Autor Tópico: A religião é responsável pela pobreza no mundo?  (Lida 1395 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
A religião é responsável pela pobreza no mundo?
« Online: 27 de Março de 2007, 20:42:14 »
Quando falamos de pobreza, se trata de uma minoria viver no luxo enquanto a grande maior está na miséria.

Mas o que acontece é que é dilemático, pois uma conta simples é que se a maioria quiser mudar, ela o faz e não há como se defender. Simplesmente essa maioria que vive na pobreza é quem manda.

A única razão pelo qual então a pobreza existe é uma ideologiza massissa.
Sabemos muito bem das ideologias comuns (e "clássicas") entre as religiões:
- Existem santos (pessoas iluminadas);
- Há membros da sociedade que contém a palavra divina;
- Messias e salvadores;
- Milagres, intervenções divinas;
- Nossas vidas foram planejadas, planos;
etc

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A religião é responsável pela pobreza no mundo?
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2007, 21:56:13 »
Não entendi muito bem o que você propõe, Foxes.

Mas tentando pegar o tema pelo menos, eu quero dizer que na prática é rara a situação em que a maioria de uma população tem uma idéia coerente dos rumos que quer dar às suas vidas.  Geralmente acaba havendo um punhado de formadores de opinião e uma multidão de gente que se espelha neles.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2007, 22:12:20 »
rapaz, você está meio fissurado nessa idéia de religião.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2007, 22:52:54 »
Me lembra o materialismo dialético:
“As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.” Afirma que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. Assim, a base material ou econômica constitui a "infraestrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2007, 23:03:25 »
aí seria o raciocínio inverso, adriano...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 27 de Março de 2007, 23:12:51 »
Bruno, você consegue entender essas propostas?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2007, 23:20:06 »
aí seria o raciocínio inverso, adriano…
Concordo. Mas a parte de que se todos querem mudar podem, é parecida, foi com esse pensamento que Marx estruturou o ideal comunista.
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 23:22:44 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2007, 23:35:18 »
Bruno, você consegue entender essas propostas?

hehe, acho que dá pra achar algum sentido, sim.
basicamente o que o tails quer dizer é o seguinte:
a)pobreza consiste em uma minoria rica e uma maioria pobre (finjamos que concordamos com a premissa para seguir adiante)
b)a 'ideologia vigente' na sociedade, que é a religiosa, justifica a riqueza dos poucos e faz conformar os muitos em sua pobreza.
c)logo, a religião causa pobreza por fazer todos se conformarem com a situação (er, e presumimos que se todos descobrissem que essa não é a 'correta ordem das coisas' e quisessem mudar, a pobreza se extinguiria).

bom, o raciocínio tem algumas falhas, mas o intento é dizer que a religião causa a pobreza na sociedade. o que é mais ou menos o inverso de dizer que as condições materiais (forças produtivas, relações de produção, etc, na terminologia marxista) é que determinam inteiramente a consciência, as idéias, a religião, etc.

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2007, 03:14:42 »
A responder a pergunta do tópico.

Não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 28 de Março de 2007, 08:11:59 »
Escolher entre dois modelos tão simplistas realmente é difícil.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2007, 09:04:35 »
Também penso que a resposta ao tópico é NÃO. A argumentação já se mostrou falaciosa.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2007, 16:01:15 »
Mas porque as massas não se mobilizam para advincar ao que tem direito?

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2007, 01:09:04 »
Apenas a religião capitalista.

E qual não é?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2007, 10:53:49 »
A pobreza ou riqueza é relativa.

Para podermos conceber pobreza ou riqueza, temos sempre que ter alguém mais pobre ou mais rico ao lado para comparar. E se formos analisar, a riqueza tem aumentado bastante no mundo e atingido a todos ao longo do tempo.

