Este é mais um paliativo ridículo e escroto destes governantes para atingir a porra do problema de forma repentina. Ao invés disso, por que eles não criam um casa ou instituição para ajudar a tais pessoas, que deem dignidade, etc… há muito o que falar sobre isso.
porque mendigo nem sempre é, ao contrário do que dizem, "problema social".
o que leva alguém à mendicância? mendigos me comovem, muitas vezes me deparo com um e paro pra pensar. mas não no 'problema social', mas no indivíduo. e fico pensando o que leva alguém a se jogar e ficar lá, na rua.
a duas razões mais plausíveis são as seguintes: incapacidade e resignação. ou seja, o individuo pode se encontrar nesta situação por ser incapaz (psicologicamente ou por outras razões de saúde) e não ter ninguém com quem contar. em outros casos, muitas vezes me parece resignação pura e simples, e são estes os que mais me comovem. pois todos nós, vez ou outra, somos tão esmagados pelo que a sociedade exige de nós que aposto que pela cabeça de cada um já passou a idéia de resignar totalmente, jogar todas as responsabilidades fora custe o que custar. e uns resignam, mesmo, mas resignam a coisas menos importantes. eu já resignei a lavar minha louça, e em decorrência disso surgiram uns fungos um dia em um prato com molho de tomate, de modo que ou só uso pratos antes de a faxineira vir ou não uso e como fora.
é isso que estou dizendo, raphael. já parou pra pensar no que leva alguém à mendicância? ou deu uma resposta automática pra questão; "falta de oportunidades"? um colega meu de guiné bissau disse que se espantou com os mendigos de são paulo. disse que nem no país dele, que é paupérrimo, se vê mendigos na rua. não estou dizendo que a mendicância é sempre uma escolha, mas que em muitos casos pode ser, sim. e se é uma escolha, então que arquem com as conseqüências e vão para um albergue. não é por problemas de si mesmos que se vai permitir desrespeitar principios seculares do direito e leis estabelecidas. o que é público, é público, e o que é privado é privado.
dura lex, sed lex.
Mas serinho agora, acho que temos que atacar o problema na raiz, excluir os moradores de rua de uma cidade e colocar em outra, não resolve em nada, aliás, até contribui para a idéia estapafúrdia de se criar uma cidade só pra mendigos, depois de copiar a idiota política americana com o nome DEMOCRATAS, vamos adotar também a ideologia de se criar uma cidade pra tudo.
confesso que a expulsão dos mendigos foi um pouco exagerada. mais sensato seria criar albergues, se os falta na cidade.
que idiota política americana com o nome DEMOCRATAS é essa?
Se não me engano, nos EUA Detroit é a cidade dos carros, é que nem aqui no Brasil, Itu é a cidade de onde tudo é grande, e por aí vai.
hehe
isso não é fruto de política alguma , rapaz. a cidade só expulsou os mendigos pra jogar o fardo pra outras, não pra tornar maringá 'uma cidade de mendigos'. detroit é a cidade dos carros por razões históricas, o que não significa que só lá haja montadoras nos eua, muito pelo contrário. itu abraçou o rótulo, sei lá, por motivos turísticos. é normal que cidades sejam caracterizadas assim.