Autor Tópico: Os blogs estão morrendo?  (Lida 1286 vezes)

Danieli

• Visitante
Os blogs estão morrendo?
« Online: 03 de Abril de 2007, 02:09:58 »
Os blogs estão morrendo?

A idéia de ter um blog está ficando velha? Dois novos serviços na internet dão a entender que sim.

O primeiro chama-se Tumblr e é uma ferramenta simples para criar os chamados tumblelogs, que são weblogs extremamente condensados. A idéia surgiu no final de 2005, com o site Anarchaia, mantido por Christian Neukirchen, e hoje tem usuários como o Projectionist, além de Merlin Mann (do site 43 Folders, referência na área de produtividade pessoal).

O conteúdo dos sites é baseado em links, citações (formatadas em corpos enormes e com cores berrantes), diálogos extraídos de instant messengers, vídeos e imagens. O tamanho dos textos geralmente não passa das 4 linhas. São poucas explicações e muitas provocações. Inclusive nas descrições pessoais dos autores. Merlin, por exemplo, se transforma num simples “MM”.

O que você está fazendo?

O segundo serviço é o Twitter, no qual você se cadastra para informar, em poucas linhas, o que está fazendo ou tem para fazer naquele momento. Um dos adeptos mais famosos é Steve Jobs, o CEO-lebrity da Apple.

Como qualquer outro usuário, ele pode pegar o celular, o MSN (ooops) ou o browser e acessar um sistema simples de publicação. Lá poderá escrever algo como “estou preparando uma matéria”. Os amigos dele cadastrados no Twitter serão imediatamente avisados e aí começa a troca de idéias - ou “buzz”, que é o termo preferido das redes sociais da atualidade.

À primeira vista, o Twitter parece algo um tanto inútil ou paranóico. Quem gostaria de escrever tudo o que está fazendo durante o dia? Pior: quem teria tempo para isso? Os desocupados? E, nesse caso, o que, afinal eles teriam para escrever?

Há alguns anos também se questionava isso a respeito dos blogs. E, segundo pesquisa divulgada no mês passado, hoje existem mais de 76 milhões deles mundo afora - cerca de 75 mil são criados por dia. O portal norte-americano Technorati garante que a blogosfera está 60 vezes maior do que há 3 anos.

Mudando para onde?

Mesmo com essa popularidade, os blogs começam a mudar sutilmente. Aparecem os blogueiros profissionais (probloggers), os jornalistas e escritores dito sérios montam os seus e o lado pessoal, “meu diário”, parece migrar para as redes sociais, tanto as genéricas (My Space, o Orkut), quanto as específicas (para mães, trabalhadores, adolescentes, fãs de futebol, etc.) e as no estilo “invente a sua” (Ning).

Até a maneira de ler blogs muda com o aparecimento dos canais de RSS. Menos design, mais rapidez na aquisição de informações. O RSS faz o blog (e os sites) se tornarem mais parecidos com os e-mails.

Essas mudanças parecem ser apenas o começo de uma história que tende a se desenvolver muito. Tente acompanhar – se tiver tempo.

(Eduardo Fernandes)

http://super.abril.com.br/blogs/superblog/37732_post.shtml

Vocês acham? O meu é daqueles antigos e continua vivo...

Raphael

• Visitante
Re: Os blogs estão morrendo?
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2007, 02:15:51 »
Eu nunca tive um blog, ele nem nasceu, como é que eles dizem que já estão morrendo?

:D

Danieli

• Visitante
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2007, 02:22:01 »
Eu nunca tive um blog, ele nem nasceu, como é que eles dizem que já estão morrendo?

O formato tradicional está sendo suprido pelo Tumblr   :'(

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2007, 02:35:21 »
Ahhh, então há tempo ainda, estou salvo. :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2007, 02:36:47 »
olha, nenhuma dessas coisas novas vai tirar o blog, é o meu palpite. os meus blogs preferidos não menos de 4 linhas, textos relativamente longos e bem escritos não são substituíveis.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2007, 02:58:18 »
Os blogs estão morrendo, sim.  Mas depositem quinze milhões na minha conta-corrente e eles poderão ser salvos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2007, 04:08:46 »
Os blogs estão morrendo, sim.  Mas depositem quinze milhões na minha conta-corrente e eles poderão ser salvos.

A CPMF seria muito alta, não gosto de pagar impostos, pode ser em dinheiro vivo não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2007, 04:17:25 »
Para você eu quebro esse galho, Raphael.   Aceito dinheiro vivo, sim.  Até parcelo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2007, 05:05:58 »
Para você eu quebro esse galho, Raphael.   Aceito dinheiro vivo, sim.  Até parcelo.

:lol:

Gosto de você. :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2007, 05:11:32 »
Grato.

Agora quanto ao dinheiro, como fazemos mesmo?

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2007, 05:14:06 »
Grato.

Agora quanto ao dinheiro, como fazemos mesmo?

:lol:

Em quantas parcelas fixas você aceita? e outra, você pretende viver até quantos anos?

Danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2007, 07:44:08 »

Você está muito heróico... As pessoas vão notar Luis.
Ssshhhhhhhhh
Que mania de falar tudo!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2007, 08:47:18 »

Tem tudo para ser um "missionário dos blogs".

Salva, mas cobra muito dinheiro para isso... :histeria:

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2007, 19:23:15 »
sobre blogs.. eu tenho um q há uns 3 anos q ele n recebe atualizações.
MUITOS amigos tinham.. hoje 1 ou 2 os mantém... eu gostava de escrever.. perdi o costume
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2007, 20:25:58 »
eu acompanho uns blogs de uns cientistas aí onde ocorrem debates sobre temas científicos e ... progressos pra valer. Tipo, um cara em resposta a uma postagem de um blog publica um artigo com um novo resultado.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2007, 10:55:01 »
Teoria do D.: Somente os mais adaptados sobreviverão.
Teoria do H.: No final só pode haver um!
Teoria do A.: Logo logo a mágica se fara pela mão do DI e ao invés de morrerem, todos entraram numa concorrência perfeita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!