Autor Tópico: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te salvar!!  (Lida 2480 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te salvar!!
« Online: 22 de Maio de 2005, 16:44:50 »
Notícias Sábado, 21 de maio de 2005

JC e-mail 2771, de 19 de Maio de 2005.
Dia Mundial da Física: Remando contar a maré do Big Bang

Hoje, a tese defendida por Novello, a do Universo eterno, prevalece

Ana Lucia Azevedo escreve para ‘O Globo’:

O físico Mário Novello sabe muito bem como é duro remar contra a maré. Principalmente, se a maré em questão é a do Big Bang, o famoso modelo sobre a origem do Universo.

Hoje, a tese defendida por Novello, a do Universo eterno, prevalece. Porém, ele mais uma vez aposta na mudança e vê uma nova revolução em curso na física. A Humanidade poderá mudar, uma vez mais, a forma como vê a si mesma e ao mundo.

No ano passado, Novello ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Claude Bernard de Lyon — o último físico agraciado com o título foi o russo Andrei Sakharov (1921-1989), prêmio Nobel em 1975 e o mais famoso dissidente da ex-União Soviética.

Ele divide seu tempo entre as pesquisas no Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e os livros que escreve para não cientistas, como ‘Máquina do tempo’ (Jorge Zahar Editor) e ‘Os jogos da natureza’ (Campus/Elsevier).

Por muito tempo seu trabalho foi visto como herético. Você desafiava o conceito do Big Bang, a explicação mais difundida sobre a origem do Universo. O que mudou?

Mário Novello: Muitos estudos mostraram que a hipótese do Universo eterno é muito mais factível do que a de um Cosmo como o do Big Bang, com um início estabelecido há uns poucos bilhões de anos. Durante a década de 90 ficou claro que o Big Bang foi um começo, mas apenas dessa fase de expansão do Universo. O Big Bang não foi o início de tudo.

Por quê o Big Bang se tornou tão difundido?

Novello: Porque é um conceito poderoso. Ele virou uma espécie de mito científico da criação. Substituiu o Paraíso, Adão e Eva por átomos e moléculas. A física trouxe a cosmogonia para a ciência.

Se o Big Bang não foi o início de tudo, o que havia antes?

Novello: Há numerosos modelos. Mas eles concordam que antes do Big Bang havia o vazio. Mas esse vazio é o vazio de matéria, de tudo que chamamos indistintamente de coisas. Mas isso não vale para estrutura espaço-tempo. Por isso, pelas leis da gravitação, esse vazio primordial era instável e sujeito a colapsar. A matéria e a energia surgiram devido à interação gravitacional que fez o vazio colapsar. Foi o colapso do nada. Com a gravitação, o nada gerou tudo-o-que-existe.

Esses conceitos são muito complexos, distantes dos fatos cotidianos...

Novello: Sim, é verdade. Uma parte da física está cada vez mais voltada para coisas que não fazem parte do cotidiano. Mas a física também nos impõe novos desafios. À medida que nosso conhecimento sobre o Universo e as leis que o regem aumenta, somos desafiados a mudar nossa visão de mundo. Nosso cérebro está treinado para pensar em matéria/energia e espaço/tempo. Mas a explicação sobre a origem do Cosmo que começa a emergir não se encaixa na nossa forma de pensar e à nossa linguagem.

Nos últimos anos temos visto a ciência se aproximar como nunca da ficção. Um dia seremos capazes de viajar no tempo?

Novello: Teoricamente, é possível. Precisamos encontrar atalhos no espaço-tempo que os físicos apelidaram de buracos de minhoca. Hoje, não conseguimos nem chegar a alfa-centauro, a estrela mais próxima de nosso Sol. É uma distância praticamente impossível de percorrer. Mas se entrássemos num buraco de minhoca poderíamos chegar à alfa-centauro em segundos. Os atalhos viabilizariam não só viagens no tempo quanto a exploração do Universo. Parece ficção, mas hoje faz parte da ciência.

