Autor Tópico: Mentiras…  (Lida 1815 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Mentiras…
« Online: 16 de Abril de 2007, 20:15:34 »
A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água.

(Miguel de Cervantes)

A verdade sempre será  solução para todo fim, mas  será que  cabe mentira  em algum meio ou início…já que o fim , dizem , justifica os meios ?

Em relacionamentos;
Em situações profissionais;
No convivio para com pessoas com baixo estima;
para com pessoas  que gostam de contar vantagens;
Para crianças;
Em situações limeite;
Ou qualquer outra situação vivida.

Você já falou ou falaria uma mentira , mesmo uma mentira piedosa ?

Abraços fraternos,
Artemis.
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 11:51:09 por Alenônimo »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: MENTIRAS…
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2007, 21:19:48 »
Faria como já fiz muitas vezes.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Danieli

• Visitante
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2007, 21:22:51 »
Sim, e quem não falaria a depender da ocasião. Lembro quando fazia terapia, que a minha psicóloga falava de uma tal de mentira branca. Hoje em dia ela é mais fácil de entender.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2007, 21:45:06 »
Dizem que nós gostamos de ser enganados...como no exemplo de uma pessoa que está para morrer. Em muitos casos ela prefere uma "mentira" do médico à verdade absoluta. Será que preferimos ser enganados em momentos de dificuldade do que saber a verdade ?

Acho que é o velho paradigma pílula azul X vermelha....
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2007, 22:00:29 »

Eu acho que a mentira é uma praga, na maior parte das vezes. Digo, MENTIRA, coisa séria, que envolve pessoas, situações ou sentimentos que pedem, por pior que seja, a verdade.

Não me sinto muito confortável mentindo, não. Há situações, claro, que exigem tanta delicadeza que a mentira acaba se tornando uma saída fácil, outras, de menor importância, mas num geral... prefiro omitir que mentir, se tiver essa possibilidade.

Muitas vezes, já me peguei com uma mentira na ponta da língua e desisti. Bom, com verdades também. O fato é que sou obrigada a conviver com algumas pessoas que sei que são mentirosas, que todo mundo sabe. Pessoas com quem preciso manter um bom convívio e pior, um convívio constante.

Por causa dessas pessoas tomei uma certa birra de mentiras, principalmente, mentiras sem propósito.  :(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2007, 22:17:25 »
irrita-me, muito. acho que pouca coisa me irrita mais, e agora começo a soar como uma meninha adolescente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2007, 22:32:24 »
irrita-me, muito. acho que pouca coisa me irrita mais, e agora começo a soar como uma meninha adolescente.

Não acho que está soando assim  bruno, a mentira é irritante mesmo. Eu concordo 100 por cento com  Cervantes , que citei lá em cima…
Abraços fraternos.
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 00:00:57 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2007, 22:34:43 »
É Luz vc falou tudo ! " Eu acho que a mentira é uma praga" Mesmo que as veses  por um bom e  fortíssimo motivo tenhamos que ser levados a falar uma mentirinha piedosa que seja, mas ainda assim ela será uma praga, pois  cresce, se espalha....
Abraços carinhosos.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2007, 22:42:00 »
Dizem que nós gostamos de ser enganados…como no exemplo de uma pessoa que está para morrer. Em muitos casos ela prefere uma "mentira" do médico à verdade absoluta. Será que preferimos ser enganados em momentos de dificuldade do que saber a verdade ?

