Autor Tópico: Apucarana manda seis mendigos para outras cidades  (Lida 723 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Apucarana manda seis mendigos para outras cidades
« Online: 31 de Março de 2007, 18:55:05 »
Apucarana manda seis mendigos para outras cidades

CÍNTIA ACAYABA
da Agência Folha

A Prefeitura de Apucarana (355 km de Curitiba) retirou anteontem das ruas da cidade 15 moradores de rua. Seis deles foram encaminhados para outros municípios.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná avaliou a ação de "expulsar" os moradores como "absolutamente reprovável" e o Ministério Público Estadual informou que vai abrir um procedimento para investigar o caso.

A medida, considerada como "mais enérgica" pela Assistência Social do município, ocorreu porque a prefeitura "recebeu reclamações da população sobre o comportamento dos mendigos".

"Os nossos moradores de rua nós conhecemos. Mas alguns de fora estavam tomando banho em praça pública, fazendo gestos obscenos para a população e destruindo espaços públicos", afirmou Telma Mourão, secretária de Assistência Social de Apucarana.

A operação realizada com o apoio da Polícia Militar ocorreu na manhã de anteontem. Depois de fornecerem dados pessoais no cartório de identificação da Polícia Civil, seis mendigos receberam dinheiro para passagens da prefeitura e foram encaminhados para Maringá (5) e Mauá da Serra (1).

"A assistente social foi até a rodoviária para garantir que o dinheiro da passagem não seria usado para comprar bebida, coisa que acontece com freqüência", disse o prefeito e ex-padre Valter Pegorer (PMDB).

Os outros nove foram convidados a ir para um abrigo da prefeitura, mas optaram por voltar às ruas.

Um dos mendigos foi autuado por aliciamento de menor, porque ofereceu bebida alcoólica a uma criança. No entanto, ele já foi liberado.

Despacho

O presidente da OAB-PR, Alberto de Paula Machado, disse que a medida adotada pela Prefeitura de Apucarana não pode ser "considerada como solução para um problema".

"O poder público não pode se omitir diante da situação de algumas pessoas morando nas ruas, mas com certeza não pode despachar para outra cidade. Isso é imaginar que você pode viver bem tratando isso só na sua cidade, mas trata-se de um problema conjuntural seríssimo", afirmou.

Para Machado, o fato de a prefeitura ter encaminhado os seis moradores de rua para duas cidades fere o direito de ir e vir, previsto na Constituição Federal. "A pessoa pode permanecer em local público e nenhuma autoridade pode restringir", disse.

A Prefeitura de Maringá, para onde cinco mendigos foram encaminhados, disse que irá oferecer a eles programas de inclusão social.

O promotor de Justiça de Apucarana Eduardo Cabrini vai investigar o caso. Segundo ele, dependendo de como a abordagem foi conduzida pode se configurar abuso. O prefeito considerou a ação como "um trabalho preventivo para a segurança da população" e disse que só vai repetir a operação se houver necessidade.

Fonte: Folha Online
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Apucarana manda seis mendigos para outras cidades
« Resposta #1 Online: 31 de Março de 2007, 23:38:04 »
Nao cometeram atentado ao pudor?
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2007, 01:22:58 »
Para Machado, o fato de a prefeitura ter encaminhado os seis moradores de rua para duas cidades fere o direito de ir e vir, previsto na Constituição Federal. "A pessoa pode permanecer em local público e nenhuma autoridade pode restringir", disse.

de que se esqueceram é que a lei também penaliza o abuso de direito. e privatizar bancos e espaço público e fazer as paredes de banheiro, definitivamente, pode muito bem ser visto como abuso.
juro, já não agüento mais o cheiro de mijo do centro pela manhã. e tooooda manhã a prefeitura manda funcionários e caminhão tanque pra limpar.  há albergues, pô.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2007, 02:12:29 »

de que se esqueceram é que a lei também penaliza o abuso de direito. e privatizar bancos e espaço público e fazer as paredes de banheiro, definitivamente, pode muito bem ser visto como abuso.
juro, já não agüento mais o cheiro de mijo do centro pela manhã. e tooooda manhã a prefeitura manda funcionários e caminhão tanque pra limpar.  há albergues, pô.

Bruno, concordo com você, mas de que centro você fala?
Acho que não é questão de ser morador de rua ou não, a questão é da educação, que não é vista também pelos que usam terno e gravata aqui no centro do Rio.

Eu, sinceramente, vi noutro dia, um deles parar o carro para fazer xixi na rua. Isso é ridículo cara, faz numa garrafinha, ou espera chegar em casa, não aguenta não?

