Autor Tópico: Qual foi o principal objetivo de Jesus Cristo?  (Lida 4029 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Qual foi o principal objetivo de Jesus Cristo?
« Online: 05 de Abril de 2007, 23:58:32 »
Alguns dizem que Jesus Nazareno não existiu. Outros acreditam que sim e foi o messias. Outros dizem que foi somente um político bastante poderoso. Outros dizem que existe, mas não do jetio que está na bíblia…

Sua opinião,

Jesus Cristo foi quem? E qual o objetivo dele?

Temos que confessar que, ele foi uma pessoa bastante inteligênte. Suas idéias bastante geniais para conseguir (data-se 2007) anos depois ser tão lembrado assim. Ele é uma figura histórica, onde várias pessoas acreditam e dão a vida por ele.

Qual o objetivo dele em voltar tudo para si mesmo? Ser somente reverenciado e lembrado eternamente?

Seria ele um lunático que sofria de epilepsia para contar e fazer tantas histórias assim? Teria ele disturbio bipolar? Como conseguiu influenciar tantas pessoas na época?

Se a igreja distorceu ou não a história do verdadeiro Jesus Cristo, pode ser fato… mas que mesmo assim ele conseguiu ser tão criativo e construir uma legião de seguidores durante tanto tempo seguintes é fantástico e ao mesmo tempo estrondoso e da medo.

Seria melhor ou pior a história da humanidade sem a existência de Jesus?

São vários questionamentos…

Qual sua opinião?  :ok:

* Alenônimo editou o título do tópico.
« Última modificação: 07 de Abril de 2007, 00:44:49 por Alenônimo »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Qual o principal foi objetivo de Jesus Cristo?
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2007, 01:13:51 »
Antes eu achava que ele pudesse ter existido, mas como uma pessoa comum, com carisma ou sei lá, que tivesse chamado a atenção de certas pessoas de modo a ser louvado na Bíblia por elas.

Mas aí eu descobri umas coisinhas chamadas Deus Sol e Mito do Herói que me mostraram que tudo o que ocorre na estória de Jesus já ocorreu antes (muitas vezes com mais de um milênio de antecedência) em histórias de outros deuses, como Hércules, Mitra, Osíris, Krishna, Anúbis, e mais outras 100.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2007, 01:30:57 »
Antes eu achava que ele pudesse ter existido, mas como uma pessoa comum, com carisma ou sei lá, que tivesse chamado a atenção de certas pessoas de modo a ser louvado na Bíblia por elas.

Mas aí eu descobri umas coisinhas chamadas Deus Sol e Mito do Herói que me mostraram que tudo o que ocorre na estória de Jesus já ocorreu antes (muitas vezes com mais de um milênio de antecedência) em histórias de outros deuses, como Hércules, Mitra, Osíris, Krishna, Anúbis, e mais outras 100.

Bom, Alenônimo. Sobre o Jesus histórico, nada disso impede que tenha existido um homem, na época, que de alguma forma tomou conhecimento dessas estórias e se inspirou nelas. Ou que tenha existido um homem que chamou atenção por outras qualidades e foi transformado num mito, baseado nessas estórias. Ou que no "Concílio" de Constantino o personagem tenha sido adaptado a tais estórias. As possibilidades são muitas, mas não invalidam a possibilidade do homem ter de fato existido. Desse ponto de vista, eu acho até provável que tenha de fato existido. Já o mito é outra hstória.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2007, 09:52:50 »
É um hipótese, né...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2007, 11:50:32 »
Como o Alê, antigamente eu achava que Jesus poderia ser uma figura semi-histórica como o Rei Arthur.  Continua sendo uma possibilidade, mas acredito menos nela hoje em dia; fala-se muita coisa de Jesus e a informação cheira a invenção.