Como descobrir buracos de minhoca no Universo?

Novello: Os buracos de minhoca são como máquinas do tempo capazes de nos transportar em viagens que levariam dezenas de milhares de anos, para o passado ou para o futuro, em segundos. Para achá-los, precisamos modificar certas conseqüências de algumas leis da física.

A física passa por uma nova revolução?

Novello: A cosmologia está reformando nossa forma de ver o Universo. Temos dificuldade para perceber esta revolução porque estamos imersos nela. Precisamos aprender a pensar de maneira diferente, mas não sabemos ainda muito bem como.

Como é essa nova visão?

Novello: É uma revolução que começou no final do século XX. Chegamos a fenômenos que não podem ser explicados pelas leis que conhecemos, que desafiam princípios básicos como os do eletromagnetismo tradicional. Talvez vá surgir um novo Einstein que nos ajude a entender melhor a nova estrutura que está em marcha.
(O Globo, 18/5)



Anterior
Dia Mundial da Física: O desafio monumental de decifrar o Universo
Próxima
Dia Mundial da Física: A jornada do pensamento que tomou toda uma vida

--------------------------------------------------------------------------------

Índice de Noticías
- imprimir
- enviar
- comentário



Expediente • Contato • Site da SBPC Navegue por aqui
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC©2002
Todos os direitos reservados / All rights reserved

Notícias Sábado, 21 de maio de 2005

JC e-mail 2771, de 19 de Maio de 2005.
Dia Mundial da Física: O desafio monumental de decifrar o Universo

Esse conhecimento mais profundo que, em tese, permitiria até mesmo as viagens no tempo, só será possível com novas teorias ou, quem sabe, um novo Einstein

Roberta Jansen escreve para ‘O Globo’:

Conciliar dois dos principais legados de Albert Einstein, a física quântica e a relatividade geral, criando uma teoria unificada e mais consistente para explicar os fenômenos da natureza, é um dos maiores desafios da física atualmente, concordam especialistas.

Segundo cientistas, entretanto, teorias tão ou mais revolucionárias que as de Einstein, que apresentassem novas concepções sobre o espaço-tempo, precisariam advir para a solução do impasse.

À medida que novos fenômenos, escalas, domínios da natureza e tecnologias surgirem, teorias mais amplas serão necessárias para explicá-los, acreditam.

‘Quando se considera a idéia de Einstein, da gravidade ligada à geometria do espaço-tempo, é preciso olhar o que acontece com o espaço-tempo numa escala muito abaixo da microscópica, tão distante da nossa quanto a do Universo’, sustenta o físico Moysés Nussenzveig, explicando por que é difícil unificar a teoria quântica à da relatividade geral.

‘Estamos falando de distâncias e tempos tão curtos, tão pequenos, que é difícil conceber acesso a essas escalas em laboratório. E nessas escalas, o conceito de espaço-tempo precisa ser revisto.’

Por enquanto, aponta Nussenzveig, não há teoria consistente para se chegar a essas escalas. A Teoria das Cordas, que tenta fazer isso, é a mais conhecida e mais aceita atualmente, mas, segundo os especialistas, ainda é embrionária.

‘Estamos caminhando para uma tecnologia que envolve sistemas cada vez mais microscópicos’, constata o físico Luiz Davidovitch.

‘Disso resulta que começamos a lidar com aplicações da física quântica no nível microscópico, aplicações que lidam com propriedades quânticas que intrigaram Einstein durante muitos anos.’

A solução de tal problema é considerada fundamental a médio prazo, sobretudo num momento em que a nanotecnologia desponta como uma das mais promissoras áreas da física, em áreas que vão da eletrônica à biologia. A nanotecnologia lida com escalas atômicas e moleculares, ainda assim, mais de 30 ordens de grandeza acima da gravidade quântica.

Outro importante desafio da física, na análise dos especialistas, diz respeito justamente a sua relação com a biologia.

‘Cada vez mais constatamos que mecanismos moleculares biológicos básicos são diretamente influenciados pela física’, aponta Davidovich.

