
Israel suspende militar por uso de escudos humanos
Publicado em 13.04.2007, às 15h07
O Exército de Israel suspendeu o comandante de uma operação na qual suas tropas usaram duas crianças palestinas como escudos humanos na frente de veículos para proteção de pedras lançadas por manifestantes quando entravam em uma cidade da Cisjordânia, informou nesta sexta (13) o porta-voz do Exército. Imagens de vídeo do incidente ocorrido anteontem em Nablus são a mais recente prova de que o Exército israelense continua a usar palestinos como escudos humanos.
O uso de escudos humanos viola a lei internacional e até mesmo uma determinação de 2005 da Suprema Corte de Israel proibindo a prática. "Em seguida ao incidente, no qual soldados das Forças de Defesa de Israel aparentemente fizeram o uso proibido de civis, o general Yair Naveh, chefe do Comando Central, ordenou a suspensão de todas as atividades operacionais do comandante da missão, além das investigações em curso sobre o assunto," disse o comunicado do exército.
O ministro de Informação da Palestina, Mustafa Barghouti, denunciou a suspensão do comandante como um jogo de cena. "Eles estão tratando o incidente como um fato isolado. O problema é sistemático e as tropas continuam com a prática, apesar da ordem da Suprema Corte de Israel", disse.
O incidente foi filmado por um ativista de paz estrangeiro durante uma incursão do Exército israelense em busca de um militante. As imagens foram divulgadas no site do jornal israelense Yediot Ahronot. Durante a operação, as tropas destruíram parte da casa, mas o foragido não estava nela. Durante anos, os palestinos reclamam do uso de escudos humanos pelas forças de Israel, mas não havia prova do fato.
Fonte: Agência Estado
JC Online