Quase tudo que se sabe sobre Jesus é voltado a tentar ilustrar teses teológicas ou comprovar supostas profecias.  Parece mesmo improvável que ele tenha existido de alguma forma similar ao que é alegado, até porque há muita incoerência entre os vários relatos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2007, 12:33:01 »
(Levanta o braço)
Mais um aqui que antes acreditava na existência de um Jesus histórico, mas que recentemente mudou de idéia.
Mesmo que Yeshua tenha existido, sua história foi tão aumentada e acrescida de mitos que provavelmente nada resta do
original, o que dá no mesmo de ele não ter existido.[1] Para mim hoje, discutir sobre o que Jesus disse ou fez é equivalente
a debater sobre os atos de Obi Wan Kenobi.

[1] De repente, me veio à mente o personagem título de "O cavaleiro inexistente" de Ítalo Calvino...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2007, 12:36:33 »
Mitos e fábulas do velho testamento e de outras religiões adicionada as ocorrência dos vários supostos messias que foram aparecendo para os judeus.
Temos que confessar que, ele foi uma pessoa bastante inteligênte. Suas idéias bastante geniais para conseguir (data-se 2007) anos depois ser tão lembrado assim. Ele é uma figura histórica, onde várias pessoas acreditam e dão a vida por ele.
Quantas lendas vimos que cresceram? Os deuses olímpicos permaneceram por quanto tempo?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2007, 12:42:19 »
"Qual o principal foi objetivo de Jesus Cristo?"
Que título é esse?
Será que não é: Qual foi o principal objetivo de Jesus Cristo? :hein:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2007, 00:13:51 »
Em tese foi anunciar aos homens "o reino de Deus" trazendo a boa nova
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Qual foi o principal objetivo de Jesus Cristo?
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2007, 00:45:20 »
"Qual o principal foi objetivo de Jesus Cristo?"
Que título é esse?
Será que não é: Qual foi o principal objetivo de Jesus Cristo? :hein:
Consertei.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2007, 08:11:26 »
Quando olho um cristão de perto sinto que ele não acredita de verdade, apenas, talvez por medo ou preguiça, segue uma convenção social. Ontem, sexta-feira "maior", teve procissão e ela passou em frente à minha casa. A devoção ali foi mínima. De repente entendi o objetivo de cristo - fazer o povo caminhar, para qualquer lado, qualquer lugar, de qualquer maneira. Caminhando dá-se à massa um objetivo. O que seria das massas sem um horizonte? Catolicismo não é coisa de cérebro, é de músculos - seu fundador, quem quer que tenha sido, entendeu bem a questão.

Depois houve a encenação da paixão. Missa já é ruim, mas acompanhada de teatro amador fica muito pior. Ainda bem que alguém cuida dos sentimentos das massas; abandonada aos próprios caprichos sabe deus o que faria. Pensando bem, a massa nunca ficará desprotegida. Se o cristianismo mingua o islã cresce e as mulheres vestem ávidas a burka. Jesus tinha o mesmo objetivo de Buda, Maomé, entre tantos: dar às massas o que precisavam: controle.

Por isso repressão, dor e penitência. Que sabem da alegria da liberdade? Que sabem da responsabilidade? Outro dia li na Veja um bispo que maldizia a liberdade. Fiquei chocado. Agora, percebo  que ele estava certo. Liberdade não é para qualquer um. Muito menos para as massas. Religião nelas.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2007, 19:43:16 »
Não acho que apenas o fato do cristianismo ter atribuido a ele diversas características já conhecidas de antigos heróis invalide sua existência. Ele pode ter existido sim, pode ter sido vítima da história por não deixar rastros que futuramente evidenciariam sua existência. Mas o argumento (ou falta dele) mais pesado que apóia a teoria da sua não existência é a falta de relatos (que se existente posteriormente chegaria ao ouvido de algum historiador) de sua aparição e seus feitos na época, as poucas fontes conhecidas são tidas como fraude.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2007, 10:27:08 »
Quando olho um cristão de perto sinto que ele não acredita de verdade, apenas, talvez por medo ou preguiça, segue uma convenção social. Ontem, sexta-feira "maior", teve procissão e ela passou em frente à minha casa. A devoção ali foi mínima. De repente entendi o objetivo de cristo - fazer o povo caminhar, para qualquer lado, qualquer lugar, de qualquer maneira. Caminhando dá-se à massa um objetivo. O que seria das massas sem um horizonte? Catolicismo não é coisa de cérebro, é de músculos - seu fundador, quem quer que tenha sido, entendeu bem a questão.