‘Por isso, acredito que a física terá um papel cada vez mais importante na biologia, ajudando a explicar características de moléculas e sistemas biológicos.’

Outro grande problema em aberto a intrigar os cientistas diz respeito ao ínfimo conhecimento que se tem do Universo.

‘Se por um lado a física nos permitiu explicar desde fenômenos em escala subnuclear até do Universo, por outro, descobertas recentes mostram que tudo aquilo que tratamos na física seria apenas 4% do que está contido no Universo’, diz Nussenzveig.

‘Há a matéria escura e a energia escura sobre as quais há conjecturas.’

Esse conhecimento mais profundo que, em tese, permitiria até mesmo as viagens no tempo, só será possível com novas teorias ou, quem sabe, um novo Einstein.
(O Globo, 18/5)
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2005, 18:06:53 »
Esse texto está muito tendencioso. Conheço um monte de gente que acredita em universo eterno. Big bang não é assim tããããããão difundido quanto parece.

Além do mais, a ciência não descarta a possibilidade do universo ser eterno.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2005, 21:50:00 »
Entre no buraco de minhocas Hammond, salve-se! :shock:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2005, 21:55:50 »
Engraçado, não vi as palavras "criacionismo" "deus" "criador" nem nada.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2005, 22:49:32 »
O que esse assunto tem a ver com a discussão evolução x criacionismo?
Moderador, por favor, mova para a área ciência.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2005, 22:49:53 »
Citação de: Perseus
Engraçado, não vi as palavras "criacionismo" "deus" "criador" nem nada.


Ingenuidade faz parte de muitos cientistas , liga não :?
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2005, 00:14:26 »
Citação de: Angelo Melo
O que esse assunto tem a ver com a discussão evolução x criacionismo?
Moderador, por favor, mova para a área ciência.


Movido.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2005, 00:43:21 »
Citação de: Poindexter
Movido.


Obrigado.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te salvar!!
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2005, 09:06:40 »
Explica pra eles Hammond, o que tem os buracos de minhoca a ver com criacionismo! 8)
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2005, 09:08:12 »
Se o Aurelio não explicar, faço a relação..mas esperava mais de vcs para perceber, realmente a ingenuidade tá passando dos limites!
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2005, 09:35:42 »
Qualquer filme Sci-Fi mostra que buracos de minhoca servem para transportar as naves inter-estelares de uma área para outra. Mas nenhum fala de paraíso que eu saiba...  :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2005, 09:43:14 »
Recado do Raul: Tente outra vez! :hihi:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2005, 09:56:07 »
Citação de: Sodré
Recado do Raul: Tente outra vez! :hihi:
Assim quando você explicar o motivo do afastamento dos corpos celestes entre sí, que favorecem mais ao BigBang do que ao universo eterno.

Não se pode afirmar nada dos dois lados, então... Perdeu! ;P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2005, 10:02:08 »
RELACIONAMENTO DO ARTIGO COM A DISCUSSÃO CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO

