Autor Tópico: Papa diz que Ciência não consegue explicar criação  (Lida 1679 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Papa diz que Ciência não consegue explicar criação
« Online: 11 de Abril de 2007, 09:55:57 »

O papa Bento XVI, que pela primeira vez desde que assumiu como pontífice elaborou suas visões sobre a evolução, afirmou que a ciência estreitou a maneira como as origens da vida são entendidas e que os cristãos deveriam adotar uma posição mais ampla em relação à questão.
O papa afirma também que a teoria darwinista da evolução não pode ser provada completamente porque as mutações ao longo de centenas de milhares de anos não podem ser reproduzidas em laboratório.

Mas Bento XVI, cujas declarações foram publicadas nesta quarta-feira na Alemanha, no livro "Schoepfung und Evolution" (Criação e Evolução), elogiou o progresso científico e não endossou as visões criacionista ou de "design inteligente" sobre a origem da vida.

Estes argumentos, propostos principalmente por protestantes conservadores e derivados de cientistas, provocam batalhas sobre o ensino da evolução nos Estados Unidos. Alguns cristãos europeus e turcos muçulmanos reproduziram recentemente estas visões.

"A ciência abriu grandes dimensões da razão...e por isso nos trouxe novas percepções", disse o papa, ex-professor de teologia, em um seminário fechado com seus antigos estudantes de doutorado em setembro, documentado pelo livro.

"Mas na alegria com a amplitude de suas descobertas, tende a nos afastar das dimensões da causa que ainda precisamos. Seus resultados levam a questões que vão além de suas regras de método e não podem ser respondidas dentro dele", disse. "O tema está retomando uma dimensão de causa que perdemos", afirmou, acrescentando que o debate da evolução trata na verdade "das grandes questões fundamentais da filosofia ¿ de onde vieram o homem e o mundo e para onde estão indo."

O "design inteligente" argumenta que algumas formas de vida são complexas demais para terem evoluído ao acaso, como Charles Darwin propôs em seu livro de 1859 "A Origem das Espécies". A teoria afirma que uma inteligência maior deve ter feito isso, mas não a menciona como Deus.

No livro, Bento XVI defende o que ficou conhecido como "evolução teísta", a visão das igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Protestante de que Deus criou a vida através da evolução e que religião e ciência não precisam confrontar-se por isso.

Ele argumenta que a evolução tem uma racionalidade que a teoria de seleção puramente aleatória não consegue explicar. "O processo em si é racional, apesar dos erros e da confusão quando passa por um corredor estreito, escolhendo algumas poucas mutações positivas e usando baixa probabilidade", disse.

"Isso...inevitavelmente leva à questão que vai além da ciência...de onde vem esta racionalidade?", pergunta. Em resposta à própria questão, ele afirma que vem da "razão de criação" de Deus.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1541300-EI312,00.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Papa diz que Ciência não consegue explicar criação
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2007, 10:20:03 »
Até quando eu concordo com o Ratzinger me desaponto com ele...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2007, 10:59:47 »
Até quando eu concordo com o Ratzinger me desaponto com ele…

Por que? esta é a melhor saída para a Igreja e para  nós também. Dizer que foi Deus quem criou os mecanismos de como se operam a evolução é melhor do que insistir no criacionismo e sua obscuridade medieval.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2007, 11:02:21 »
Eu esperava mais, sei lá, ativismo de uma pessoa tão influente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2007, 11:05:21 »
Eu esperava mais, sei lá, ativismo de uma pessoa tão influente.

Mas é um avanço Dantas. É o segundo Papa que se "curva" diante da evolução das espécies, claro, colocando a mãozinha de Deus em cima, o que sinceramente enm afeta tanto. Não faz quase diferença nenhuma as pessoas dizerem que Deus criou os mecanismos da evolução contando que aceitem seus fatos ao invés de ficar alimentando coisas ridículas como o criacionismo.

