Autor Tópico: Fatos inusitados  (Lida 2071 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Fatos inusitados
« Online: 23 de Maio de 2005, 00:00:38 »
Voces conhecem algum fato inusitado....pois eu tenho um a contar....
Em minha terra se derruba avião no laço....duvidam?...leiam.....

Nada nos pode parecer mais estranho do que a notícia de que um homen tenha laçado um avião. A vontade que a gente sente é mesmo de duvidar, duvidar integralmente. Mas, a verdade é que a extraordinária façanha aconteceu no pampa gaúcho, em Tronqueiras, numa rica fazenda de Arroio do Só, no município de Santa Maria.

O fato pode parecer à primeira vista uma espécie de reação do gaúcho que confia no cavalo como meio de transporte diante das melhores atrapalhações do progresso. Esta é uma conjetura. A realidade é que o avião foi laçado, preso e bem fortemente por laço de 13 braças e quatro tentos.

Érico Veríssimo criou um curioso personagem no seu último livro. É o velho Babalo. O homem tinha funda ojeriza pela aviação e todas as engenhocas que andam e fazem barulho. Sempre que um aviãozinho rugia nos céus de Santa Fé, o chacareiro erguia o braço cabeludo e botava feia descompostura à boca fora:

- Vão trabalhar vagabundos!

O vaqueiro Euclides Guterres, bonitão e frajola, nascido no alto da Serra, mas que veio para a coxilha, bem cedo, diferente do velho Babalo, até gosta de aviação e coisas modernas. É o tipo característico do peão de estância dos dias que correm, sem literatura, e que poderá ir para o rodeio de jeep como fazem muitos fazendeiros do sul, guardando o cavalo para um fim de semana na cancha reta.

Pois foi Euclides Guterres, de 24 anos, solteiro, vivaz, e fazedor de proezas e espanholadas como mais ou menos são todos os peões das estâncias do Rio Grande, o homem que laçou o avião pelo focinho. Rebolou o laço e apanhou o Paulistinha num golpe certeiro. O aparelho virou bicho caborteiro, deu mais uns pulos e as rapidíssimas rotações da hélice o salvaram, cortando o laço de couro cru: o avião ganhou altura, fugiu, perdeu-se no horizonte que se confunde com a planura do descampado, carregando, na fuselagem quatro braças do laço do vaqueiro.

Um verdadeiro Rei do Laço

O sensacional acontecimento, fato único na história da aviação, aconteceu no penúltimo domingo de janeiro. À tarde, o piloto Irineu Noal, do Aeroclube de Santa Maria, resolveu realizar um vôo de recreio no interior do município. Aprontou, para isso, um paulistinha, o Manuel Ribas de prefixo PP-HFE e, tudo o.k., rumou para Leste, em direção da fazenda do Sr. Cacildo Pena Xavier, em Tronqueiras. Anteriormente, já havia sobrevoado o local. Perito e confiante, sentia-se à vontade, lindamente à vontade, no seu valente teco-teco.

Logo avistou a bela propriedade, a Casa Grande e todo o seu conjunto, os largos currais, a figueira velha, o mangueirão. E iniciou uma série de vôos rasantes nos arredores. O dascampado era um vivo convite à brincadeira. É possível que, em dias passados, tivesse até perseguido lebre no pequeno avião, duma mobilidade admirável. Porque, então, hoje, que a tarde está assim tão clara e tudo tão limpo na frente, não voar rasteirinho à grama fofa?

Euclides Guterres, cá debaixo, olhava com olho alegre a brincadeira do jovem piloto. Foi quando lhe nasceu a idéia incrível. Seria possível? Sim, claro, era possível. Tudo dependia de ter os pulsos no lugar. Então esperou. Fazia mais de meia hora que estava ali na coxilha tratando da novilha gorda, atacada de bicheira. E aquilo era monótono. Apanhou o laço, e sentiu que a hora estava para chegar.

O Paulistinha roncou em cima de sua cabeça. Foi a conta. Tiro dado, bugio deitado, como se diz no sul. O avião fora lançado. Acertara o alvo!

Euclides Guterres, para não ser carregado pelo avião, largou o laço. O seu temor fora em vão: a hélice, de golpe, já havia partido em duas as 13 braças de couro cru e trançado.

No interior do avião, o drama era bem outro. O jovem piloto tinha na frente dos olhos um pedaço de laço e concluiu que acontecera com ele uma coisa incrível. Virou o nariz do aparelho e voou em direção da Base Aérea de Camobi, fazendo uma aterrissagem feliz. Vistoriando o aparelho no solo, verificou que a hélice estava partida! Tudo poderia, afinal de contas, ter lhe custado a sua vida.

