Na revista da Associação ProTeste deste mês foi divulgada uma matéria dizendo que a homeopatia seria uma alternativa para os problemas que a medicina tradicional não resolve.

Assim que li a reportagem mandei um e-mail para a associação:
Boa tarde,
Meu pai é associado da ProTeste e já recebi propostas de associação duas vezes.
Estava analisando seriamente a possibilidade de me associar, mas deparei-me com a matéria sobre homeopatia nesta última edição e isso está me fazendo rever minha simpatia com a revista.
O fato de a prática da homeopatia ser regulamentada pelo CFM não faz dela uma prática cientificamente aceitável. Seus resultados são estatisticamente irrelevantes e predominantemente baseados em testemunhos de usuários. O embasamento em testemunhos é uma prática totalmente desprovida de respaldo científico e não é nem cogitada pela medicina tradicional, ou alopática, esta sim salvadora de vidas e propiciadora de bem-estar e qualidade de vida.
Sinceramente espero que a revista, que tem o intuito de proteger o consumidor, faça uma nova matéria e mostre realmente qual é a polêmica em torno da homeopatia.
Há diversos estudos científicos que mostram claramente a irrelevância da prática. Os pouquíssimos estudos que pendem o fiel da balança em favor da homeopatia mostraram-se com vários erros de metodologia.
Confio no bom-senso dessa conceituada revista e aguardo uma matéria realmente profunda sobre a questão. As fontes de informação são abundantes e não tenho dúvidas de que os responsáveis saberão levantá-las, mas mesmo assim indico alguns sites que também contém referências e links para inúmeras outras fontes de informação:
http://www.projetoockham.org/pseudo_homeo_1.htmlhttp://www.cetico.hpg.ig.com.br/homeopatia.htmlhttp://www.cetico.hpg.ig.com.br/homeocomplexa.htmlJá corremos o risco de ter a profissão de astrólogo regulamentada pelo nosso Congresso Nacional. Felizmente, o projeto não teve êxito.
Esperemos agora que o CFM vença a força do lobby mercadológico da homeopatia e dê um passo em direção à proteção da saúde do cidadão.
A ProTeste poderá ajudar muito nesse sentido.
Em tempo, não sou médico.
Sem mais, saúdo essa distinta publicação e agradeço a atenção dispensada.
André Luís Caron Lucato
Ribeirão Bonito - SP