Só p/ me situar, você se refere à campanha de 2002 onde ele não sabia o que era a CIDE certo? Ou se refere a outro caso?
Pergunto porque assisti o debate e, ao que me lembre, ele não a confundiu com ONG nenhuma. Lembro que ele tergiversou sobre o assunto, falou de economia em termos gerais, mas não se referiu a nenhuma ONG.
Isso mesmo. Mas pelo que eu me lembro, o Garotinho perguntou algo como "o que acha da CIDE", e o Lula teria falado algo como que "enquanto o governo não cumpre com as suas obrigações, sempre vão surgir as ONGs para suprir isso, blablabla".
Não consegui encontrar alguma transcrição do debate, nem lembro das palavras exatas, mas encontrei ao menos uma fonte que confirma o que eu disse: "[…]Aumentou também o Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) que Lula pensou que fosse uma ONG e não um imposto sobre combustíveis […]" (fonte)
Achei duas coberturas que resumiram um pouco o que foi dito. A transcrição a seguir é do iG, e foi salva no site abaixo.
http://www.crestani.hpg.ig.com.br/2002C/debate_ig.htm03/10 - 23:41
Bonner pergunta a Lula sobre que papel o terceiro setor, as ongs, teria em seu governo
03/10 - 23:42
Lula diz que as ongs terão um papel fundamental em seu governo. Ele diz que usar esses mecanismos é questão de "sabedoria" e de "inteligência"
03/10 - 23:43
Bonner faz a mesma pergunta a Ciro, que responde que o novo governo não pode rejeitar essas iniciativas, que têm energia.
03/10 - 23:49
Garotinho pergunta a Lula o que o candidato pretende fazer com a Cide
03/10 - 23:51
Lula diz que não se pode travar a retomada de geração de empregos. Ele disse estar convencido de que os "equívocos" do atual governo impediram o crescimento do País. Ele defendeu a recuperação da auto-estima da população.
03/10 - 23:52
Garotinho diz que Cide (Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico) não é órgão, mas contribuição. O candidato afirma que o governo não investe o dinheiro que arrecada com essa contribuição.
03/10 - 23:53
Lula disse não haver nenhuma possibilidade de recuperar infra-estrutura cobrando pequeno imposto na gasolina. ele disse que o grosso da produção brasileira está no Sul e que é preciso ter estrutura para escoar a produção.
03/10 - 23:53
Bonner pergunta a Garotinho se ele é a favor da contribuição citada.
03/10 - 23:54
Garotinho disse que a cobrança da Cide é um "absurdo" e que Lula não respondeu a questão. Garotinho diz que Lula não sabia o que era a Cide. Ele aproveitou para voltar a criticar o governo.
03/10 - 23:55
Lula responde a mesma questão de Garotinho. Cita o orçamento atual do governo, com poucos recursos para novos investimentos. Afirma que faz uma campanha não de oposição, mas para ser governo.
Essa transcrição é do Terra:
http://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/2002/10/04/002.htm23h48 - Debate de presidenciáveis - Bonner pergunta a Lula e a Ciro: que papel teria o terceiro setor no seu governo? Lula: "qualquer governo inteligente deve contar com o apoio e a força das organizações não governamentais para fazer muitas vezes aquilo que o governo não consegue alcançar." Ciro: "um governo moderno não pode dispensar essa energia que surgiu na sociedade em função da ineficiência do governo. É transparente, organizado, e deve se envolver a sociedade."
23h53 - Debate de presidenciáveis - No próximo bloco, o quarto, as perguntas voltam a ter tema livre.
23h57 - Debate de presidenciáveis - Garotinho pergunta a Lula sobre a CIDE.
23h57 - Debate de presidenciáveis - Lula: estou convencido de que os equívocos dos governos é que levaram o Brasil à situaçao em que está. E o crescimento, o aumento de empregos, isso é que vai levantar a auto-estima dos brasileiros para que o Brasil possa participar deste mundo de cabeça erguida."
23h57 - Debate de presidenciáveis - Garotinho explica que a CIDE não é um órgão, mas um imposto que "o cidadão paga, paga e as estradas continuam esburacadas"
00h00 - Debate de presidenciáveis - Bonner pergunta a Garotinho e a Lula: o sr é favorável a esta contribuição? Garotinho: nem o Lula sabia que existia a CIDE, uma contribuição de 28 centavos sobre o litro de gasolina. Eu vou acabar com isso. Lula: não se trata de bravata sobre ser favorável ou não.
Até aí não quer dizer muita coisa, pelo simples fato delas estarem incompletas. Mas de qualquer forma, mostra que o comentário do Lula ocorreu antes da CIDE ser mencionada. E nas várias reportagens sobre o debate, não aparece nenhuma referência a uma suposta confusão da CIDE com uma ONG, apesar dessa tergiversação sobre a CIDE ter sido muito comentada.
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20021004/pri_tem_041002_305.htmhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u39100.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u39087.shtmlhttp://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp091020022.htmNo último link (Observatório da imprensa) é mencionado que o Lula teria achado que a CIDE era um órgão público, mas não que ele tenha dito isso claramente. Fora que órgão público não é ONG.
Para tirarmos a dúvida de maneira definitiva precisaríamos da transcrição fiel do debate, o que não encontrei (e já cansei de procurar), mas acho o fato de nenhum grande jornal ter feito referência a uma suposta confusão da CIDE com uma ONG, um forte indício de que tal fato não ocorreu. É claro que isso não elimina o fato de que ele realmente não sabia o que era a CIDE, mas querer acrescentar detalhes que não ocorreram é, p/ mim, uma atitude altamente reprovável. É claro, no seu caso acho que foi apenas uma confusão sem nenhuma má intenção por trás disso (até porque eu mesmo já fiz muitas confusões assim), mas no caso da fonte que você citou não fico tão seguro assim. Me pareceu mais que a pessoa só quis atacar, sem se importar em verificar a veracidade do que está dizendo.
Não morro de amores pelo Lula (assim como não morria de amores pelo FHC), mas acho que se deve ter mais cuidado ao criticarmos alguém, até porque um deslize desses dá uma brecha p/ algum defensor da pessoa em questão argumentar que "nem sabemos do que estamos falando", fora que procurar se informar melhor sempre é bom.
P/ finalizar, pode ser que quando a transcrição aparecer, talvez esteja lá a confusão da CIDE com uma ONG e eu tenha que engolir tudo o que eu disse. Mas ainda estou confiante quanto a isso.