Já é o segundo papa, pode ser uma posição consolidada, é muito importante isso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2007, 11:14:06 »
Citação de: Papa Rat
"Isso…inevitavelmente leva à questão que vai além da ciência…de onde vem esta racionalidade?", pergunta. Em resposta à própria questão, ele afirma que vem da "razão de criação" de Deus.
(respira fundo)
Bullshit!!
Não existe nada, repito, nada, no processo evolutivo que indique uma "racionalidade". Fico muito surpreso ao ver um teólogo
como Rat usando um argumento tão claramente falacioso como esse: primeiro ele supõe uma racionalidade, onde não
existe razão para supor, e em seguida, voilá, ele conclui que existe um agente racional por trás disso! Só faltou ele explicar
porque esse agente é o deus dos cristão, e não Brahma ou Zeus.

O papa afirma também que a teoria darwinista da evolução não pode ser provada completamente porque as mutações ao longo de centenas de milhares de anos não podem ser reproduzidas em laboratório.
Tolice. Até um Zé Mané como eu sabe que nenhuma teoria pode ser "provada completamente", mas apenas falseada.
Existem toneladas de evidências a favor da teoria da evolução, diretas e indiretas. Não é preciso reproduzir em laboratório
as "mutações de milhares de anos", da mesma forma que não precisamos colocar um termômetro na fotosfera para medir a
temperatura do sol. Esse papa é um sofista de meia tigela.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2007, 11:24:47 »
É claro que eu concordo com você, Manhattan, mas eu creio que o Amon mencionou um ponto interessante: o papa não pode simplesmente chegar e dizer que a Evolução prescinde de Deus; o papa não pode, tampouco, afirmar que a Evolução é uma fantasia. Entre a cruz e a espada (hehehe), ele declarou o que podia sem se comprometer demais.

Claro que um homem com o intelecto refinado dele é capaz de compreender que o mecanismo da Evolução não é nem aleatório, nem pré-ordenado; e suspeito que ele tenha entendido que a Evolução tenha feito da intervenção divina uma hipótese desnecessária. Mas realmente, o que ele poderia dizer?

Sei lá. Poderia ser mais, mas eu prefiro ser otimista. Não ser confrontado já é uma vitória, considerando tudo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2007, 11:31:39 »
Isso é verdade, principalmente se esse reconhecimento vem de um conservador como Ratzinger. Mas a desonestidade
intelectual dele não deixa de irritar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2007, 11:39:28 »
Daí a cruz e a espada: admitir isso seria efetivamente admitir que a religião não serve para explicar o mundo natural.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2007, 11:39:44 »
Mas Bento XVI, cujas declarações foram publicadas nesta quarta-feira na Alemanha, no livro "Schoepfung und Evolution" (Criação e Evolução), elogiou o progresso científico e não endossou as visões criacionista ou de "design inteligente" sobre a origem da vida.

Estes argumentos, propostos principalmente por protestantes conservadores e derivados de cientistas, provocam batalhas sobre o ensino da evolução nos Estados Unidos. Alguns cristãos europeus e turcos muçulmanos reproduziram recentemente estas visões.

|( Ele é muito esperto, isso sim... :hein:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2007, 12:18:48 »
:lol: este papa ainda me mata de rir :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2007, 20:49:04 »
O que é foda é todo mundo achar que a opinião de um teólogo sobre a biologia evolutiva vale alguma coisa.

Também acho que não é um meio termo ruim. O que fode é a rede globo, que diz no JN que "o papa diz que a teoria da evolução é falha por não poder ser comprovada em laboratório". :S

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2007, 20:55:39 »
Papa diz que Ciência não consegue explicar criação

De fato, não? A ciência não explica coisas que não aconteceram...

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2007, 21:00:42 »
Isso me cheira a desespero. :D
Enfim, ele tem a idéia transcendente de deus do lado dele (e isso não é pouca coisa), os milagres e a Vontade de deus. Não faz sentido tentar refutar ou remendar qualquer coisa que a Ciência diga, pois seria burrice ou alarmismo bobo.

APODman

• Visitante
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2007, 21:25:00 »
Puro lixo, a ICAR não deve se intrometer no que não lhe diz respeito, o Deus das Lacunas não deve ser mantido em prol das desculpas inventadas de alguns para enfrentar o medo da morte .

