Autor Tópico: Questão maravilhosa do vestibular da UFPE  (Lida 4064 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Questão maravilhosa do vestibular da UFPE
« Online: 27 de Março de 2007, 20:35:41 »
Vestibular 2006/2007 da UFPE, prova de Filosofia:

22. Aponte os exemplos de homens éticos com visão filosófica engajada (para além da hipocrisia):

A) Bush, Olavo de Carvalho, Editora Abril, Inocêncio de Oliveira e Roberto Marinho.
B) Dalai Lama, Gandhi, Marina da Silva, Frei Beto e Dom Helder.
C) FHC, Marco Maciel, ACM, Ratinho e Reginaldo Rossi.
D) Leonardo Boff, Irmã Dulce, Ariano Suassuna, Betinho e Zilda Arns.
E) Dalai Lama, Gandhi, ACM, Frei Beto e Leonardo Boff

http://www.ufpe.br/provas/04_FILOSOFIA.pdf

:|

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Questão maravilhosa do vestibular da UFPE
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2007, 20:43:20 »
Eu, heim...

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2007, 21:16:02 »
24. Peter  Singer  diante  do  Cristianismo,  da  Ecologia

profunda e da Ética ambiental:

A)  esqueceu  completamente  a  natureza,  e
atualmente continua a mesma situação. Ela não é
profunda  nem  sincera,  pois  apela  para  o
totalitarismo. A ética ambiental é urgente.
B)  estimulou  o  afastamento  do  homem  com  a
natureza mas pode ajudar na atualidade. Ela é
profunda  e  romântica,  mas  pode  cair  na  visão
genérica  do  Todo  antes  do  singular.  A  ética
ambiental é urgente.
C)  evitou a violência e pode ajudar na ecologia. Ela
é romântica mas não é profunda, tem problemas
políticos. A ética ambiental deve ser utilitarista e
imediata.
D)  teve apenas uma teologia da salvação e não da
criação. Ela é traduzida como amor biocêntrico à
natureza.  A  ética  ambiental  deve  ser
antropocêntrica.
E)  estimulou o conflito do homem com a natureza
mas pode empactar na atualidade. Ela é profunda
e pictórica, mas pode resurgir na visão genérica
do  Todo  antes  do  plural.  A  ética  ambiental  é
passageira.

Pobre Filosofia, o que fizeram com você…

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2007, 22:11:31 »
sem palavras (exceto estas duas).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2007, 01:44:12 »
Vestibular 2006/2007 da UFPE, prova de Filosofia:

22. Aponte os exemplos de homens éticos com visão filosófica engajada (para além da hipocrisia):

A) Bush, Olavo de Carvalho, Editora Abril, Inocêncio de Oliveira e Roberto Marinho.

Obviamente a A não pode ser correta.
Editora Abril não é um homem...  :hein:
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2007, 03:16:40 »
Que coisa não. :???:

Eu jamais escolheria a primeira opção. :bravo:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2007, 10:00:26 »
Me parece que eles queriam que a resposta fosse a B...

Com certeza alguém vai recorrer e vão ter que anular a questão... Ridículo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2007, 10:05:20 »
"Para além da hipocrisia" é dose...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2007, 12:13:33 »
Na mesma prova houve um erro crasso na seguinte questão sobre literatura:

23. Relacione estas obras aos seus autores: A metamorfose / Auto da compadecida / O conceito de angústia / Grande Sertão Veredas / Verdade e Método:
A) Freud / Gilberto Freire / Sartre / Graciliano Ramos / Heidegger.
B) Kafka / Ariano Suassuna / Sartre / Graciliano Ramos, Descartes.
C) Paulo Coelho / Fernanda Montenegro / Heidegger / Gilberto Freire / Descartes.
D) Freud / Ariano Suassuna / Heidegger / Graciliano Ramos / Gadamer.
E) Kafka / Ariano Suassuna / Kierkegaard / Graciliano Ramos / Gadamer.

notem que a questão pergunta, entre outros, quem é o autor do livro "Grande Sertão Veredas". Mas nenhuma das alternativas apresenta o nome de Guimarães Rosa…Coisa que qualqer vestibulando leitor de resumos deve ter na ponta da língua… vergonhoso.  :no:

Além disso, alguém mais notou dois errros de ortografia na alternativa E da questão 24?
E)  estimulou o conflito do homem com a natureza
mas pode empactar na atualidade. Ela é profunda
e pictórica, mas pode resurgir na visão genérica
do  Todo  antes  do  plural.  A  ética  ambiental  é
passageira.
EMPACTAR? RESURGIR?  :susto:  :chorao:

E por um acaso alguém mais acha que a alternativa A da questão 22 (ou o fato de que ela não é a correta), além de não fazer sentido (já que a Editora Abril não é "homem") é um ataque gratuito,afinal não apresenta nem motivos para sugerir que a editora falte com a ética?

« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 12:25:45 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Março de 2007, 19:21:40 »
Que absurdo!
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Março de 2007, 21:45:43 »
Na mesma prova houve um erro crasso na seguinte questão sobre literatura:

23. Relacione estas obras aos seus autores: A metamorfose / Auto da compadecida / O conceito de angústia / Grande Sertão Veredas / Verdade e Método:
A) Freud / Gilberto Freire / Sartre / Graciliano Ramos / Heidegger.
B) Kafka / Ariano Suassuna / Sartre / Graciliano Ramos, Descartes.
C) Paulo Coelho / Fernanda Montenegro / Heidegger / Gilberto Freire / Descartes.
D) Freud / Ariano Suassuna / Heidegger / Graciliano Ramos / Gadamer.
E) Kafka / Ariano Suassuna / Kierkegaard / Graciliano Ramos / Gadamer.

notem que a questão pergunta, entre outros, quem é o autor do livro "Grande Sertão Veredas". Mas nenhuma das alternativas apresenta o nome de Guimarães rosa…Coisa que qualqer vestibulando leitor de resumos deve ter na ponta da língua… vergonhoso.  :no:

A resposta correta seria a E se fosse colocado no lugar de Graciliano Ramos o autor Guimarães Rosa.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2007, 20:39:08 »
Repetindo: alguém salve a Filosofia dos filósofos modernos...!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2007, 21:33:46 »
Mas Dbohr, os filósofos modernos não são culpados pela burrice marxista-de-boteco, tampouco pela burrice pura apresentada nessa prova horrorosa.

O problema é que eles não leram a filosofia dos filósofos modernos hehehe. Por isso, é preciso salvá-la.

Eu sei o que você quis dizer, só estou brincando por causa da ambigüidade. :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2007, 07:40:07 »
Depois de ler um pouquinho sobre Deleuze, Lacan e Guatarri, eu acho que a Filosofia precisa urgentemente ser salva :-)

Eriol

• Visitante
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2007, 07:43:47 »
Mas Dbohr, os filósofos modernos não são culpados pela burrice marxista-de-boteco

desculpe, mas os marxistas-de-boteco estão revoltados ;)

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1562400&tid=2522605415175563108&na=3&nst=11&nid=1562400-2522605415175563108-2522687249335521602

Bah... melhor que aqui... estudamos: Platão, Tomás de Aquino, Kant, Nietzsche e Ortega...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2007, 14:40:42 »
esperado, mesmo. que escândalo.
ora, rodrigo, menos mal. você está no ensino médio, não?
aqui no ensino médio nem sempre há filosofia, e quando há é terrível. sei lá, no meu caso foi uma passada por cima dos filósofos gregos em um estilo mundo de sofia com frases atribuídas a cada um e depois a coisa passou para 'beyond citizen kane' e 'tomem cuidado com o SISTEMA'.
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 14:46:27 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2007, 14:54:37 »
o chato é que aqui é só pensamento burguês (obrigado Aznar por tirar Marx, entre muitos outros, do curriculum).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2007, 15:06:46 »
Como é estar cercado por pequenos-burgueses instrumentos do SISTEMA, Rodrigo? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriol

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2007, 15:14:50 »
que nada… da minha classe acho que só 5 de 30 crêem em Deus… a mesma proporção pode ser aplicada aos profes… e nos amigos é quase 90%… Desses a maioria tem o suficiente bom-senso de ser pelo menos social-democratas.

