Autor Tópico: Quem é a Classe Média?  (Lida 2848 vezes)

Eriol

• Visitante
Quem é a Classe Média?
« Online: 16 de Abril de 2007, 15:04:20 »
Que tal rever os cálculos?

Na sua próxima edição, nas bancas paulistanas amanhã, CartaCapital publica uma reportagem de capa sobre as agruras da juventude classe média em busca de emprego. Tormentos imponentes. Mas quem é classe média, no Brasil? Este é o país onde 3% (já escrevi 4%, mas são mesmo 3%) da população ganha de dez salários mínimos para cima. Recorremos aos organizadores do Atlas da Nova Estratificação Social no Brasil, entre eles o economista Marcio Pochmann, da Unicamp. Consideram classe média as famílias com renda mensal entre 1.556 reais e 17.351. Nesta faixa estaria 31,7% da população. Perguntei aos meus botões: não lhes parecem fronteiras amplas demais? Sorriram, sem esconder um misto de piedade e ironia. Pois é, com todo respeito pelos autores do Atlas, e sobretudo por Pochmann, economista de grande qualidade, dá mesmo para sorrir no mesmo diapasão dos meus botões. É óbvio que quem conta com uma renda mensal de 17 mil reais milita na área do privilégio e quem amealha no limite do desespero 1.500 reais é um pobre diabo à beira da miséria. Que tal rever os cálculos? Pareceria lógico prever algo entre 10 mil e 4 mil reais, para atingirmos uma definição razoável. E aí a classe média, creio eu, na base do chute, não chegaria a 15% da população.

http://z001.ig.com.br/ig/61/51/937843/blig/blogdomino/2007_04.html#post_18822952

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quem é a Classe Média?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2007, 15:08:47 »
Consideram classe média as famílias com renda mensal entre 1.556 reais e 17.351

Per capita, eu suponho?

Então é oficial: sou pobre :-)

Eriol

• Visitante
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2007, 15:10:36 »
não sei… imagino que é por lar mesmo… 6 paus pra uma família normal me parece excessivo... nem digo nada dos 12,000 que seriam os que o Mino sugere.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2007, 19:27:21 »
acho que o rapaz deu um pulo. partiu da renda per capita e depois foi ver a parcela da população que pertencia à classe média. basta bom-senso pra perceber.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2007, 19:30:57 »
Que tal rever os cálculos? Pareceria lógico prever algo entre 10 mil e 4 mil reais, para atingirmos uma definição razoável. E aí a classe média, creio eu, na base do chute, não chegaria a 15% da população.
Sem os 1.500 ~ 3.999 acho que dificilmente chegaria a 10%...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2007, 19:38:48 »
aliás, há de se tomar cuidado com este tipo de dados. são praticamente dois países diferentes, o sul-sudeste-partes-do-centro-oeste e o resto. o que é classe média em juazeiro do norte definitivamente não é classe média em ribeirão preto, assim como o custo de vida muda MUITO de um lugar para o outro. na espanha, por exemplo, não faria sentido aplicar critério de purchasing power parity para as diversas regiões, no brasil isso deveria ser levado em conta.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2007, 10:31:10 »
Parei de ler depois do CartaCapital...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2007, 12:26:49 »
Mídia sem Máscara pode?

Eu ia ficar calado, mas essa foi irresistível

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2007, 12:30:39 »
Consideram classe média as famílias com renda mensal entre 1.556 reais e 17.351

Per capita, eu suponho?

Então é oficial: sou pobre :-)

hehehe!
Mas não existe aquela coisa de classe média-alta, classe média-média e classe média-baixa? Esta última vem antes de classe pobre... :P
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2007, 12:33:52 »
Mídia sem Máscara pode?

Eu ia ficar calado, mas essa foi irresistível
Depende, sobre o que é, ou quem escreve.
Tem muita carolisse lá...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2007, 12:43:22 »
E não se poderia dizer a mesma coisa da Carta Capital, teoricamente?

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2007, 13:03:25 »
Mas não existe aquela coisa de classe média-alta, classe média-média e classe média-baixa? Esta última vem antes de classe pobre… :P

Pessoalmente acho que não passam de eufenismos. Respeitando-se as diferenças regionais, penso que classe média é o grupo de pessoas/famílias que não são ricas nem pobres.

Toscamente exemplificando:

CARRO:
O cara pobre não tem carro e nem tem perspectivas de ter um.
O cara de classe média pode ter desde um Chevette 83 até um Vectra 2007 financiado.
O rico tem um SLK Roadster na garagem para lazer, um Classe S pra trabalhar.

CASA:
O cara pobre nem tem onde morar ou mora em condições absolutamente precárias
O cara de classe média pode morar num casebre até num apartamento num bairro nobre.
O rico mora numa residência de alto padrão.

PRESENTES:
O cara pobre cumprimenta a mulher pelo aniversário dela...
O de classe média lhe dá uma jóia e um jantar...
O rico lhe dá um iate de 1 milhão de dólares...

VIAGEM:
O cara pobre não viaja nunca.
O cara de classe média pode fazer viagens nacionais e internacionais.
O rico tem um apartamento em Manhattan e vai pra lá quando quiser.

