Ainda acho melhor dar ampla autonomia aos Estados, mas manter a União, embora enfraquecida, resumida a questões de diplomacia e defesa e economia. Dividir demais seria problema, teríamos moedas diferentes, leis processuais diferentes, uma bagunça mesmo. É melhor dar alpla autonomia aos Estados e manter algumas competências legislativas para a União. Tipo legislar sobre direito penal e civil, processo penal e civil, o que com certeza ajuda a manter as relações comerciais e a estabilidade em todas as regiões. Unidade econômica, todos sob uma mesma moeda, no caso o Real, um Banco Central etc. Todo resto fica par ao Estado, aliás sabe qual resto? as competências tributárias, afinal, só se governa com dinheiro e o que ocorre hoje é os Estados mendigando para a União e a União cheia de dinheiro, que fica com a maioria das competências tributárias, mas passa toda a competência para executar os serviços públicos para os Estados e Municípios.
É algo do tipo eu cobro e arrecado e você executa os serviços, ou seja trabalha. Eventualmente, de acordo com a colaboração política, eu te repasso um pouquinho das verbas para você executar estes serviços.