Acho que é o velho paradigma pílula azul X vermelha…

Essa questão  é a da mentira piedosa...a qual infelizmente já caí...e foi exatamente  nesse erro que aprendi a ser  forte para as piores verdades.Pois me arrependi e muito...a pessoa morreu achando que ia  viver...me senti impontente e muito mal...aprendi  da pior forma a valorizar as verdades , mesmo as mais difíceis de serem ditas...agora no máximo, como a Luz falou , prefiro omitir....
Abraços.
(Nelson Mandela)

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2007, 23:50:48 »
Como seria um mundo sem mentiras ? Creio eu que as pessoas iriam depender muito mais de seus atribútos físicos e mentais para se dar bem na vida.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2007, 00:26:42 »
    Acho que é uma caracterísca da humanidade, como a Danieli comentou acima, minha família tbm fala sobre a "mentira branca", uma forma de amenizar notícias, doenças, situações constrangedoras.
     Mas prefiro evitar mentir, tbm pq tenho péssima memória. :)
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2007, 01:09:33 »
Penso que embora todas as mentiras sejam sempre desagradáveis, existem mentiras benignas, tanto a nível pessoal como a nível colectivo. Existem mesmo mentiras que obtêm melhores resultados que a verdade.
Recentemente, vi numa entrevista de Daniel Dennett a um repórter brasileiro da Globo em que ele dava um excelente exemplo. Imaginemos um país à beira da ruptura económica, mesmo da banca rota. Os políticos desse país nunca devem deixar transparecer essa realidade para fora, caso contrário o investimento cessará, tanto o interno como o externo e, aí sim, assistir-se-á à ruptura total da economia desse país bem mais depressa até.
Claro que não comparo este tipo de mentiras com aquelas mentiras mesquinhas que servem apenas quaisquer interesses pessoais, jogo de interesses, ciúme, inveja ou vingança. São níveis diferentes de mentira e eu não sei bem qual era a intenção do Artemis.
Ufa, esse foi meu primeiro post de participação numa discussão aqui no CC. Venham mais... ;)
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2007, 02:08:07 »
Permitam-me fazer uma opinião:

Tem um trecho no livro "Quando Nietzsche Chorou" que o Nit argumenta com Breuer que ele devería contar a verdade mesmo pros paciêntes em estado terminal, que cada pessoa tem o direito de saber da verdade. Acima do consolo que a mentira traría, a verdade é direito de todos.

Mas sei la, eu tenho uma impressão que o Nit era bem determinísta, pois até então a física daquela epoca parecia ir neste sentido (da determinação de todas as coisas) mas como nós aqui sabemos, após a morte desse grande filósofo, alguns avanços na física e foi descoberto então que o universo parece não ser mais totalmente determinado, o que quebraría totalmente o fundamento determinista e também boa parte do que Nit acreditava da ciência.

Sendo assim, sua concepção de deus "Deus está morto, e foi nós que o matamos", pode hoje não estar mais correta segundo algumas interpretações da Física Quântica.
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 02:13:35 por Blue Pill »

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2007, 10:40:19 »
Acho que a mentira é imprescindível para a vida em sociedade. NÃO TEM COMO passar sem. Dizer a verdade dá muito mais trabalho, causa muito mais problemas.

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2007, 10:43:01 »
Acho que a mentira é imprescindível para a vida em sociedade. NÃO TEM COMO passar sem. Dizer a verdade dá muito mais trabalho, causa muito mais problemas.

Estou contigo, acho que isso é de fator de instinto. Eu menti sim, acho que toda a minha vida é uma grande mentira.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2007, 10:45:27 »
Nietzsche pode estar obsoleto em algumas coisas , mas  o que ele disse  em seu livro é ainda uma fluente verdade...." A verdade está acima do consolo que a mentira traria..." E digo isso, porque vivi essa situação de ocultar o estado de morte iminente de um ente querido...e digo com toda a sinceridade , eu não tinha o direito de fazer isso....mas  fiz e aprendi que não se deve faze-lo. Portanto fora a parte  quântica da questão, Nietzsche continua valendo e muito.
Abraços fraternos.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2007, 10:56:37 »
São níveis diferentes de mentira e eu não sei bem qual era a intenção do Artemis. ( citação de  Helder )

Olá  Helder, a minha intenção é fazer refletir sobre a mentira,em seus diferentes níveis . Obrigada por responder ao  tópico.Você foi muito bem em sua promeira postagem !
Abraços fraternos e carinhosos
(Nelson Mandela)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2007, 12:08:55 »
Concordo contigo, mimi. Na verdade acho um tanto hipócrita essa postura de 'sempre digo a verdade em qualquer circunstância'.

