Vou responder uma de cada vez...
Dos filhos? Dialogo, paciencia e aplicar tudo que os livros de psicolocia infantil dicem. Do marido? Bem, não pretendo me casar com um homem. Da mulher? Se realmente dá valor a sua vida, jamais tente controlar uma mulher, muito menos na tesão pre-mestrual (em casos ecepcionais tpm tambem pode significar tensão pos-mestrual), no maximo é possivel manipulalas, fazer que elas pensem que a ideia foi delas, atraves de sugestões e insinuações. Dos amigos? Nunca tentei controlar meus amigos, acho meio inutil. Dos inimigos? Qual seria a graça em controlar eles? A supresa de seus inimigos é magnifica, então, no momento de ira é possivel se vingar a altura. Se controlasemos, ja estariamos esperando. Fugir das ações castradoras dos pais? Bem... meus pais eram super-liberais. Do ciume da mulher? Não tem como controlar, você pode, no maximo, aminguar, com rosas, choclate, joias, e mais chocolate. Em qualquer caso, se não funcionar, aconselho, sinceramente a comprar uma armadura medieval. Do ciumes do marido? ja dice, não pretendo me casar com homens. Dos ciumes dos amigos? Simples, subdivisão, amigos não sentem ciumes se o outro estiver feliz. Se sentirem ja passam para uma hirarquia inferior, a de colegas, conhecidos e coisas do tipo... Do controle dos filhos? Mais simples ainda, diciplina, filhos ciumentos são o karma, melhor começar desde cedo acostumando-los com a ideia: "Você não tem nada que me controlar, eu controlo você!"