Texto de Claudio G. Candiota e fotos de Ed Keffel.
Publicado na Revista O Cruzeiro, número 19, em 23/02/1952.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Fatos inusitados
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2005, 00:06:12 »
Afinal, tu é gaúho, Aronax?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re: Re.: Fatos inusitados
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2005, 00:08:05 »
Citação de: Fernando

De Santa Maria , morei quase sempre em Porto Alegre e agora moro em Passo Fundo.... :D
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Fatos inusitados
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2005, 01:23:15 »
Legal aronax ... :lol: Aliás Parabens vc é bom mesmo... gosto demais dos teus   tópicos  aqui no forum... :dedos:  :louva:  :sim: Valeuuuuu! :D .
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2005, 01:34:07 »
<_<  :sei:  :sly:  :hmm:

Acho que as coisas estão ficando claras agora. Rina e Aronax estão  :amor:  :?:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2005, 10:17:24 »
Citação de: Aronax

De Santa Maria , morei quase sempre em Porto Alegre e agora moro em Passo Fundo.... :D

Já posso zuar com o Braida

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2005, 11:43:38 »
Meu irmão alegou que tem um aluno na Fateb que conhece alguém de Santa Maria que me conhece. És tú, Anorax? :ok:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2005, 11:49:15 »
<_<  :sei:  :sly:  :hmm:

Acho que as coisas estão ficando claras agora. Rina e Aronax estão  :amor:  :?:

É compatível... :P

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2005, 12:11:12 »
Citação de: Alenônimo
Meu irmão alegou que tem um aluno na Fateb que conhece alguém de Santa Maria que me conhece. És tú, Anorax? :ok:

Falácia! Evidência anedota!
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2005, 12:23:35 »
Pode ser o Braida, o Rodolfo, ou eu.

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2005, 14:09:55 »
Olha, eu já chutei que o Aronax e a Rina são um casal, e ninguém respondeu, portanto QUEM CALA CONSENTE.

Vai, assumam, a gente tem tão poucos casais aqui! A Nina e o Atheist, e o Aurélio e o Wilfredo  :lol:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2005, 15:56:22 »
Pode ser o Braida, o Rodolfo, ou eu.
Todo mundo de Santa Maria? Nossa...  :o

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2005, 16:10:18 »

Não sou eu, mas um dia teria satisfação em conhece-lo. :)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2005, 16:11:42 »

Não sou eu, mas um dia teria satisfação em conhece-lo. :)
Acho que ele não quis dizer pessoalmente. Eu não conheço ninguém de Santa Maria pessoalmente. Nem de São Paulo!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2005, 20:42:10 »
Além de termos poucos casais, temos somente um caso de amor e um triângulo amoroso.

Afinal,  quem fica com o Wilfredo? Hammond ou Mioto?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2005, 20:49:55 »
Você.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2005, 20:50:45 »
Citação de: rizk
Olha, eu já chutei que o Aronax e a Rina são um casal, e ninguém respondeu, portanto QUEM CALA CONSENTE.

TÁ NAMORANDO, TÁ NAMORANDO!!

:D

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2005, 21:11:08 »
Além de termos poucos casais, temos somente um caso de amor e um triângulo amoroso.

Afinal,  quem fica com o Wilfredo? Hammond ou Mioto?

Não era você que tinha um caso com o Mioto?  :o
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2005, 23:32:34 »
E Aurélio, há uma diferença tremenda entre as mulheres que são lésbicas e as que não querem dar pra você.

:lol:
E vocês não venham com conversa do Mimi não, que eu vi primeiro!!! Safados!!!

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Fatos inusitados
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2005, 00:15:50 »
São todos muito observadores.....no STR quando desconfiaram que eu tinha uma filha no fórum foi um auê até descobrirem quem era ...  :D Vocês deviam criar uma agencia de detetives.... :D  :D

rizk

• Visitante
Fatos inusitados
« Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2005, 00:19:33 »
São todos muito observadores.....no STR quando desconfiaram que eu tinha uma filha no fórum foi um auê até descobrirem quem era ...  :D Vocês deviam criar uma agencia de detetives.... :D  :D

VIXÉÉÉÉ falei, falei?!?!?!?
Chutei primeiro que era a esposa do Poin, mas e daí, não é mesmo?!? :lol:

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2005, 16:17:32 »
E Aurélio, há uma diferença tremenda entre as mulheres que são lésbicas e as que não querem dar pra você.

:histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2005, 22:24:05 »
E vocês não venham com conversa do Mimi não, que eu vi primeiro!!! Safados!!!

Que lindo! Ela defende o Mimi!!! Emocionado!  :cry:

Depois dessa eu entro na linha e caso (coofff... hehehe).  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!