[ ]´s

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2007, 12:50:47 »
Muito em vão quando ele diz que é impossível provar cientificamente em técnicas laboratoriais o processo evolutivo de seres mais complexo!!! :o

O que ele estaria querendo? Reproduzir in vitro o que acontece diariamente desde milhares e milhares de anos atrás?!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2007, 13:29:45 »
O que é foda é todo mundo achar que a opinião de um teólogo sobre a biologia evolutiva vale alguma coisa.

Também acho que não é um meio termo ruim. O que fode é a rede globo, que diz no JN que "o papa diz que a teoria da evolução é falha por não poder ser comprovada em laboratório". :S

Quando eu ainda rondava pelo orkut, quando o papa ainda era o JP2, vi certa vez uma discussão de cri vs evo entre dois católicos, uma católica mais normal e um monfortiano... o montfortiano, quando confrontado pela afirmação de que JP2 teria dado seu aval para a evolução, disse que ela não é dogma católico.

Quase surreal, para alguém que está mais acostumado a ver "dogma" ser usado pejorativamente em vez de algo que qualifique, valide alguma proposição.

Engraçado que tem um texto qualquer da Montfort que dá a opinião contrária, de um outro papa à respeito. Por outro lado, acho que tem qualquer coisa sobre eles terem renegado o JP2...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2007, 13:58:54 »
Fico me perguntando agora se o Modelo Heliocêntrico é dogma católico... :)

O P.Z. Myers disse umas poucas e boas sobre as afirmações do papa:
Citação de: P. Z. Myers
So why are some people treating this statement as a victory against Intelligent Design creationism? It's true that the Pope did not endorse the specific organizations promoting anti-scientific nonsense, like the Discovery Institute or Answers in Genesis, but what he did say was superstitious pablum and a carefully phrased rebuke of science — he is actually backing away somewhat from the tepid support of a previous pope, and is providing consolation to creationist philosophy.

This provides no advantage to supporters of good science. We should not be treating it as even a marginal victory. What we have here is a superstitious old man with an exaggerated reputation making stupid remarks about biology that will impede our ability to inform people about science. We should not be nice to him. We should be clearly and vigorously repudiating the sanctimonious old fart's proclamations.
fonte: http://scienceblogs.com/pharyngula/2007/04/the_pope_is_not_our_friend_he.php#more

Er... O que um católico montfortiano?

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2007, 14:20:43 »
Simpatizante ou afiliado da Associação Cultural Montfort. Um tipo de TFP.

Para o seu deleite, já dou o link para os textos da área de "ciência e fé":

http://montfort.org.br/secao=veritas&subsecao=ciencia&lang=bra

As chamadas para os quatro primeiros textos:

»  A Teoria da Evolução contra a ciência e a Fé (O conto do macaco) - Raul Leguizamon - Revista SEMPER
Seguindo o conselho de Santo Tomás, de que há que rebater os sofistas com os argumentos dos próprios sofistas, o autor pulveriza a presunção darwinista citando somente autores evolucionistas. Derruba a postura da opinião evolucionista em nome da ciência; daí o atrevido e inclusivamente mal sonante título do artigo, mas que resume de modo claríssimo o seu conteúdo.

»  O universo, o homem e as partículas - Rafael Levy
O universo foi criado por Deus para o homem dar-Lhe glória

»  A ressurreição foi um fenômeno da evolução? - Orlando Fedeli
Comentário da homilia do Sábado Santo em que o Papa Bento XVI disse que a ressurreição de Cristo foi uma mutação

»  Darwin aposentado por invalidez - Fábio Vanini
Num recente Congresso realizado nas Ilhas Galápagos, o World Summit on Evolution, Dr. William Provine, professor de história e filosofia da ciência na Universidade de Cornell, confessara: “Nós precisamos de outra teoria da evolução”

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2007, 16:01:32 »
Oh boy...

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2007, 16:06:57 »
O papa, calado, parece um sábio.... mas ele não consegue se segurar, não consegue se conter... tem que jactar sua verborréia de graça... por nada.

EI, Rat Zinger, VTNC!

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Abril de 2007, 17:10:55 »
(…) Mas a desonestidade intelectual dele não deixa de irritar.

Esse senhor Ratzinger é um baita dum pilantra…
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 13 de Abril de 2007, 17:54:18 »
Católicos Montfortianos, heim? Quando a gente acha que já viu tudo em matéria de maluco...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!