Sobre o post inicial. Concordo com os caras, mas há muito o que se fazer, acredito que ao invés de tentar validar o direito de moradores de rua irem e virem, queria saber se o governador ou o prefeito da cidade de onde eles foram expulsos possuem algum programa social para que tais moradores de rua não mais morem na mesma.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2007, 02:22:04 »
falo do centro de são paulo, raphael.
e em são paulo há um ou dois anos já há essa campanha de desmoralização das autoridades.
o que aconteceu foi que na gestão serra foram construídas rampas em alguns viadutos, que prontamente foram apelidadas pelas pastorais e pelo padre lancelotti como 'rampas anti-mendigo'. nessa administração, do prefeito kassab, 'bancos anti-mendigos' surgiram. são bancos com 'braços' de se pôr a mão no meio deles, em que não se pode deitar pra dormir.

o rótulo de higienista é péssimo e todos querem fugir dele. mas po. TEM albergues na cidade e, pelo que me parece, sobram vagas (mas estou atrás de dados consistentes). a razão pela qual os mendigos não ficam em albergues é a seguinte; além de serem afastados do centro, eles têm horários pra dormir e não podem beber. além disso, alguém disse que "mendigos não gostam de albergues". mas aí é abuso, né? eles fazem questão de ter o direito de poder dormir na rua.
« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 02:26:00 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2007, 02:32:46 »
falo do centro de são paulo, raphael.
e em são paulo há um ou dois anos já há essa campanha de desmoralização das autoridades.
o que aconteceu foi que na gestão serra foram construídas rampas em alguns viadutos, que prontamente foram apelidadas pelas pastorais e pelo padre lancelotti como 'rampas anti-mendigo'. nessa administração, do prefeito kassab, 'bancos anti-mendigos' surgiram. são bancos com 'braços' de se pôr a mão no meio deles, em que não se pode deitar pra dormir.

Este é mais um paliativo ridículo e escroto destes governantes para atingir a porra do problema de forma repentina. Ao invés disso, por que eles não criam um casa ou instituição para ajudar a tais pessoas, que deem dignidade, etc… há muito o que falar sobre isso.

o rótulo de higienista é péssimo e todos querem fugir dele. mas po. TEM albergues na cidade e, pelo que me parece, sobram vagas (mas estou atrás de dados consistentes). a razão pela qual os mendigos não ficam em albergues é a seguinte; além de serem afastados do centro, eles têm horários pra dormir e não podem beber. além disso, alguém disse que "mendigos não gostam de albergues". mas aí é abuso, né? eles fazem questão de ter o direito de poder dormir na rua.

Acho que os mendigos gostam de liberdade. :D

Mas serinho agora, acho que temos que atacar o problema na raiz, excluir os moradores de rua de uma cidade e colocar em outra, não resolve em nada, aliás, até contribui para a idéia estapafúrdia de se criar uma cidade só pra mendigos, depois de copiar a idiota política americana com o nome DEMOCRATAS, vamos adotar também a ideologia de se criar uma cidade pra tudo.

Se não me engano, nos EUA Detroit é a cidade dos carros, é que nem aqui no Brasil, Itu é a cidade de onde tudo é grande, e por aí vai.

Enfim, acredito que temos que trabalhar e muito pra resolver o que certos idiotas não resolvem e que deveriam resolver.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2007, 03:08:25 »
Este é mais um paliativo ridículo e escroto destes governantes para atingir a porra do problema de forma repentina. Ao invés disso, por que eles não criam um casa ou instituição para ajudar a tais pessoas, que deem dignidade, etc… há muito o que falar sobre isso.
porque mendigo nem sempre é, ao contrário do que dizem, "problema social".
o que leva alguém à mendicância? mendigos me comovem, muitas vezes me deparo com um e paro pra pensar. mas não no 'problema social', mas no indivíduo. e fico pensando o que leva alguém a se jogar e ficar lá, na rua.
a duas razões mais plausíveis são as seguintes: incapacidade e resignação. ou seja, o individuo pode se encontrar nesta situação por ser incapaz (psicologicamente ou por outras razões de saúde) e não ter ninguém com quem contar. em outros casos, muitas vezes me parece resignação pura e simples, e são estes os que mais me comovem. pois todos nós, vez ou outra, somos tão esmagados pelo que a sociedade exige de nós que aposto que pela cabeça de cada um já passou a idéia de resignar totalmente, jogar todas as responsabilidades fora custe o que custar. e uns resignam, mesmo, mas resignam a coisas menos importantes. eu já resignei a lavar minha louça, e em decorrência disso surgiram uns fungos um dia em um prato com molho de tomate, de modo que ou só uso pratos antes de a faxineira vir ou não uso e como fora.
é isso que estou dizendo, raphael. já parou pra pensar no que leva alguém à mendicância? ou deu uma resposta automática pra questão; "falta de oportunidades"? um colega meu de guiné bissau disse que se espantou com os mendigos de são paulo. disse que nem no país dele, que é paupérrimo, se vê mendigos na rua. não estou dizendo que a mendicância é sempre uma escolha, mas que em muitos casos pode ser, sim. e se é uma escolha, então que arquem com as conseqüências e vão para um albergue. não é por problemas de si mesmos que se vai permitir desrespeitar principios seculares do direito e leis estabelecidas. o que é público, é público, e o que é privado é privado.
dura lex, sed lex.