Minto sempre quando for conveniente (observando o contexto e a mentira — SEMPRE) ou quando não cabe a omissão. Não dá pra dizer (por exemplo) que a comida do anfitrião está uma porcaria, ou, num churrasco, falar mal da carne ou da marca da cerveja que o anfitrião comprou (ainda mais se for seu chefe). Ou, se perguntado, dizer para a outra pessoa que ele é, na verdade, a pessoa mais feia que você conhece. Isso não tem cabimento.

Só pra dar um exemplo, fica igual conversa de criança:

— Joãozinho, vai com a tia, vai...
— Não. A tia é chata...

Minto quando minha família (toda evangélica) pergunta se eu acredito em Deus. Digo o que querem ouvir e todo mundo fica feliz. Nesse caso tenho absoluta certeza que a verdade comprometeria seriamente meus relacionamentos familiares, coisa que definitivamente não desejo.

Mas é a tal 'mentira branca', que se usa para ser sutil e educado. Mentir com interesses mesquinhos e pueris, faltando com ética — como enganar o parceiro romântico ou mentir sobre uma qualificação profissional —, é uma atitude que também reprovo.

Como já foi dito, também penso que há diversos níveis de mentira tanto como penso que há diversos níveis de hipocrisia. E todo mundo mente e todo mundo é hipócrita, em maior ou menor grau.

Então, se mentir é uma atitude válida ou não depende muito da mentira e do contexto em que ela é utilizada.

Sobre como seria um mundo sem mentiras, penso que das duas uma:

1. Um mundo sem mentiras é como Marte: vazio.
2. Um mundo sem mentiras é como 'a sociedade perfeita dos ateus': uma bobagem.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Mentiras…
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2007, 12:20:31 »
Acho a mentira tão necessária quanto à verdade.

Hoje em dia, depois de certas experiências na minha vida, minto com menos peso na consciência, principalmente quando é para aliviar alguém em certas situações onde a verdade possa embaraçar mais a vida dessa pessoa.  :wink:  E não só.
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 12:24:06 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

blue pill

• Visitante
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2007, 13:24:23 »
Nietzsche pode estar obsoleto em algumas coisas , mas  o que ele disse  em seu livro é ainda uma fluente verdade…" A verdade está acima do consolo que a mentira traria…" E digo isso, porque vivi essa situação de ocultar o estado de morte iminente de um ente querido…e digo com toda a sinceridade , eu não tinha o direito de fazer isso…mas  fiz e aprendi que não se deve faze-lo. Portanto fora a parte  quântica da questão, Nietzsche continua valendo e muito.
Abraços fraternos.

Se o conceito de realidade deterministica foi refutado depois dessa evolução científica, então como julgar qual a realidade se sobrepoe ? Da pessoa que está prestes a morrer ou a sua ? Se é uma pessoa que gosta de ser consolada, então nesse caso o consolo da mentira parece ser a melhor opção para ela, ja para outra pessoa pode ser a honestidade da verdade.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2007, 13:42:07 »
Fácil é quando não queremos mentir, mas precisamos mentir.
Difícil é quando o melhor é falar a verdade, mas então você mente.
E as categorias profissionais que ganham com a mentira??
Publicitários, políticos, fofoqueiros de palntão (Leão Lobo e CIA), advogados...
A mentira é um dos pilares da nossa sociedade.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Skorpios

• Visitante
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2007, 17:03:43 »

Concordo contigo. Se você quiser passar a tua vida dizendo só a verdade vai magoar e afastar muita gente sem contar com as surras que vai levar. :chicote:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!