Autor Tópico: O Cristianismo é uma Mitologia?  (Lida 1883 vezes)

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
O Cristianismo é uma Mitologia?
« Online: 26 de Março de 2007, 19:52:41 »
Quando comparo a religião cristã às religiões do passado, algumas pessoas sentem que a comparação é patética. «É absurdo comparar o cristianismo a mitologias», é uma objecção com que me vou deparando com frequência.

Se eu responder com uma pergunta, estou certo que não me será respondida. A pergunta resume-se a uma palavra: «Porquê?».

A verdade é que os crentes das religiões antigas (os gregos com o seu Zeus, Poseidon, Afrodite e por aí; os romanos com Júpiter, Neptuno, Vénus; os egípcios com Isis, Hórus, Seth, Amon-Rá; os escandinavos com Odin, Thor, etc…) não eram atrasados mentais. Não eram inferiores. Não eram limitados.

Não.

Eles simplesmente acreditavam. Acreditavam nos seus pais. Acreditavam nos seus sacerdotes. Acreditavam nos textos antigos que tinham ao seu dispor, relatando as aparições e proezas dos seus Deuses. Acreditavam por vezes naqueles que diziam ter testemunhado milagres, ou falado com os Deuses.

E alguns sentiam. Sentiam vividamente a presença destes Deuses. Era isto que os levava a acreditar em Amon-Rá, ou em Zeus, ou Júpiter, ou Odin, ou tantos outros.

Foi isto que levou tantos povos da terra a acreditar em tantos Deuses diferentes.

Se tais crenças são assim tão absurdas, teremos de concluír que estas são razões insuficientes para se estar certo que Deus existe. Insuficientes para se estar certo que é exatamente aquele que os nossos pais adoram, aquele a quem os sacerdotes que nos rodeiam prestam culto.

Mas o cristianismo não apresenta nenhuma razão adicional.

Vejo-o assim indistinguível de qualquer outra religião. Se estas crenças são absurdas, terei de ser claro: o cristianismo (ou islamismo, ou judaísmo, ou hinduísmo, ou tantas outras) não é menos.

Um artigo de João Vasco, publicado em 26/3/2007 no site www.ateismo.net
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 22:42:40 por Alenônimo »

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
Re: O CRISTIANISMO É UMA MITOLOGIA?
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2007, 21:15:25 »
Além de concordar plenamente com o texto eu vou além…sou muito mais as mitologias clássicas do que a mitologia critã. Quem vocês preferem…Baco ou Deus "Big brother" cristão?  :ok:
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2007, 23:09:47 »
Cristianismo, islã, judaísmo, são mitologias, é claro.
E isso sem desmerecer nenhuma delas, os mitos têm seu lugar em qualquer sociedade.
A única vantagem que levam é serem mitologias atualmente em alta, enquanto a maioria das outras já morreu.

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2007, 03:17:25 »
A responder a pergunta do tópico. Sim.

Sobre o seu texto, concordo perfeitamente com esta idéia. A história da religião cristã é baseada em dominações e extirpações de mulheres grávidas. Não levo em consideração uma religião que venha a ser tão sanguinolenta, quanto a religião cristão. Inquisição e cruzadas, isso me dá nojo. :nojo:

Mas respeito quem segue o cristianismo. :ok:

Abraços.
« Última modificação: 29 de Março de 2007, 23:38:45 por Raphael »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2007, 08:43:32 »

Sobre o seu texto, concordo perfeitamente com esta idéia. A história da religião cristão é baseada em domínações e extirpações de mulheres grávidas. Não levo em consideração uma religião que venha a ser tão sanguinolenta, quanto a religião cristão. Inquisição e cruzadas, isso me dá nojo. :nojo:

Abraços.

Os pagãos também eram violentos, tanto quanto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 27 de Março de 2007, 08:51:27 »
Astecas faziam enormes cerimônias com sacrifícios humanos, e mesmo assim os espanhóis são os vilões da história.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2007, 08:54:11 »
Quando comparo a religião cristã às religiões do passado, algumas pessoas sentem que a comparação é patética. «É absurdo comparar o cristianismo a mitologias», é uma objecção com que me vou deparando com frequência.

