Acho que a mentira é imprescindível para a vida em sociedade. NÃO TEM COMO passar sem. Dizer a verdade dá muito mais trabalho, causa muito mais problemas.
Concordo contigo,
mimi. Na verdade acho um tanto hipócrita essa postura de 'sempre digo a verdade em qualquer circunstância'.
Minto sempre quando for conveniente (observando o contexto e a mentira — SEMPRE) ou quando não cabe a omissão. Não dá pra dizer (por exemplo) que a comida do anfitrião está uma porcaria, ou, num churrasco, falar mal da carne ou da marca da cerveja que o anfitrião comprou (ainda mais se for seu chefe). Ou, se perguntado, dizer para a outra pessoa que ele é, na
verdade, a pessoa mais feia que você conhece. Isso não tem cabimento.
Só pra dar um exemplo, fica igual conversa de criança:
— Joãozinho, vai com a tia, vai...
— Não. A tia é chata...Minto quando minha família (toda evangélica) pergunta se eu acredito em Deus. Digo o que querem ouvir e todo mundo fica feliz. Nesse caso tenho absoluta certeza que a verdade comprometeria seriamente meus relacionamentos familiares, coisa que definitivamente não desejo.
Mas é a tal 'mentira branca', que se usa para ser sutil e educado. Mentir com interesses mesquinhos e pueris, faltando com ética — como enganar o parceiro romântico ou mentir sobre uma qualificação profissional —, é uma atitude que também reprovo.
Como já foi dito, também penso que há diversos níveis de mentira tanto como penso que há diversos níveis de hipocrisia. E todo mundo mente e todo mundo é hipócrita, em maior ou menor grau.
Então, se mentir é uma atitude válida ou não depende muito da mentira e do contexto em que ela é utilizada.
Sobre como seria um mundo sem mentiras, penso que das duas uma:
1. Um mundo sem mentiras é como Marte: vazio.
2. Um mundo sem mentiras é como 'a sociedade perfeita dos ateus': uma bobagem.