Autor Tópico: A Inveja é um sentimento natural ou um sinal de fraqueza?  (Lida 1917 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A Inveja é um sentimento natural ou um sinal de fraqueza?
« Online: 26 de Março de 2007, 23:59:49 »
Olá pessoal,

Ela é terrível, vem de mansinho, sorrateiramente e quando menos pensamos estamos com ela encravada em nossos corações: é amigos, estou falando da inveja!
A Inveja, creio eu, é o sentimento mais vergonhoso que um ser humano pode ter, ele a esconde de todas as formas e meios, da-lhe outro nome, enfim tenta camuflar de todas as maneiras, mas lá está ela. Agora eu pergunto: Será a inveja um sentimento perfeitamente natural ou um sinal de fraqueza e impotência frente a algo au alguém nitidamente superior? É difícil dizer, pois é um sentimento complexo e dificil de ser domado! Mas acredito que as vezes a inveja pode ser positiva, quando a pessoa ve alguém superior ou alguma coisa melhor e almeja ter ou ser assim então está pessoa batalhará e lutará com todas as forças para alcançar seu objetivo até conseguir! Aí é uma coisa positiva. Infelizmente a maioria não é assim é uma inveja destrutiva, corrosiva que vai sufocando a pessoa. Bem, está é a minha opinião, que inclusive pode estar equivocada! E o que os amigos pensam a respeito?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: A Inveja é um sentimento natural ou um sinal de fraqueza?
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2007, 01:59:02 »
Inveja, dentro de certos limites, é um sentimento benéfico na medida que pode te estimular atingir o mesmo objetivo.

Agora, quando a inveja passa do limite que a questão não seria o bastante para te satisfazer, é necessário que o outro não possa usufruir daquilo que conquistou, dai passa a ser algo doentio... não basta eu "ter" um igual, é preciso que tu não tenhas mais o teu.

Infelizmente existem muitas pessoas que se enquadram no segundo caso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2007, 02:34:55 »
Inveja, dentro de certos limites, é um sentimento benéfico na medida que pode te estimular atingir o mesmo objetivo.

Agora, quando a inveja passa do limite que a questão não seria o bastante para te satisfazer, é necessário que o outro não possa usufruir daquilo que conquistou, dai passa a ser algo doentio… não basta eu "ter" um igual, é preciso que tu não tenhas mais o teu.

:apoiado:

Muito bom.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2007, 05:25:28 »
No livro "Mal secreto" há o relato engraçado do que a inveja nos leva a fazer:

Uma moça, lindíssima, dessas de corpo escultural, estranhamente vivia a cercar uma outra mulher, essa horrível, considerada um verdadeiro canhão. A bonita seguia a feia por todos os lugares obedecenco os seus ditames tirânicos. Era muito esquisito. Então, um dia, ela se afastou e as duas nunca mais foram vistas. Mais tarde descobriram que a bonita invejava a feia. Esta última tinha o genital muito bonito o que provocou os sentimentos da bela, até que ela se submeteu a uma plástica e se livrou do encantamento.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2007, 06:51:24 »

Agora, quando a inveja passa do limite que a questão não seria o bastante para te satisfazer, é necessário que o outro não possa usufruir daquilo que conquistou, dai passa a ser algo doentio… não basta eu "ter" um igual, é preciso que tu não tenhas mais o teu.

e que fazem disso o próprio pensamento político...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Março de 2007, 08:58:07 »
Inveja e sentimentos de vingança......nada mais humano e comum. Como a hipocrisia.  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2007, 13:22:01 »

Acho que "admiração" é uma palavra mais adequada ao primeiro caso. Inveja é muito pesado.

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2007, 13:29:13 »

Acho que "admiração" é uma palavra mais adequada ao primeiro caso. Inveja é muito pesado.

Concordo!  ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Março de 2007, 13:37:09 »
Admiração é apenas o reconhecimento de méritos... raramente serve como estímulo. Por exemplo, admiro um determinado cantor... reconheço seu talento e o mérito de sua obra... mas não desejo seguir por este caminho e não ambiciono atingir este mesmo objetivo... ao invés disto, posso ter outros objetivos, outras metas, seguindo os passos de outra pessoa... que posso sequer admirar (mas não desejo tomar o que é seu).
Penso que exista a boa inveja... a construtiva... e a má inveja, destrutiva (em primeiro lugar), patológica.  :wink: :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2007, 22:54:51 »
Inveja é um instinto de fazer igualdade social.

Infelizmente não se limita a pouco, você pensa em vingança (punição para fazer justiça, como eu tanto insisti no tópico "A Vingança é Algo Válido?") para coisas não relevantes como chover mais na grama de outro.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2007, 23:07:51 »
Sem dúvida a inveja é um disturbio de personalidade, mas não uma fraqueza, antes  incapacidade.

Abraços
« Última modificação: 29 de Março de 2007, 23:12:30 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2007, 05:30:02 »
Se fosse natural não poderia ser uma 'fraqueza' ?

Fraqueza do onto de vista ético, se é que entendi bem...

Para mim é um sentimento (então é natural) e pode demonstrar uma fraqueza do ponto de vista ético.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2007, 07:56:37 »

Fraqueza do onto de vista ético, se é que entendi bem…

Para mim é um sentimento (então é natural) e pode demonstrar uma fraqueza do ponto de vista ético.

:ok: Concordo.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2007, 12:04:34 »
Admiração é apenas o reconhecimento de méritos… raramente serve como estímulo. Por exemplo, admiro um determinado cantor… reconheço seu talento e o mérito de sua obra… mas não desejo seguir por este caminho e não ambiciono atingir este mesmo objetivo… ao invés disto, posso ter outros objetivos, outras metas, seguindo os passos de outra pessoa… que posso sequer admirar (mas não desejo tomar o que é seu).
Penso que exista a boa inveja… a construtiva… e a má inveja, destrutiva (em primeiro lugar), patológica.  :wink: :ok:
Perfeito.  :ok:

Fraqueza do ponto de vista ético, se é que entendi bem…

:ok: Concordo.

Também fecho com o JCatino.  :ok:

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!