Se eu responder com uma pergunta, estou certo que não me será respondida. A pergunta resume-se a uma palavra: «Porquê?».

A verdade é que os crentes das religiões antigas (os gregos com o seu Zeus, Poseidon, Afrodite e por aí; os romanos com Júpiter, Neptuno, Vénus; os egípcios com Isis, Hórus, Seth, Amon-Rá; os escandinavos com Odin, Thor, etc…) não eram atrasados mentais. Não eram inferiores. Não eram limitados.

Não.

Eles simplesmente acreditavam. Acreditavam nos seus pais. Acreditavam nos seus sacerdotes. Acreditavam nos textos antigos que tinham ao seu dispor, relatando as aparições e proezas dos seus Deuses. Acreditavam por vezes naqueles que diziam ter testemunhado milagres, ou falado com os Deuses.

E alguns sentiam. Sentiam vividamente a presença destes Deuses. Era isto que os levava a acreditar em Amon-Rá, ou em Zeus, ou Júpiter, ou Odin, ou tantos outros.

Foi isto que levou tantos povos da terra a acreditar em tantos Deuses diferentes.

Se tais crenças são assim tão absurdas, teremos de concluír que estas são razões insuficientes para se estar certo que Deus existe. Insuficientes para se estar certo que é exatamente aquele que os nossos pais adoram, aquele a quem os sacerdotes que nos rodeiam prestam culto.

Mas o cristianismo não apresenta nenhuma razão adicional.

Vejo-o assim indistinguível de qualquer outra religião. Se estas crenças são absurdas, terei de ser claro: o cristianismo (ou islamismo, ou judaísmo, ou hinduísmo, ou tantas outras) não é menos.

Um artigo de João Vasco, publicado em 26/3/2007 no site www.ateismo.net

Um redondo SIM! :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2007, 10:37:59 »
A Bíblia é uma coleção de mitos. Até mesmo a existência de um Messias, um Cristo, nada mais é que uma coleção de mitos reunidos sob a figura de Jesuiiiis (Óh Glória!!!!), que ninguém até hoje apresentou nenhuma prova que tenha realmente existido. Um dia, no futuro distante, pessoas que professam outras religiões (não espero que o mundo se torne laico, infelizmente), sei lá, o Grande Babalorixabo'ol de Urano, vão olhar pra trás e se perguntar como tanta gente matou e morreu por uma coisa dessas...

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #8 Online: 27 de Março de 2007, 20:13:06 »
Página interessante sobre o assunto (em inglês)
"Origem pagã do mito de cristo" - http://www.medmalexperts.com/POCM/
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Março de 2007, 23:38:48 »

Sobre o seu texto, concordo perfeitamente com esta idéia. A história da religião cristão é baseada em domínações e extirpações de mulheres grávidas. Não levo em consideração uma religião que venha a ser tão sanguinolenta, quanto a religião cristão. Inquisição e cruzadas, isso me dá nojo. :nojo:

Abraços.

Os pagãos também eram violentos, tanto quanto.
Astecas faziam enormes cerimônias com sacrifícios humanos, e mesmo assim os espanhóis são os vilões da história.

Ei, eu sei disso. Sei que pagãos(alguns deles, nem todos)eram malucos e matavam pessoas. Sei também que astecas faziam cerimônias com grandes sacrifícios. O que eu digo é que muitos dos conceitos embutidos no mito cristão são horrendos, tão quanto a ideologia religiosa citada por vocês. Apesar de achar isso, não repudio, pra mim é algo que não aceitaria nem faria, mas respeito todo e qualquer tipo de prática religiosa. Sacaram?

:ok:

Abraços.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2007, 17:13:39 »
A mitologia é uma ferramenta de manutenção do universo simbólico que sustenta uma instituição!

