus atos, é um deles. O outro seria a questão de eles não poderem ter filhos.

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1508473-EI306,00.html
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Padre impede casamento de deficientes em Niterói
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2007, 18:37:27 »
Depende da deficiência física também, vai que o cara não pode se mexer pra que o padre vai casar os dois ?
Não deseje.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2007, 19:39:21 »
Beleza… todo o padre agora vai pedir o certificado médico de fertilidade e um atestado de sanidade mental (só ai metade da cristandade baila).
Ah… casais onde as mulheres já entraram na menopausa, a igreja tambem não casará mais.

Ps: Mediante a uma vultuosa "doação espontânea", para fins de "caridade", todos os casos poderão serem revistos.  :hihi:

Ps: Ah! antes que me esqueça… Ei, Papa, VTNC! E leve este padre junto!  :twisted:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2007, 20:05:03 »
Por que ninguém processa o Vaticano?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2007, 20:16:36 »

Porque o domicílio é em Roma... tem que ir até lá para processar.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2007, 21:11:01 »
Porque o domicílio é em Roma… tem que ir até lá para processar.
Não. Há uma igreja em cada esquina e todas elas pertencem ao mesmo monte de merda.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2007, 09:40:29 »
Pergunta: qual a natureza da deficiência do(s) noivo(s)?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2007, 23:24:44 »
Já ouvi histórias de algo que ocorre muito: padre parar casamento para dar sermão, por coisas como a noiva estar se casando grávida, por exemplo.

Bem-feito, na verdade. Vem seguir tradição de entrar na casa da religião. Não reclame de sofrer pelos preconceitos da Igreja.
« Última modificação: 30 de Março de 2007, 18:36:29 por Ilovefoxes »

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2007, 03:18:22 »
Primeiramente.

"A energia do pensamento qualificada ao homem nos torna menos inferior em nós em relação a totalidade deste mundo cósmico existente no universo". (Erivelton)
"A fé começou com a religião mais antiga do mundo (o judaísmo)". (Erivelton)
"Jesus Cristo é o messias esperado pelos judeus na qual eles o mataram". (Erivelton)
"Por uma razão desconhecida que jamais será explicada nunca conseguiremos chegar ao final do infinito". (Erivelton)
"Quando não existe argumento é porque faltaram palavras". (Erivelton)

Isso é sério mesmo Nigt? :lol:

E outra, queria saber a resposta da pergunta do Dbhor.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2007, 18:38:18 »
"A fé começou com a religião mais antiga do mundo (o judaísmo)". (Erivelton)
Em história tá dez
"Por uma razão desconhecida que jamais será explicada nunca conseguiremos chegar ao final do infinito". (Erivelton)
"Quando não existe argumento é porque faltaram palavras". (Erivelton)
quem diga em lógica

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2007, 18:46:26 »

Tô começando a achar que talvez o padre não seja tão errado assim... Ninguém sequer deu a entender o tipo de deficiênca...

Só falta os dois terem paralísia cerebral... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2007, 18:54:47 »
Bom, disseram deficiência física, mas faz tanto tempo que não vejo ninguém mais escrever deficiência mental que a gente até desconfia...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2007, 18:57:21 »
Bom, disseram deficiência física, mas faz tanto tempo que não vejo ninguém mais escrever deficiência mental que a gente até desconfia…

Sim, mas se você ler um pouco mais abaixo:

o fato de o casal ter necessidades especiais e, segundo a assessoria, não responder pelos seus atos, é um deles. O outro seria a questão de eles não poderem ter filhos.

Pra mim deixou bem claro que a deficiência não é unicamente física...

E o fato de ninguém dizer que tipo de deficiência é, não contraria minha impressão... :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2007, 19:01:28 »
Oops!

Não tinha visto essa parte! É, suspeito que eu até poderia vir a apoiar a decisão do padre...

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2007, 23:49:07 »

Tô começando a achar que talvez o padre não seja tão errado assim… Ninguém sequer deu a entender o tipo de deficiênca…

Só falta os dois terem paralísia cerebral… ¬¬

Diego, acredite, pessoas com paralísia cerebral raciocinam muito bem, tem até gente formada em faculdade que tem paralísia cerebral, isso não invalida em nada o fato das pessoas se casarem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 31 de Março de 2007, 11:32:55 »
Afinal, alguém sabe a natureza da deficiência dos noivos...?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #16 Online: 31 de Março de 2007, 11:52:03 »
RIO - A psicóloga Eda Lúcia Damásio de Araújo, de 63 anos, entrará na terça-feira com representação no Ministério Público Estadual contra o padre João Pedro Stawicki, que se recusou a realizar o casamento do seu filho, Pablo Damásio de Araújo, de 33 anos, com Cláudia Araújo Vianna, de 32 anos. Pablo tem paralisia cerebral e Cláudia, déficit de aprendizado.

