Autor Tópico: Existem ditadores bons?  (Lida 5255 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Existem ditadores bons?
« Online: 09 de Abril de 2007, 16:25:01 »
Eu não conheço nenhum ditadores bonzinho.  :umm:
Mais, já conheço alguns ditadores são genocídios e sei-lá-o-que.

E vocês conhecem ditadores bons? Quem fez melhor estado e as populações?  :ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Existem ditadores bons?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2007, 16:32:43 »
Talvez alguns déspotas esclarecidos...mas era uma monarquia, o que é diferente de ditadura.

Não sei de nenhum ditador "bonzinho", embora seja possível na teoria.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2007, 16:44:33 »
Pelo que dizem de Getúlio Vargas e Augusto Pinochet parece que há quem os incluiria nessa categoria.  Possivelmente Alexandre o Grande também.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2007, 16:48:16 »
bem intencionados, inúmeros..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2007, 16:50:06 »
Pelo que dizem de Getúlio Vargas e Augusto Pinochet parece que há quem os incluiria nessa categoria.  Possivelmente Alexandre o Grande também.

Alexandre o Grande era imperador, líder ou reu. Era um governo dinástico e hereditário. A maioria dos lugares que ele invadiu o poco aceitou sua soberania, o que torna seu império uma monarquia. Não me parece um ditador.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2007, 17:16:59 »
E tal, o Emílio Médici? Andei pensando ele mandou a fazer muitas coisas grandes o milagre brasileiro. :) (Ao contrário posso estar errado)

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2007, 01:18:58 »
bem intencionados, inúmeros…

Acredito que este bem deveria estar entre aspas. Eu diria "Bem intencionados, inúmeros...."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2007, 01:28:45 »
Raphael, aos próprios olhos todo mundo é virtuoso e se sacrifica pelos outros.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2007, 02:03:32 »
Raphael, aos próprios olhos todo mundo é virtuoso e se sacrifica pelos outros.

Pra variar… não entendi. Aos olhos de quem, meus?

Edit - Agora entendi. Mas Dantas, não há como ser virtuosos e sacrificar-se pelos outros, matando quem se opôe a você.
« Última modificação: 10 de Abril de 2007, 02:27:53 por Raphael »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2007, 02:20:48 »
dos ditadores de boa vontade. como boa parte dos militares brasileiros (tanto da república velha quanto do regime militar), do fidel, do pinochet, quem sabe até stálin achasse que estava buscando algo melhor mesmo. no mundo moderno, acredito que 'ditadores de má vontade' sejam exceção, como na américa central e caribe de meados do século passado ou warlords africanos, e mesmo aí ainda tenho dúvidas.

ninguém toma o poder pra ferrar um país; normalmente é pra por em prática um projeto em que acredita ou fazer o que acha correto, mesmo que arbitrariamente.
mas aí, como se diz.. de boas intenções o inferno está cheio (arghh, lugar comum)

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2007, 02:30:19 »
dos ditadores de boa vontade. como boa parte dos militares brasileiros (tanto da república velha quanto do regime militar), do fidel, do pinochet, quem sabe até stálin achasse que estava buscando algo melhor mesmo. no mundo moderno, acredito que 'ditadores de má vontade' sejam exceção, como na américa central e caribe de meados do século passado ou warlords africanos, e mesmo aí ainda tenho dúvidas.

ninguém toma o poder pra ferrar um país; normalmente é pra por em prática um projeto em que acredita ou fazer o que acha correto, mesmo que arbitrariamente.
mas aí, como se diz… de boas intenções o inferno está cheio (arghh, lugar comum)

Bruno, acredito que se consiga ser "bom" respeitando quem é contra suas idéias.
« Última modificação: 10 de Abril de 2007, 02:36:51 por Raphael »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2007, 03:46:18 »
Mas Dantas, não há como ser virtuosos e sacrificar-se pelos outros, matando quem se opôe a você.

É mesmo?  Aparentemente Fidel Castro e Stálin não concordavam com você.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2007, 03:48:21 »

Sim, se consegue.  Mas na prática, muitas vezes quando se está na posição de tomar a decisão fica "evidente" que "primeiro" é preciso "arrumar a casa", "afastar os arruaceiros", os "inimigos da revolução", etc...

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2007, 04:14:35 »

Sim, se consegue.  Mas na prática, muitas vezes quando se está na posição de tomar a decisão fica "evidente" que "primeiro" é preciso "arrumar a casa", "afastar os arruaceiros", os "inimigos da revolução", etc…

E isso se faz como?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2007, 05:08:41 »
Chama-se racionalização.  A maior parte das boas obras de ficção abordam bem este assunto.

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2007, 05:14:27 »
Chama-se racionalização.  A maior parte das boas obras de ficção abordam bem este assunto.

Acredito que não seja somente isso, ou seja, acredito que há muito mais a se dizer e se pensar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2007, 05:16:00 »
O que?!?  Você OUSA insinuar, até mesmo afirmar que o assunto não foi esgotado por um PARÁGRAFO INTEIRO meu?!?

Magoei, Raphael!