SUPER-HERÓIS
O cara pobre é o Chapolin,
O cara de classe média é o Batman
O cara rico é o Superman

E por aí vai...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2007, 13:21:11 »
Sou classe média. Acredito uns 15 anos vou pular para classe alta. :D
Precisamos estudar ou melhor chegar doutorado e procurar emprego altos salários ou formar empresário.

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2007, 13:42:47 »
eu teria vergonha se ganhasse mais de R$6000
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 13:55:24 por Rodrigo »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2007, 13:53:03 »
Precisamos estudar ou melhor chegar doutorado e procurar emprego altos salários ou formar empresário.

Existe uma maneira mais fácil, rápida e segura de ficar rico no Brasil (sem precisar roubar :hihi: ):

1. Faça um curso superior qualquer, de preferência um de 2 anos e na faculdade mais barata que tiver.

2. Passe num concurso público corresponde ao seu curso.

Pronto! Agora você é rico para sempre! :hihi:

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2007, 13:57:13 »

Existe uma maneira mais fácil, rápida e segura de ficar rico no Brasil (sem precisar roubar :hihi: ):

1. Faça um curso superior qualquer, de preferência um de 2 anos e na faculdade mais barata que tiver.
2. Passe num concurso público corresponde ao seu curso.

Pronto! Agora você é rico para sempre! :hihi:

Ah.. se fosse assim tão fácil...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2007, 13:58:56 »

Eu não. Ainda mais se fizesse por merecer. Afinal, tem gente que ganha muito mais que isso e ainda rouba...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2007, 14:46:45 »

Eu não. Ainda mais se fizesse por merecer. Afinal, tem gente que ganha muito mais que isso e ainda rouba…
Pois é. Acho que, em princípio, se você trabalha num emprego a) muito arriscado, b) sujeito a pressões ou c) altamente
especializado, você tem é que ganhar bem mesmo [1]. Caso contrário, só os desesperados ou idealistas iam querer empregos do
tipo a), os dos empregos do tipo b) poderiam ser subornados facilmente, e ninguem se interessaria em se especializar para trabalhar nos empregos c). Se eu ganhasse R$ 6000 nessas condições, teria era orgulho.

[1] Como os policiais e professores universitários... [inserir risada histérica]

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2007, 15:39:38 »
Claro que não, não existe um único ponto esquerdista que deve ser levado a sério.
(A não ser o keynesianismo.)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2007, 16:24:33 »

Eu não. Ainda mais se fizesse por merecer. Afinal, tem gente que ganha muito mais que isso e ainda rouba…
Nem eu teria vergonha, tem lugares que tem o custo de vida muito alto, eu não acho + que 6 mil ganhar bem, nem é ganhar tão bem assim.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2007, 16:59:17 »
Também não teria vergonha de ganhar 6.000,00 . Com uma grana dessa dá para viver bem em qualquer lugar .

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2007, 17:37:17 »
Claro que não, não existe um único ponto esquerdista que deve ser levado a sério.

:roll:

Ó, Manhattan, tá confirmado: o Rhyan é mesmo a versão Mirror Universe do Ukrainian! :-D

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2007, 18:56:23 »

:roll:

Ó, Manhattan, tá confirmado: o Rhyan é mesmo a versão Mirror Universe do Ukrainian! :-D

:lol:

Pois é. Acho que, em princípio, se você trabalha num emprego a) muito arriscado, b) sujeito a pressões ou c) altamente
especializado, você tem é que ganhar bem mesmo [1]. Caso contrário, só os desesperados ou idealistas iam querer empregos do
tipo a), os dos empregos do tipo b) poderiam ser subornados facilmente, e ninguem se interessaria em se especializar para trabalhar nos empregos c). Se eu ganhasse R$ 6000 nessas condições, teria era orgulho.

[1] Como os policiais e professores universitários… [inserir risada histérica]

Sobre o que o Manhattan falou, acho que desses três itens que ele citou, ao menos o pessoal que entra no grupo daqueles que fazem um trabalho "altamente especializado" ganha bem aqui no Brasil, não?

E, se quem faz um "trabalho desagradável", daqueles que a maioria das pessoas não gostaria de fazer (passar o dia inteiro carregando lixo, limpando banheiro, puxando peso), ganha mal, é em função do excesso de mão-de-obra desqualificada nesse país. Em um cenário onde as pessoas tivessem formação suficiente para fazer outros trabalhos, os salários dessas classes seriam altos também. (E devem ser altos em muitos países do mundo onde boa parte das pessoas preferem - e podem escolher - ganhar menos mas fazer um serviço mais agradável).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2007, 19:02:24 »

Eu não. Pretendo ganhar o triplo, o quádruplo se possível. Não há limites para minha ambição, a não ser a realidade hehe. Mas não me importaria e nem me sentiria mal de ser um bilionário como o Bill Gates. Tomara até que um dia ocorra, sonhar é legal.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2007, 19:15:16 »

Eu não. Pretendo ganhar o triplo, o quádruplo se possível. Não há limites para minha ambição, a não ser a realidade hehe. Mas não me importaria e nem me sentiria mal de ser um bilionário como o Bill Gates. Tomara até que um dia ocorra, sonhar é legal.

Não tenho pretensões também de ser milionário e não me sentiria mal ganhando  mais de 6.000 por mês. Na minha linha de trabalho, rala-se muito, ganha-se pouco, se é pouco reconhecido e existem riscos bem consideráveis... :\
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!