http://www.estadao.com.br/especial/papa/noticias/2007/mar/26/381.htm
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 31 de Março de 2007, 12:05:15 »
Pelo teor da notícia deste link eu não vejo impedimento. Não me parece que eles não possam ter filhos ou levar uma vida relativamente normal, que seriam os únicos argumentos que o padre poderia levantar para não realizar a cerimônia religiosa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 31 de Março de 2007, 12:15:15 »
Diego, acredite, pessoas com paralísia cerebral raciocinam muito bem, tem até gente formada em faculdade que tem paralísia cerebral, isso não invalida em nada o fato das pessoas se casarem.

Raphael, há casos e casos... existem vários níveis nas restrições causadas pela paralísia e, até onde a notícia dava a entender, poderia muito bem ser esse o caso...
Pelo teor da notícia deste link eu não vejo impedimento. Não me parece que eles não possam ter filhos ou levar uma vida relativamente normal, que seriam os únicos argumentos que o padre poderia levantar para não realizar a cerimônia religiosa.

Sim... se só afeta a fala dele, não vejo o porquê do impedimento...

170 reais? Meu professor pagou quase 3000... Que igreja fuleira...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2007, 12:47:34 »
Em toda essa história, eu acho engraçado a psicóloga, mãe de um dos envolvidos, impor a sua vontade e forçar a igreja a casar  seus filho. Ora, a igreja não é uma instituição pública, ela pode casar ou não quem quiser! Por que o padre fica obrigado a fazer o casamento? Não vou entrar nem na discussão moral se deveria ou não casá-los. A verdade é que a igreja também tem a mesma liberdade de escolha que o indivíduo.

Fica evidente que a igreja não está preparada para encarar os problemas modernos. Antigamente jamais se aventaria a possibilidade de casar dois deficientes, então a instituição podia estar tranquila. Mas como as coisas mudaram ela se vê envolvida em polêmicas que o seu código de ética não comporta mais. É direito dela, contudo, ser atrasada.

Creio que a mãe do rapaz tenta fazer todo o possível para que seu filho tenha uma vida normal, o que é muito justo e muito digno da parte dela. Ela deve ter pensado que, já que eles vivem juntos, por que não se casarem? E o padre considerou que eles não podiam ter uma vida normal, porque eram deficientes. O que posso dizer é que vida normal eles não podem ter, mas o quanto a vida deles pode ser normal, quem sou eu para dizer?

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2007, 01:13:42 »

Raphael, há casos e casos… existem vários níveis nas restrições causadas pela paralísia e, até onde a notícia dava a entender, poderia muito bem ser esse o caso…

Paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. É importante saber que o portador possui inteligência normal (a ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória). Mas se a visão ou a audição forem prejudicadas, a pessoa poderá ter dificuldades para entender as informações como são transmitidas; se os músculos da fala forem atingidos, haverá dificuldade para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos são observados, o portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como deficiente mental ou não-inteligente.

Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_cerebral

Diego, acredite. Você não é o primeiro a errar sobre isso, isso é normal, você também não é obrigado a saber de tudo, mas o que eu reforço em dizer pra você é que uma pessoa com paralisia cerebral não é deficiente mental ou não-inteligente. Eles fazem coisas que você certamente não faria, digo isso por experiência própria. :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2007, 11:42:09 »
Eu concordaria com o impedimento da cerimônia se a situação pedisse isso. Afinal é um ritual católico e espera-se que os noivos sigam a doutrina católica depois. Só que

1) O padre não pode presumir que os noivos não seguirão uma vida católica;
2) Se a natureza da deficiência deles não os impede de pensar e tomar decisões próprias, não vejo por que impedir que eles sigam em frente.

Se o padre acha que o casamento se dá por um mero capricho da mãe do noivo, cabe a ele demonstrar isso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #22 Online: 02 de Abril de 2007, 11:56:12 »
Acredito que alguém aqui deva ter visto um filme chamado "Uma lição de amor" ou outro que eu esqueci o nome, que tem uma menina que quer se casar com outro menino que tem paralisia cerebral.

Não permitir o amor, em todas as suas vertentes, pra mim, é inconcebível.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2007, 12:06:45 »
Ninguém está falando de não permitir o amor, mas de decidir se aquele casal em particular cumpre os requisitos para ter um matrimônio católico.

Aliás, como qualquer católico poderia dizer, amor e casamento não tem necessariamente nada a ver um com o outro :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!