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2007, 18:47:27 »
Comecei a desconfiar da seriedade do cristianismo quando li um artigo numa revista que dizia que noventa por cento da oração  "pai nosso", era cópia de outra oração dedicado a um deus do antigo egito. Copiaram descaradamente sem informar a fonte.

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2007, 00:37:22 »
A mitologia é uma ferramenta de manutenção do universo simbólico que sustenta uma instituição!

Não só uma instituição, sustenta toda uma sociedade também. O mito da moda, o mito do corpo perfeito, o mito da guerra, etc. Todos são mitos baseados na ideologia "capitalista consumista" atual.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2007, 04:53:56 »
faltaram as letras vermelhas, hee
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2007, 04:56:51 »
faltaram as letras vermelhas, hee

No texto todo ou na palavra "capitalista consumista"? :P

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2007, 08:56:17 »
Mitologias também sustentam a unicidade de sociedades, criam uma história comum para países, empresas, famílias, religiões (viu, não só elas).

O mito do descobrimento do Brasil
O mito de Henry Ford para toda a indústria
Os mitos de famílias reais ainda existentes
Os mitos dos grandes cientistas e inventores.

O ser humano não vive sem mitologias, ainda que não saiba ou não o queira.

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 29 de Março de 2007, 09:40:06 »
Mitologias também sustentam a unicidade de sociedades, criam uma história comum para países, empresas, famílias, religiões (viu, não só elas).

O mito do descobrimento do Brasil
O mito de Henry Ford para toda a indústria
Os mitos de famílias reais ainda existentes
Os mitos dos grandes cientistas e inventores.

O ser humano não vive sem mitologias, ainda que não saiba ou não o queira.

Noutro dia eu assisti um documentário que falava sobre isso na tv escola, muito bom, vou anotar o nome dos cientístas quando reprisar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2007, 22:32:35 »
"Mitologia é o nome que damos as religiões dos outros"

Basicamente, qualquer religião é mitologia, mas usar um termo que começa com "mito" para a SUA religião é uma ofensa.

Raphael

• Visitante
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2007, 23:40:15 »
"Mitologia é o nome que damos as religiões dos outros"

Basicamente, qualquer religião é mitologia, mas usar um termo que começa com "mito" para a SUA religião é uma ofensa.

Acho que este é o princípio de toda a religião que quer dominar uma outra.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2007, 23:26:48 »
Além de concordar plenamente com o texto eu vou além…sou muito mais as mitologias clássicas do que a mitologia critã. Quem vocês preferem…Baco ou Deus "Big brother" cristão?  :ok:
[cachaceiro] Viiiiiiiiiiiiinnnnhooooo... Baco para deus!! Baco para deus!! [/cachaceiro] :D

Interessante que a definição de mito não exclui a veracidade histórica do mito. A Guerra de Tróia provavelmente existiu, nem por isso deixou de ser mito. Mas o cristão médio não sabe disso.

Portanto, não acho errado dizer que os hebreus no Egito é um mito, estiveram lá ou não.

Porém: essa deusarada, Yaweh, Yeshua, Zeus, Apolo, Vishnu, isso tudo é mito puro mesmo. :evil:

Ilovefoxes, a frase é do John Campbell, não?
Latebra optima insania est.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2007, 00:18:32 »
E por quê não seria?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2007, 17:31:57 »
Não lembro, mas sim, eu peguei "Mitologia é o nome que damos as religiões dos outros" de sites de ateísmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2007, 21:44:11 »
Cristianismo, islã, judaísmo, são mitologias, é claro.
E isso sem desmerecer nenhuma delas, os mitos têm seu lugar em qualquer sociedade.
A única vantagem que levam é serem mitologias atualmente em alta, enquanto a maioria das outras já morreu.
Mas isso passa...  :hihi:

(Concordo com vc)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2007, 21:48:58 »
Não lembro, mas sim, eu peguei "Mitologia é o nome que damos as religiões dos outros" de sites de ateísmo.
"Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros" => Joseph Campbell

Pelo menos foi o que vi lá.  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!