Autor Tópico: Polarização modulada!  (Lida 614 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Polarização modulada!
« Online: 03 de Abril de 2007, 00:01:55 »
Olá pessoal,

Sabemos que os sistemas de transmissão por ondas eletromagnéticas utilizam básicamente dois sistemas de codificação: o AM(Amplitude Modulada), onde a amplitude da onda é modulada para transmitir informação e o FM(Frequência Modulada) onde a frequência da onda é modulada. Então eu pensei seria possível construir um sistema similar onde a Polaridade da onda fosse modulada? Seria o PM(Polaridade Modulada), onde a inclinação do plano da onda, sua polaridade, fosse modulada para transmitir informação. Alguém sabe se isso é tecnicamente possível?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Polarização modulada!
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2007, 06:07:51 »
Boa idéia. Não só é possível, como já existe uma patente: :)
http://www.patentstorm.us/patents/5497437-claims.html

Pensando sobre isso, antevejo um possível problema, pelo menos no caso de ondas de rádio: existe o
chamado Efeito Faraday, que é uma rotação do plano de polarização da radiação quando passa em uma
região com campo magnético. Isso quer dizer que, para transmissões a longa distância, devido ao campo magnético
da Terra, isso talvez possa causar uma degradação do sinal (existe também o efeito Kerr, que é semelhante, mas
para reflexão).

Outra possibilidade também é a modulação de fase:
http://en.wikipedia.org/wiki/Phase_modulation
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2007, 11:58:56 »
É Dr. Manhattan é difícil ser original nos tempos de hoje! Estava apenas divagando sobre as ondas eletromagnéticas quando me veio essa possibilidade, mas ao mesmo tempo imaginei que algum efeito poderia interferir na propagação da onda. Meus outros inventos utilizam princípios simples, mas que não foram pensados ainda(Creio eu), pois não são óbvios. Mas de qualquer maneira obrigado por responder ao Post!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2007, 00:13:30 »
Talvez outro impedimento é que esse tipo de transmissão seria corrompida por reflexões em meios dielétricos e irregulares.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!