Depois houve a encenação da paixão. Missa já é ruim, mas acompanhada de teatro amador fica muito pior. Ainda bem que alguém cuida dos sentimentos das massas; abandonada aos próprios caprichos sabe deus o que faria. Pensando bem, a massa nunca ficará desprotegida. Se o cristianismo mingua o islã cresce e as mulheres vestem ávidas a burka. Jesus tinha o mesmo objetivo de Buda, Maomé, entre tantos: dar às massas o que precisavam: controle.

Por isso repressão, dor e penitência. Que sabem da alegria da liberdade? Que sabem da responsabilidade? Outro dia li na Veja um bispo que maldizia a liberdade. Fiquei chocado. Agora, percebo  que ele estava certo. Liberdade não é para qualquer um. Muito menos para as massas. Religião nelas.

Hmmmm... interessante o que você postou. Mas a questão é, Jesus tinha mesmo esse objetivo de controle da massa e uma eterna gratidão a si? Ou era um lunático que realmente acreditava que aquilo tudo era verdade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2007, 10:37:14 »
E por que não ambas (se é que ele existiu)?  Não é como se fossem mutuamente excludentes, pelo contrário.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2007, 10:48:02 »

Quantas lendas vimos que cresceram? Os deuses olímpicos permaneceram por quanto tempo?

Mas é ai que esta o X da questão.

Por ninguem gasta tempo tentando provar a realidade historica de outras coisinhas.
« Última modificação: 09 de Abril de 2007, 10:51:31 por Brasília em Chamas »
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2007, 13:53:27 »
Por ninguém gasta tempo tentando provar a realidade historica de outras coisinhas.

Imagino que em parte seja porque essas outras coisinhas não são apresentadas como nossas salvadoras, nem tem influência política significativa.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2007, 14:09:20 »
O Quereu tem razão, a grande maioria das pessoas precisa ter um objetivo qualquer, saber que no fim da vida há um plano "A" ou "B" para sí, que embora você faça o que bem entende aqui, está tudo nas mãos do "Altíssimo".

Eu já larguei mão, provar coisas não faz o menor sentido para os crentes, por que eles abandonariam sua crença? Não ganham nada com isso, eles simplesmente precisam delas, não adianta provar nada.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 09 de Abril de 2007, 14:44:51 »
Bem, se dermos uma olhada detalhada no NT, uma coisa fica clara: o Jesus retratado lá acreditava que o fim do mundo estava próximo,
e que ele era o Messias. Além disso afirmava que, ao contrário do que se pensava, seu reino seria no "céu", não na Terra, e que
não apenas os judeus poderiam entrar nele. Ou seja, ele acreditava estar aqui em uma missão de resgate. Os fieis na época devem ter ficado
desapontados quando o mundo não acabou conforme o previsto...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2007, 15:31:18 »
Engraçado...
Eu descobri as mesmas coisas e tive uma opinião completamente diferente...
Separei Deus da religião. Então, as coisas ficaram mais claras.
Se uma entidade que, infelizmente, não podemos provar existência, mas um grupo de "religiosos" que determina o que é Deus para "Laicos"; e temos um grupo de "revanchistas" anti-religiosos que, apoiados em doutrinas políticas, querem "doutrinar" o máximo de pessoas para ter mais poder político do outro, o que devemos fazer?
Resposta: Não seguir nenhum dos dois! Pensar por si mesmo e descobrir as respostas pela pior maneira.
Tentanto... Seja científico, filosófico ou etc. ( No "etc" vale tudo, falou? )
Até! 8) 
P.S. Ah, sim! Para não fugir do tópico, na minha opinião*, Jesus era filósofo, porém usou conceitos filosóficos persas e gregos ( diga-se, místicas ) para "libertar" o povo judaíco das correntes "mentais" ( diga-se, repressão dogmática ) dos altos-sacerdotes judaícos.
( *Não tenho como provar, logo é teoria. Então não se pode considerar como válida! )     
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!