Autor Tópico: Qual é a dificuldade de transformar agua salgada em potavel?  (Lida 973 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Qual é a dificuldade de transformar agua salgada em potavel?
« Online: 30 de Março de 2007, 17:34:59 »
Surgiu essa duvida, será que podem me responder??  :smartass:
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual é a dificuldade de transformar agua salgada em potavel?
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2007, 17:37:13 »
quer dizer, o custo financeiro? quantos $$ por ml?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2007, 19:01:23 »
quer dizer, o custo financeiro? quantos $$ por ml?

:| Acho que ele se refere a parte mais prática, ou seja, quais os fatores envolvidos no processo que podem dificultá-lo.  :|

Mas hoje as dificuldades não são muitas não e em pouco tempo serão menos ainda.

Já ouviu falar dessa máquina?

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125050509

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2007, 19:03:10 »
 :hihi: :hihi:

Notícia recém encontrada:

:ok:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170031001

:P Mas não necessáriamente atualizada.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2007, 19:11:31 »
não é tão difícil. tendo-se algum dinheiro fica fácil. te garanto que mais cara do que petróleo não fica.
lembro que me vi que no sertão nordestino uma cidade tinha uma máquina de dessalinização (usavam a água salobra).

o sistema era um tanto simples. a água passava por uns tubos que continham inúmeras camadas de um polímero em camadas finíssimas(como um rocambole). saía limpa, potável e, disse o repórter, com bom gosto.
o material teria de ser substituído de tempos em tempos, não sei em quanto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Março de 2007, 19:17:01 »
do mesmo site que a lela indicou:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125061114

Nova membrana reduz custo de dessalinizador em até 25%
Da redação
14/11/2006

Nova membrana reduz custo de dessalinizador em até 25%

Uma nova membrana de filtragem, criada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, promete dar vida nova a um processo que se acreditava tecnologicamente maduro: a osmose reversa.

A osmose reversa é a técnica mais utilizada hoje para se fazer a dessalinização de águas salobras e água do mar, assim como para a reutilização de águas servidas. Nesse processo, a água é bombeada através de uma membrana porosa, que retém as impurezas, deixando passar apenas a água limpa. O bombeamento exige pressões elevadas, o que consome muita energia.

A nova membrana, criada pela equipe do Dr. Eric Hoek, utiliza uma matriz cruzada de polímeros contendo nanopartículas projetadas para reter praticamente todos os contaminantes, sem afetar as moléculas de água. Estruturada em nanoescala, a matriz cria túneis moleculares que deixam a água passar livremente, mas retêm os contaminantes.

"As nanopartículas são projetadas para atrair e água e são altamente porosas, sugando água como se fosse uma esponja, ao mesmo tempo em que repele os sais dissolvidos e outras impurezas," explica Hoek. As nanopartículas hidrofílicas também repelem material orgânico e bactérias, a principal dor de cabeça do sistema atual, responsáveis pelo entupimento das membranas.

Além de entupir menos, a nova membrana também exige menor pressão no bombeamento, já que ela atrai a água, reduzindo o custo de energia na operação do sistema de dessalinização. Segundo as primeiras experiências, um dessalinizador com a nova membrana consome até 25% menos de energia.

A nova tecnologia está sendo licenciada para a empresa NanoH2O, e deverá chegar ao mercado em cerca de dois anos.

é o sistema do rocambole mesmo o mais usado.
« Última modificação: 30 de Março de 2007, 19:20:29 por Bruno »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2007, 22:19:25 »
Um amigo meu trabalhou alguns meses na Arábia Saudita. Eles tinham tanta água dessalinizada que todas as casas (onde antes era deserto) tinham gramados verdinhos e bem cuidados, regados o dia inteiro. A verdade é que o mundo está cheio de água, o problema é que quando as fontes de água potável ou menos sujas secarem, a água vai ficar mais cara.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
  • ateu até o ultimo fio...
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2007, 18:07:08 »
eu tive um projeto quando eu era guri....eu fiz tipo um telhadinho de vidro em cima de uma caixa com agua salgada...a agua evaporava e escorria pelo vidro até o craha que captva a agua potavel...ai eu pensei pq não colocar um vidro enorme no meio do oceano e fazer esse mesmo processo em escala gigante rsrsrs

ou construir um cano gigante no rio amazonas para coletar a agua antes de chegar no oceano rsrsrsrs

criança é foda...
O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual é a dificuldade de transformar agua salgada em potavel?
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2019, 22:40:05 »
<a href="https://www.youtube.com/v/bfr82RB72U8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/bfr82RB72U8</a>

Today, one out of three people don’t have access to safe drinking water. And that’s the result of many things, but one of them is that 96.5% of that water is found in our oceans. It’s saturated with salt, and undrinkable. Most of the freshwater is locked away in glaciers or deep underground. Less than one percent of it is available to us. So why can’t we just take all that seawater, filter out the salt, and have a nearly unlimited supply of clean, drinkable water?

eu tive um projeto quando eu era guri....eu fiz tipo um telhadinho de vidro em cima de uma caixa com agua salgada...a agua evaporava e escorria pelo vidro até o craha que captva a agua potavel...ai eu pensei pq não colocar um vidro enorme no meio do oceano e fazer esse mesmo processo em escala gigante rsrsrs

ou construir um cano gigante no rio amazonas para coletar a agua antes de chegar no oceano rsrsrsrs

criança é foda...

Eu lembro de ter visto há muito tempo na TV Cultura, em algum documentário ou série sobre Kon Tiki ou alguma outra coisa, fazerem dessalinizaçaõ improvisada na praia com um "toldo" ou "barraquinha" de plástico sobre talvez um balde de águas salgada, que evaporava e então escorria pelas "quinas" da "barraca" em outro recipiente. Ou talvez não tivesse quinas e caísse numa bacia maior circular, mas o princípio é esse.

Eu achava que se usasse tanques ou "encanamentos," talvez com algum formato que favorecesse a evaporação e condensação sem gotejar de volta (imagino algo chato e com canaletas no alto, talvez comum "teto" triangular onde a água escorre para tubos laterais, não sei) que pudessem ser teoricamente se usar até energia solar para aquecer, e a gravidade fazer talvez a maior parte do trabalho de "concentrar" a água. Talvez fazendo isso diversas vezes, para maximizar a dessalinização, se não é que uma vez vapor, está dessalinizada.

Mas ao que parece é bem mais caro, ao menos pelos métodos já desenvolvidos, que devem ser mais complicados que isso, por algum motivo.

Fico curioso quais, porque talvez esse método, se viável em larga escala, não deve produzir essa água hiper-salina como produto colateral, que é um problema. E produto mais volumoso do que a água desejável. Achava que no fim se tivesse água de um lado e sal do outro, e até se aproveitasse o sal para, sei lá, vender sal marinho para os hippies.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!