Se pegarmos um pobre de hoje, ele tem um mínimo de conforto proporcionado pela eletricidade e pelos produtos sintéticos que a ciência desenvolveu. Normalmente têm acesso a um sistema de saneamento precário, mas pelo menos com uma privada dentro de casa e rede de esgoto (jogando na rua ou no rio, evidentemente). E é claro, acesso ao sistema público de saúde (SUS), que proporciona atendimento precário, mas que tem, em princípio, capacidade para curar a maioria das doenças hoje existentes e que matavam antigamente.

Nem mesmo os reis antigamente tinham acesso a tudo isso!!! Logo, eram pobres em relação aos pobre de hoje. E tem gente que ainda afirma que a vida antigamente era melhor.

O homem reclama da vida atual, mas ele se esquece de como as coisas já foram ruins por aqui...

A igualdade absouta da distribuição das riquezas não é possível, não é necessária e ainda por cima seria prejudicial ao progresso, porque inviabilizaria os grandes investimentos.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2007, 10:57:29 »

Alienação.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 29 de Março de 2007, 12:17:35 »

Em uma frase, porque não estão acostumadas a pensar nesses termos.  A psicologia e a sociologia explicam; é difícil reconhecer a presença de uma situação difícil se não se tem uma perspectiva de resolvê-la.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2007, 15:18:54 »
é fácil dizer que;
-a riqueza é produzida por toda a sociedade (premissa contestável)
-a maior parte da riqueza não fica nas mãos da maior parte da sociedade
-logo, há uma injustiça, pois ao que todos produzem, todos tem direito. (conclusão contestável)

fácil, não precisa nem pensar mais.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2007, 22:29:58 »
A pobreza ou riqueza é relativa.

Para podermos conceber pobreza ou riqueza, temos sempre que ter alguém mais pobre ou mais rico ao lado para comparar. E se formos analisar, a riqueza tem aumentado bastante no mundo e atingido a todos ao longo do tempo.

Se pegarmos um pobre de hoje, ele tem um mínimo de conforto proporcionado pela eletricidade e pelos produtos sintéticos que a ciência desenvolveu. Normalmente têm acesso a um sistema de saneamento precário, mas pelo menos com uma privada dentro de casa e rede de esgoto (jogando na rua ou no rio, evidentemente). E é claro, acesso ao sistema público de saúde (SUS), que proporciona atendimento precário, mas que tem, em princípio, capacidade para curar a maioria das doenças hoje existentes e que matavam antigamente.

Nem mesmo os reis antigamente tinham acesso a tudo isso!!! Logo, eram pobres em relação aos pobre de hoje. E tem gente que ainda afirma que a vida antigamente era melhor.

O homem reclama da vida atual, mas ele se esquece de como as coisas já foram ruins por aqui…

A igualdade absouta da distribuição das riquezas não é possível, não é necessária e ainda por cima seria prejudicial ao progresso, porque inviabilizaria os grandes investimentos.

Um abraço.
é fácil dizer que;
-a riqueza é produzida por toda a sociedade (premissa contestável)
-a maior parte da riqueza não fica nas mãos da maior parte da sociedade
-logo, há uma injustiça, pois ao que todos produzem, todos tem direito. (conclusão contestável)

fácil, não precisa nem pensar mais.
Eu não me referi a pobreza de maneira literal, e sim como logo é o que vem a mente das pessoas, que são pessoas de classe muito baixa.

Pobreza e riqueza são puramente quem está acima e abaixo da média econômica entre todos os indivíduos.
Alienação.
Mas de onde ela vem?
Em uma frase, porque não estão acostumadas a pensar nesses termos.  A psicologia e a sociologia explicam; é difícil reconhecer a presença de uma situação difícil se não se tem uma perspectiva de resolvê-la.
Mas pelo que percebo, até mesmo em crianças com uma situação realmente precárias, são capazes de criticar quem está no comando de uma brincadeira (excluindo o fator da idade que gera intimidação), por exemplo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 29 de Março de 2007, 23:02:21 »
Não vejo muito paralelo, Foxes. Crianças são naturalmente inclinadas a acreditar que o que dizem faz diferença, enquanto que o contrário se dá com adultos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!