O que não muda as bobagens que se tem que aprender para as provas. Bobagens que, alías, são bastante úteis para debater aqui (e em outros lugares), sempre quando complementadas de certo conhecimento de história e das teorias e filosofias progressistas.

em um só tópico do Procedure saiu o imperativo categórico de Kant, o livre-arbítrio católico e o relativismo verbal nietzscheniano… se não soubesse não poderia expor a bonita herança cultural dele.
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 15:16:59 por Rodrigo »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #19 Online: 02 de Abril de 2007, 15:25:59 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2007, 16:39:22 »
que nada… da minha classe acho que só 5 de 30 crêem em Deus… a mesma proporção pode ser aplicada aos profes… e nos amigos é quase 90%… Desses a maioria tem o suficiente bom-senso de ser pelo menos social-democratas.

O que não muda as bobagens que se tem que aprender para as provas. Bobagens que, alías, são bastante úteis para debater aqui (e em outros lugares), sempre quando complementadas de certo conhecimento de história e das teorias e filosofias progressistas.

em um só tópico do Procedure saiu o imperativo categórico de Kant, o livre-arbítrio católico e o relativismo verbal nietzscheniano… se não soubesse não poderia expor a bonita herança cultural dele.

sabe, eu estou cada vez mais pensando em sugerir uma overdose de esquerda nos currículos brasileiros, mais do que já há.
é que estou com essa impressão de que quando se transborda o ambiente de uma visão só, uma cabecinha ou outra (as mais valiosas) vai inevitavelmente se insurgir contra a tendência exatamente por ser ela que está aí de modo tão escandalosamente dominante.
dou o exemplo da faculdade; no ano passado, em que entrei, estava na gestão um partido morno e sem ideologia, quase um pfl. fizeram uma semana de recepção com debates equilibrados e gente de ambos os 'lados'.no final do ano, o partido de esquerda ganhou, depois de dois ou três anos fora do poder, sendo que a última experiência tinha sido catastrófica (deram um prêmio para o mst sem consultar os alunos, teve um roubo de dinheiro do c.a da ordem de centenas de milhares de reais entre outras coisas).
nesse ano, fiquei meio puto com a semana de recepção quando vi o programa. só tinha palestrantes do pt, do psol e de esquerda em geral. qual não foi minha surpresa depois quando vi que até os calouros ficaram indignados e notaram a óbvia tendenciosidade...

a geração anterior brasileira é toda de esquerda. qualquer um que se pretenda bem-educado nos últimos 30 anos é bem provável que seja de esquerda. mas então teve um giro, e a linha de ensino mudou, começou a puxar um pouco mais pra esquerda. falam por aí de uma onda conservadora entre os jovens que ainda não é evidente, mas quem sabe...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2007, 16:50:23 »
Quando eu estava no primeiro grau (hoje conhecido como ensino fundamental), eu mesmo me indignava (silenciosamente) com o
viés esquerdista dos livros e de vários professores. Vejam bem, não contra as idéias de esquerda, mas contra o que era para mim,
e na época eu não conhecia essa palavra, uma indoutrinação que se tentava fazer. Eu sentia como se eles estivessem tentando manipular
os alunos, em vez de levá-los a tirar suas próprias conclusões. Até nos livros de português: todos os textos mostravam pobres=coitadinhos,
ricos=opressores-sem-coração.

Aliás, acredito que nos anos pós-Lula virá uma onda conservadora entre os jovens, principalmente se o país conseguir crescer mais.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Abril de 2007, 16:53:00 »
olha, eu já sinto que o primeiro mandato do lula pode ser responsável por essa onda conservadora que está por vir ou que já veio. mas é tudo palpite. não dá pra ver claramente se há mesmo essa onda, se vai haver.

Eriol

• Visitante
« Resposta #23 Online: 02 de Abril de 2007, 16:53:19 »
se for só entre a classe média, ótimo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2007, 17:01:21 »
Saiba de uma coisa, Rodrigo: a opinião da classe média influencia bastante as outras classes. Foi a classe média que ajudou a
eleger o Lula, principalmente depois que ele suavizou o seu discurso. Meu avô foi operário metalúrgico. Lembro bem dele dizendo, em
1989: "E eu vou lá votar em operário! Já fui operário também. Conheço a raça!" No meu estado, pelo menos, a população pobre do
interior consistentemente votava (e ainda vota, muitos) nos PFLs e PMDBs da vida. Era na capital, e na classe média, que estava o
eleitorado do PT.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!