Mas serinho agora, acho que temos que atacar o problema na raiz, excluir os moradores de rua de uma cidade e colocar em outra, não resolve em nada, aliás, até contribui para a idéia estapafúrdia de se criar uma cidade só pra mendigos, depois de copiar a idiota política americana com o nome DEMOCRATAS, vamos adotar também a ideologia de se criar uma cidade pra tudo.
confesso que a expulsão dos mendigos foi um pouco exagerada. mais sensato seria criar albergues, se os falta na cidade.
que idiota política americana com o nome DEMOCRATAS é essa?

Se não me engano, nos EUA Detroit é a cidade dos carros, é que nem aqui no Brasil, Itu é a cidade de onde tudo é grande, e por aí vai.
hehe
isso não é fruto de política alguma , rapaz. a cidade só expulsou os mendigos pra jogar o fardo pra outras, não pra tornar maringá 'uma cidade de mendigos'. detroit é a cidade dos carros por razões históricas, o que não significa que só lá haja montadoras nos eua, muito pelo contrário. itu abraçou o rótulo, sei lá, por motivos turísticos. é normal que cidades sejam caracterizadas assim.

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2007, 03:18:19 »
http://desciclo.pedia.ws/images/a/a3/Dunga_comemora.JPG

porque mendigo nem sempre é, ao contrário do que dizem, "problema social".
o que leva alguém à mendicância? mendigos me comovem, muitas vezes me deparo com um e paro pra pensar. mas não no 'problema social', mas no indivíduo. e fico pensando o que leva alguém a se jogar e ficar lá, na rua.
a duas razões mais plausíveis são as seguintes: incapacidade e resignação. ou seja, o individuo pode se encontrar nesta situação por ser incapaz (psicologicamente ou por outras razões de saúde) e não ter ninguém com quem contar. em outros casos, muitas vezes me parece resignação pura e simples, e são estes os que mais me comovem. pois todos nós, vez ou outra, somos tão esmagados pelo que a sociedade exige de nós que aposto que pela cabeça de cada um já passou a idéia de resignar totalmente, jogar todas as responsabilidades fora custe o que custar. e uns resignam, mesmo, mas resignam a coisas menos importantes. eu já resignei a lavar minha louça, e em decorrência disso surgiram uns fungos um dia em um prato com molho de tomate, de modo que ou só uso pratos antes de a faxineira vir ou não uso e como fora.
é isso que estou dizendo, raphael. já parou pra pensar no que leva alguém à mendicância? ou deu uma resposta automática pra questão; "falta de oportunidades"? um colega meu de guiné bissau disse que se espantou com os mendigos de são paulo. disse que nem no país dele, que é paupérrimo, se vê mendigos na rua. não estou dizendo que a mendicância é sempre uma escolha, mas que em muitos casos pode ser, sim. e se é uma escolha, então que arquem com as conseqüências e vão para um albergue. não é por problemas de si mesmos que se vai permitir desrespeitar principios seculares do direito e leis estabelecidas. o que é público, é público, e o que é privado é privado.
dura lex, sed lex.

Bruno, apesar de não querer levar para sempre o mesmo lado, que é de criticar o sistema, os governantes, e blá blá blá. Vou discordar de você.

Há muito o que se dizer sobre os pontos nos quais você citou, e como há. Acredito que há vários motivos para que uma pessoa venha a se tornar morador de rua, muitas das vezes, vejo famílias nas ruas e isso já pode então descaracterizar a idéia que isso está restrito a indivíduos despreparados.

confesso que a expulsão dos mendigos foi um pouco exagerada. mais sensato seria criar albergues, se os falta na cidade.
que idiota política americana com o nome DEMOCRATAS é essa?

Falo sobre o PFL que agora se intitula democratas, copiaram deliberadamente a idéia americana, democratas e republicanos, sacou?

Em relação à se criar albergues, concordo com você, a princípio sim, mas não só criar albergues, dar educação, esperança, etc.

hehe
isso não é fruto de política alguma , rapaz. a cidade só expulsou os mendigos pra jogar o fardo pra outras, não pra tornar maringá 'uma cidade de mendigos'. detroit é a cidade dos carros por razões históricas, o que não significa que só lá haja montadoras nos eua, muito pelo contrário. itu abraçou o rótulo, sei lá, por motivos turísticos. é normal que cidades sejam caracterizadas assim.

Eu não disse que isso seria fruto de uma política, disse que o ato que os governantes fizeram nos levaria a idéia americana de se criar tudo com um objetivo de voltados à cidades temáticas.

Eu também acho normal as cidades serem caracterizadas assim, só não gostaria de colaborar com a existência de uma cidade de moradores de rua.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2007, 03:22:51 »
Falo sobre o PFL que agora se intitula democratas, copiaram deliberadamente a idéia americana, democratas e republicanos, sacou?
haha sim, os DEM. vai demorar pra acostumar.
mas os democratas são de esquerda. não sei se o intuito foi copiar.

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2007, 03:26:40 »
haha sim, os DEM. vai demorar pra acostumar.
mas os democratas são de esquerda. não sei se o intuito foi copiar.

Então. Eles agora são de esquerda contra o governo atual. Idiotas não?
Pra mim, foi copiar sim, deliberadamente. Depois de 15 anos de domínio excessivo da Bahia, eles ainda se indicam democratas, ACM me dá nojo. :bravo:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!