Desse jeito você logo vai estar dizendo que eu sou melodramático!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2007, 05:22:38 »
Falando sério, Raphael, eu não acredito que exista algum governante que sinceramente acredite que está "do lado errado" ou pelo menos não tenha algumas explicações prontas para suas atitudes mais questionáveis; é assim que funciona a natureza humana.

Até mesmo na ficção de Tolkien os seguidores de Sauron "precisavam desenvolver a Terra Média"; da mesma forma Hitler "precisava" reerguer a Alemanha, G.W. Bush "precisa" combater o terrorismo, Médici "precisava" combater o comunismo, o Irã "precisa" ter armamentos atômicos para se defender do imperialismo americano, Fidel Castro "precisava" conter o questionamento de seu regime recém-estabelecido…

Raios, até mesmo Juscelino Kubitschek, outros questionamentos à parte, "precisou" desrespeitar as leis trabalhistas para que Brasília ficasse pronta para inauguração no dia 21 de abril de 1960!

Raphael

• Visitante
« Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2007, 05:29:54 »
O que?!?  Você OUSA insinuar, até mesmo afirmar que o assunto não foi esgotado por um PARÁGRAFO INTEIRO meu?!?
Magoei, Raphael!
Desse jeito você logo vai estar dizendo que eu sou melodramático!

:lol:
Falando sério, Raphael, eu não acredito que exista algum governante que sinceramente acredite que está "do lado errado" ou pelo menos não tenha algumas explicações prontas para suas atitudes mais questionáveis; é assim que funciona a natureza humana.

Até mesmo na ficção de Tolkien os seguidores de Sauron "precisavam desenvolver a Terra Média"; da mesma forma Hitler "precisava" reerguer a Alemanha, G.W. Bush "precisa" combater o terrorismo, Médici "precisava" combater o comunismo, o Irã "precisa" ter armamentos atômicos para se defender do imperialismo americano, Fidel Castro "precisava" conter o questionamento de seu regime recém-estabelecido…

Raios, até mesmo Juscelino Kubitschek, outros questionamentos à parte, "precisou" desrespeitar as leis trabalhistas para que Brasília ficasse pronta para inauguração no dia 21 de abril de 1960!

Este último parágrafo seu disse tudo. Até quando podemos valorizar uma vida humana ao trabalho, ao relento, a condições sub-humanas para fazer validar de nossos atos? Os direitos humanos são uma verdadeira comédia Luiz, acredito que a sociedade tem que movimentar, mas não há como ela se movimentar sem ser coagida ou corrompida pelo sistema.

Por isso que eu digo que sou neo-anarquista livre pensador utópico, acredito que tudo isso jamais será desenvolvido e entendido por todos, e se for, vai ser, com certeza, mal interpretado.

É como o MV Bill disse uma vez. "Se a sociedade soubesse a capacidade que tem para modificar tudo o que está devidamente estabelecido, não passaria pelo caos no qual está"

One

• Visitante
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2007, 06:58:00 »
bem intencionados, inúmeros…

...inferno cheio...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2007, 09:19:04 »
Pra se fazer omelete tem que se quebrar ovos.... Acho que se for preciso que todas as pessoas concordem de livre e espontane vontade a todas as mudanças necessárias que ocorreram na história da humanidade ainda estariamos vivendo nas cavernas.....

Não se pode agradar a todos sempre... e sempre haverá os que discordam de maneira mais agressiva, sendo necessário uma contra medida a altura.

Por exemplo a situação na palestina.
Digamos que um ditador muito bem intencionado tomasse posse de Israel e decidisse acabar com a guerra.Ele tentaria devolvera as regiões ocupadas aos palestinos.Imagina quantos israelenses ficariam contra essa medida e tentariam derrubar o governo, com terrorismo, passeatas violentas, etc, etc.O que Ditador deveria fazer?
Na cabeça dele a desocupação seria uma coisa boa, muitos concordam com ele, mas muitos discordam....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2007, 09:44:44 »
Ah sim, para o Brasil também, um ditador bem intencionado poderia por este país nos eixos, já que poderia aprovar as reformas necessárias com um canetada e algumas ameacinhas, sem depender dos corruptos do legislativo. Melhor coroá-lo como Imperador depois, dái ganha legitimidade.

Por isso, se eu dia eu der um golpe de Estado no Brasil, vou fundar minha própria dinastia, criando o terceiro período imperial, depois de arrumar a casa com decretos e alguma forcinha básica. Depois de arrumada eu outorgava uma nova Constituição redondinha, parlamentarista e saia fora do governo... Moraria perto do aeroporto para quando resolvessem me mandar para a guilhotina rs...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2007, 10:03:41 »
fazer as melhorias e depois largar o osso? Voce seria o primeiro a fazer isso na história da humanidade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2007, 10:04:13 »
Largar que osso?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Abril de 2007, 10:07:44 »
fazer as melhorias e depois largar o osso? Voce seria o primeiro a fazer isso na história da humanidade.

Mas é assim que seria um ditador "bom" digamos. Isso mostraria estar bem intencionado... Os pioneiros são sempre lembrados na história...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!