https://www.youtube.com/v/bfr82RB72U8
Today, one out of three people don’t have access to safe drinking water. And that’s the result of many things, but one of them is that 96.5% of that water is found in our oceans. It’s saturated with salt, and undrinkable. Most of the freshwater is locked away in glaciers or deep underground. Less than one percent of it is available to us. So why can’t we just take all that seawater, filter out the salt, and have a nearly unlimited supply of clean, drinkable water?
eu tive um projeto quando eu era guri....eu fiz tipo um telhadinho de vidro em cima de uma caixa com agua salgada...a agua evaporava e escorria pelo vidro até o craha que captva a agua potavel...ai eu pensei pq não colocar um vidro enorme no meio do oceano e fazer esse mesmo processo em escala gigante rsrsrs
ou construir um cano gigante no rio amazonas para coletar a agua antes de chegar no oceano rsrsrsrs
criança é foda...
Eu lembro de ter visto há muito tempo na TV Cultura, em algum documentário ou série sobre Kon Tiki ou alguma outra coisa, fazerem dessalinizaçaõ improvisada na praia com um "toldo" ou "barraquinha" de plástico sobre talvez um balde de águas salgada, que evaporava e então escorria pelas "quinas" da "barraca" em outro recipiente. Ou talvez não tivesse quinas e caísse numa bacia maior circular, mas o princípio é esse.
Eu achava que se usasse tanques ou "encanamentos," talvez com algum formato que favorecesse a evaporação e condensação sem gotejar de volta (imagino algo chato e com canaletas no alto, talvez comum "teto" triangular onde a água escorre para tubos laterais, não sei) que pudessem ser teoricamente se usar até energia solar para aquecer, e a gravidade fazer talvez a maior parte do trabalho de "concentrar" a água. Talvez fazendo isso diversas vezes, para maximizar a dessalinização, se não é que uma vez vapor, está dessalinizada.
Mas ao que parece é bem mais caro, ao menos pelos métodos já desenvolvidos, que devem ser mais complicados que isso, por algum motivo.
Fico curioso quais, porque talvez esse método, se viável em larga escala, não deve produzir essa água hiper-salina como produto colateral, que é um problema. E produto mais volumoso do que a água desejável. Achava que no fim se tivesse água de um lado e sal do outro, e até se aproveitasse o sal para, sei lá, vender sal marinho para os hippies.