que nada… da minha classe acho que só 5 de 30 crêem em Deus… a mesma proporção pode ser aplicada aos profes… e nos amigos é quase 90%… Desses a maioria tem o suficiente bom-senso de ser pelo menos social-democratas.
O que não muda as bobagens que se tem que aprender para as provas. Bobagens que, alías, são bastante úteis para debater aqui (e em outros lugares), sempre quando complementadas de certo conhecimento de história e das teorias e filosofias progressistas.
em um só tópico do Procedure saiu o imperativo categórico de Kant, o livre-arbítrio católico e o relativismo verbal nietzscheniano… se não soubesse não poderia expor a bonita herança cultural dele.
sabe, eu estou cada vez mais pensando em sugerir uma overdose de esquerda nos currículos brasileiros, mais do que já há.
é que estou com essa impressão de que quando se transborda o ambiente de uma visão só, uma cabecinha ou outra (as mais valiosas) vai inevitavelmente se insurgir contra a tendência exatamente por ser ela que está aí de modo tão escandalosamente dominante.
dou o exemplo da faculdade; no ano passado, em que entrei, estava na gestão um partido morno e sem ideologia, quase um pfl. fizeram uma semana de recepção com debates equilibrados e gente de ambos os 'lados'.no final do ano, o partido de esquerda ganhou, depois de dois ou três anos fora do poder, sendo que a última experiência tinha sido catastrófica (deram um prêmio para o mst sem consultar os alunos, teve um roubo de dinheiro do c.a da ordem de centenas de milhares de reais entre outras coisas).
nesse ano, fiquei meio puto com a semana de recepção quando vi o programa. só tinha palestrantes do pt, do psol e de esquerda em geral. qual não foi minha surpresa depois quando vi que até os calouros ficaram indignados e notaram a óbvia tendenciosidade...
a geração anterior brasileira é toda de esquerda. qualquer um que se pretenda bem-educado nos últimos 30 anos é bem provável que seja de esquerda. mas então teve um giro, e a linha de ensino mudou, começou a puxar um pouco mais pra esquerda. falam por aí de uma onda conservadora entre os jovens que ainda não é evidente, mas quem sabe...