Caraca… as operárias abandonarem a rainha eu nunca tinha visto.
Em um enxame, se uma rainha morre e não existe nenhuma princesa para sucede-la, as operárias alimentam uma larva de operária com geléia real… dai nasce uma "falsa" rainha, com capacidade reprodutiva (as operárias não reproduzem… só a rainha, que é "mãe" de todo o enxame) porem ela só produz machos (zangões)… pode-se considerar o enxame como em vias de extinção (pode-se tentar enxertar uma princesa de outra colméia próxima, as vezes as operárias não a rejeitam).
Minha curiosidade nem é tanto o motivo que levou as operárias abandonarem a rainha e sim como elas se organizaram depois.
Ah! outro detalhe… a maioria das colméias norte-americanas são abelhas africanizadas (cruza da abelha européia com a africana) e uma das características das abelhas africanas é enxamar na natureza com facilidade, em troncos de árvores por exemplo, enquanto as européias já são mais dependentes das caixas dos criadores… raramente abandonam o seu lar.
Ps: Curiosidade... uma rainha só precisa ser fecundada uma vez na vida... é quando ela, uma única vez, sai da colméia e acasala com um zangão... é o vôo nupcial.