Primeiro: O texto questiona o BIG Bang  que não deixa de pertencer a linha de analise e de pensamento materialista-evolucionista de surgimento espontaneo de ordem..o evolucionismo permeia diversas formas de analise criando um conjunto errado de compreensão da existencia.
Segundo: O texto defende a eternidade como o criacionismo o faz, enquanto que é fartamente comentado pela NET a idade do universo, numa mania evolucionista de querer demarcar idades para tudo atraves de calculos que ignoram bilhões de possibilidades de fatores(até não imaginados) que aconteceriam nos bilhões de anos.(por isso a irresponsabilidade e a declinação empirica de galeleanismo em alguns postulados cientificos..entre aspas)
Terceiro: O texto mostra como são volateis os raciocinios humanos para a compreensão do universo (neste o ponto a física demonstra ser muito mais cientifica que a dogmatica biologia darwiniana). E nosso Genio reconhecido demonstra uma imensa humildade diante do tamnaho em tempo e espaço daquilo que ele analisa..isso é mais que um show de prática de ciência seria, é uma verdadeira aula para os deslumbrados e dogmaticos cientificistas atuais tendo por inumeros representantes principalmente nas acoloradas e apixonadas defesas do evolucionismo darwiniano.
Quarto: A visão espaço-tempo é demonstrada poder sofrer drásticas mudanças tornando o modelo datacional em que se assenta a teoria da evolução ainda mais vulneravel.
Quinto: O caminho da luz (que o Hammond e outros se apegavam tão apaixonadamente, para xingar de retardados os que acreditavam na possibilidade de tempos instataneos ou curtos para ela, criação da luz, estrelas, sol, etc.. ) pode ser resolvido ou pelo menos deixado em aberto a questão,  diante de fortíssimos indicios de atalhos (....) no universo. (por isso a brincadeira: Salve-se Hammond! Entre no buraco da minmhoca!)
Sexto e demais outros relacionamentos: Deixo pra vcs responderem
Setimo: Solicito que depois destes esclarecimentos da relação do artigo,  com criacionismo x evolucionismo.. o tópico possa retornar PLEASE!!!! :roll:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2005, 10:21:44 »
Citação de: Sodré
RELACIONAMENTO DO ARTIGO COM A DISCUSSÃO CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO


Lá vem bosta, mas vamos à refutação. Este texto parece ser pequeno o suficiente para poder ser respondido por mim... :P

Citação de: Sodré
Primeiro: O texto questiona o BIG Bang  que não deixa de pertencer a linha de analise e de pensamento materialista-evolucionista de surgimento espontaneo de ordem..o evolucionismo permeia diversas formas de analise criando um conjunto errado de compreensão da existencia.


Hein?!! BigBang é só uma teoria no meio de muitas. É a mais difundida pelo fato de se encaixar na evidência dos afastamentos de corpos celestes com maior facilidade.

Citação de: Sodré
Segundo: O texto defende a eternidade como o criacionismo o faz, enquanto que é fartamente comentado pela NET a idade do universo, numa mania evolucionista de querer demarcar idades para tudo atraves de calculos que ignoram bilhões de possibilidades de fatores(até não imaginados) que aconteceriam nos bilhões de anos.(por isso a irresponsabilidade e a declinação empirica de galeleanismo em alguns postulados cientificos..entre aspas)


Errado. O criacionismo não defende a eternidade do universo. Sequer se refere ao universo! Só fala da criação do planeta Terra e dos seres nele existentes. Acrescento que de uma maneira infaltil demais...

Quanto a datações, não passam de especulações. Nunca passaram e ninguém nunca afirmou que tais datações são precisas. No entanto, é muito mais fácil fazer datação do nosso próprio planeta e cruzar os dados com o surgimento e o desaparecimento de estrelas no universo. São estimativas, mas são bem fundamentadas.

Citação de: Sodré
Terceiro: O texto mostra como são volateis os raciocinios humanos para a compreensão do universo (neste o ponto a física demonstra ser muito mais cientifica que a dogmatica biologia darwiniana). E nosso Genio reconhecido demonstra uma imensa humildade diante do tamnaho em tempo e espaço daquilo que ele analisa..isso é mais que um show de prática de ciência seria, é uma verdadeira aula para os deslumbrados e dogmaticos cientificistas atuais tendo por inumeros representantes principalmente nas acoloradas e apixonadas defesas do evolucionismo darwiniano.


Evolução não tem nada a ver com Astrofísica. É o mesmo que pedir para o Ratinho desenvolver correções para o Windows XP. No entanto, a abiogênese e a evolução se encaixam bem nas estimativas de datação do planeta. Coincidência?

Citação de: Sodré
Quarto: A visão espaço-tempo é demonstrada poder sofrer drásticas mudanças tornando o modelo datacional em que se assenta a teoria da evolução ainda mais vulneravel.


