Os blogs estão morrendo?A idéia de ter um blog está ficando velha? Dois novos serviços na internet dão a entender que sim.O primeiro chama-se Tumblr e é uma ferramenta simples para criar os chamados tumblelogs, que são weblogs extremamente condensados. A idéia surgiu no final de 2005, com o site Anarchaia, mantido por Christian Neukirchen, e hoje tem usuários como o Projectionist, além de Merlin Mann (do site 43 Folders, referência na área de produtividade pessoal).O conteúdo dos sites é baseado em links, citações (formatadas em corpos enormes e com cores berrantes), diálogos extraídos de instant messengers, vídeos e imagens. O tamanho dos textos geralmente não passa das 4 linhas. São poucas explicações e muitas provocações. Inclusive nas descrições pessoais dos autores. Merlin, por exemplo, se transforma num simples “MM”.O que você está fazendo?O segundo serviço é o Twitter, no qual você se cadastra para informar, em poucas linhas, o que está fazendo ou tem para fazer naquele momento. Um dos adeptos mais famosos é Steve Jobs, o CEO-lebrity da Apple.Como qualquer outro usuário, ele pode pegar o celular, o MSN (ooops) ou o browser e acessar um sistema simples de publicação. Lá poderá escrever algo como “estou preparando uma matéria”. Os amigos dele cadastrados no Twitter serão imediatamente avisados e aí começa a troca de idéias - ou “buzz”, que é o termo preferido das redes sociais da atualidade.À primeira vista, o Twitter parece algo um tanto inútil ou paranóico. Quem gostaria de escrever tudo o que está fazendo durante o dia? Pior: quem teria tempo para isso? Os desocupados? E, nesse caso, o que, afinal eles teriam para escrever?Há alguns anos também se questionava isso a respeito dos blogs. E, segundo pesquisa divulgada no mês passado, hoje existem mais de 76 milhões deles mundo afora - cerca de 75 mil são criados por dia. O portal norte-americano Technorati garante que a blogosfera está 60 vezes maior do que há 3 anos.Mudando para onde?Mesmo com essa popularidade, os blogs começam a mudar sutilmente. Aparecem os blogueiros profissionais (probloggers), os jornalistas e escritores dito sérios montam os seus e o lado pessoal, “meu diário”, parece migrar para as redes sociais, tanto as genéricas (My Space, o Orkut), quanto as específicas (para mães, trabalhadores, adolescentes, fãs de futebol, etc.) e as no estilo “invente a sua” (Ning).Até a maneira de ler blogs muda com o aparecimento dos canais de RSS. Menos design, mais rapidez na aquisição de informações. O RSS faz o blog (e os sites) se tornarem mais parecidos com os e-mails.Essas mudanças parecem ser apenas o começo de uma história que tende a se desenvolver muito. Tente acompanhar – se tiver tempo.(Eduardo Fernandes)http://super.abril.com.br/blogs/superblog/37732_post.shtml
Eu nunca tive um blog, ele nem nasceu, como é que eles dizem que já estão morrendo?
Os blogs estão morrendo, sim. Mas depositem quinze milhões na minha conta-corrente e eles poderão ser salvos.
Para você eu quebro esse galho, Raphael. Aceito dinheiro vivo, sim. Até parcelo.
Grato.Agora quanto ao dinheiro, como fazemos mesmo?