As datações evolutivas não são mais questionadas. Já se chegaram a um consenso sobre o surgimento das espécies. Astrofísica não entra nessa área e, mesmo que o universo seja eterno, o nosso planeta não é.

Citação de: Sodré
Quinto: O caminho da luz (que o Hammond e outros se apegavam tão apaixonadamente, para xingar de retardados os que acreditavam na possibilidade de tempos instataneos ou curtos para ela, criação da luz, estrelas, sol, etc.. ) pode ser resolvido ou pelo menos deixado em aberto a questão,  diante de fortíssimos indicios de atalhos (....) no universo. (por isso a brincadeira: Salve-se Hammond! Entre no buraco da minmhoca!)


A luz tem, a princípio, velocidade constante. Os estudos recentes indicam que a luz em determinadas condições, pode ser acelerada, retardada ou até parada. Nada de conclusivo aí, mas são fatos interessantes. Quanto aos atalhos dimensionais, são especulações baseadas nas distorções gravitacionais de corpos celestes que podem afetar a dimensão ao ponto de te jogar para outro lugar na mesma dimensão. É meio enrolado, mas estudando mais sobre astrofísica você vai compreender melhor.

Citação de: Sodré
Sexto e demais outros relacionamentos: Deixo pra vcs responderem


Claro... Não sabe comentar este tipo de coisa, então deixa quieto... :roll:

Citação de: Sodré
Setimo: Solicito que depois destes esclarecimentos da relação do artigo,  com criacionismo x evolucionismo.. o tópico possa retornar PLEASE!!!! :roll:


Eu é que te solicito que leia este texto, sem pretenções. É um texto bacana que mostra que BigBang não é uma mera explosão. Vai fundir a cuca, mas te abrirá os olhos...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2005, 10:41:19 »
Citação de: Sodré
RELACIONAMENTO DO ARTIGO COM A DISCUSSÃO CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO[...]


Falta de relacionamento do artigo com a discussão criacionismo x evolucionismo

Primeiro e único: Duplo espantalho.  Por querer a todo custo ligar evolução com surgimento do universo e atacá-la à partir daí, típico dos criacionistas.
E também por desvirtuar a interpretação da própria física.

Não adianta, Sodré. Os buracos de minhoca e outros atalhos não são opções para a luz ter viajado 15 bilhões de anos em 6000, como você pretende. E a visão de espaço-tempo não vai servir de desculpa esfarrapada para a "datação" criacionista.

Repetindo, evolução pertence ao campo da biologia. Cosmologia ao campo da física.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2005, 11:45:08 »
Citação de: Angelo Melo
Não adianta, Sodré. Os buracos de minhoca e outros atalhos não são opções para a luz ter viajado 15 bilhões de anos em 6000, como você pretende. E a visão de espaço-tempo não vai servir de desculpa esfarrapada para a "datação" criacionista.


Ah! Então era isso? Putz!  :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2005, 19:21:05 »
Citar
Hein?!! BigBang é só uma teoria no meio de muitas. É a mais difundida pelo fato de se encaixar na evidência dos afastamentos de corpos celestes com maior facilidade.


Big BANG ou melhor Big Asneira  pretende explicar origens, JÁ A sopa prinmordial magica , ou melhor tautologia materialista atéia pretende explicar TAMBEM origem da vida sem Deus..SÃO ESTUDOS DE ORIGENS .não enxergar nisso um mesmo raciocinio materialista, naturalista, e reducionista é pura teimosia.


Citar
Errado. O criacionismo não defende a eternidade do universo. Sequer se refere ao universo! Só fala da criação do planeta Terra e dos seres nele existentes. Acrescento que de uma maneira infaltil demais...



Criacionismo defende um ser eterno vivendo numa eternidade e decidindo criar este planetazinho aqui sim Senhor..vá estudar criacionismo ..aliás quantos livros criacionistas vc já leu?



Citar

Quanto a datações, não passam de especulações. Nunca passaram e ninguém nunca afirmou que tais datações são precisas. No entanto, é muito mais fácil fazer datação do nosso próprio planeta e cruzar os dados com o surgimento e o desaparecimento de estrelas no universo. São estimativas, mas são bem fundamentadas.


Hahahahah..até parece que issso é verdade em artigos de evolucionistas..tstststs..se isso for uma postura SUA  parabens, mas ela retratará 0,000000000000001% dos evolucionistas




Citar
Evolução não tem nada a ver com Astrofísica. É o mesmo que pedir para o Ratinho desenvolver correções para o Windows XP. No entanto, a abiogênese e a evolução se encaixam bem nas estimativas de datação do planeta. Coincidência?



Cada vez mais a física tem a ver com biologia, quanto mais se aprofunda no estudo do micro-universo..tem uma materia cientifica que fala só sobre isso..assim que achar, edito aqui nesta resposta



Citar
As datações evolutivas não são mais questionadas.



Esta parte não merece comentario, merece risos

HAHAAHHAHAHAHHAHAAAAAAAAAAAHAHAAHHAHAHHAAAHHAHAHAHHA


E MAIS AHHAHAHAHHAHAHAHHAH




Citar

Já se chegaram a um consenso sobre o surgimento das espécies. Astrofísica não entra nessa área e, mesmo que o universo seja eterno, o nosso planeta não é.


Como disse Cesar Lattes, ELES DIZEM ISSO..RS
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2005, 21:25:05 »
Pensei que fosse melhor em refutações, Sodré. Pelo menos lê aquele texto que te passei. Vai aprender coisas como 4ª dimensão e o que supostamente seria o Big Bang.

A propósito, tem pessoas que pregam que o Big Bang ocorre esporadicamente. O universo expande e colapsa, expande e colapsa, e assim vai... É uma teoria de universo infinito que aceita o Big Bang...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Espaço-tempo...Aurelio, buracos de minhoca podem te sal
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2005, 23:34:57 »
Citar
Primeiro: O texto questiona o BIG Bang que não deixa de pertencer a linha de analise e de pensamento materialista-evolucionista

Uma frase tão cretina só podia vim do Sodré mesmo. Nem o Lula seria capaz de ser tão burro a ponto de dizer tal coisa.

Primeiro, porque foi um criacionista quem propos a teoria do Big-Bang.
Segundo, que a própria Igreja, e o "santo papa" que é escolhido "por Deus" (não sei se é o seu Deus mas tanto faz)

Citar
Segundo: O texto defende a eternidade como o criacionismo o faz, enquanto que é fartamente comentado pela NET a idade do universo, numa mania evolucionista de querer demarcar idades para tudo atraves de calculos que ignoram bilhões de possibilidades de fatores(até não imaginados) que aconteceriam nos bilhões de anos.(por isso a irresponsabilidade e a declinação empirica de galeleanismo em alguns postulados cientificos..entre aspas)

Qual criacionismo defende a eternidade?! Esse que você acabou de inventar agora ou aquela porcaria tradicional fundamentalista, da criação dos 6 dias e... ops! criação? Nada de eternidade.

E como soe de acontecer, em seu próprio fórum foi colocado um calculo matematico, feito pelsa Nasa, provando que o Universo tem bilhões de anos.
Mas é óbvio, vendo sendo a pessoa hipócrita e mentirosa que é, além de criacionista, faz questão de ignorar tal fato, ao mesmo tempo em que quando tromba com ele, não tem nada a dizer, não é mesmo?

Citar
Terceiro: O texto mostra como são volateis os raciocinios humanos para a compreensão do universo

Raciocinio é sim volatil, além de ser algo que esta anos luz a frente de sua capacidade.

O único raciocinio que você utiliza é o, curiosamente, comum a pastores e politicos: "Como vou contar essa mentira de forma que ela perdure algum tempo?"

Porque de resto, é merda por cima de merda.

sugiro que retornem o tópico. Vamos ver até onde esse pateta consegue usar um minimo de "conteudo", para não dizer outra coisa.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!