Autor Tópico: Será esta a resposta?  (Lida 441 vezes)

Offline Conex

• Nível 00
  • *
Será esta a resposta?
« Online: 17 de Abril de 2007, 03:28:20 »
Eu estava pensando comigo mesmo, nosso conceito humano de conhecimento baseia-se que tudo, tudo no universo tem que ser criado ou modificado.

Agora já pararam pra pensar se existe outros conceitos? digamos que exista outra forma de existencia sem ser criado, porque a resposta que buscamos sempre é quem criou isso, quem criou aquilo.
Mas será que Criação é o meio definitivo para algo existir?

Talvez para nós pensar em outra forma além da criação seja tão dificil pelo fato de nossa capacidade mental estar inclinada para essa unica teoria, sendo a mais facil para interpretação, mas talvez não a unica.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Será esta a resposta?
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2007, 08:59:40 »
Eu estava pensando comigo mesmo, nosso conceito humano de conhecimento baseia-se que tudo, tudo no universo tem que ser criado ou modificado.

Nem tanto, já que afinal de contas você está fazendo essa pergunta.

Agora já pararam pra pensar se existe outros conceitos? digamos que exista outra forma de existencia sem ser criado, porque a resposta que buscamos sempre é quem criou isso, quem criou aquilo.
Mas será que Criação é o meio definitivo para algo existir?

Não, não é necessariamente; as Vias de Aquino estão erradas.

Talvez para nós pensar em outra forma além da criação seja tão dificil pelo fato de nossa capacidade mental estar inclinada para essa única teoria, sendo a mais fácil para interpretação, mas talvez não a única.

Criação não é uma teoria, está mais para uma concepção abstrata ou classificação de eventos concretos.

Parece que realmente há uma predisposição humana a pensar em termos de criação e destruição; é um modelo que tem bastante utilidade prática, o que não o torna necessariamente acurado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Conex

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2007, 23:21:17 »
É na verdade é algo complicado de ser explicado, na verdade eu estou tentando responder a pergunta.

Digamos que exista outro tipo de conceito ( abstrato ) diferente da criação? algo que seja tão complexo que a nossa mente não seja possivel imaginar.
Talvez explicaria, porque nós sempre tentamos entender, como o universo foi criado, daonde viemos...etc

Consegue entender?a gente sempre procura a resposta para a criação das coisas, sendo que talvez esta não seja a  unica explicação.

um meio simples de explicar isso é, digamos que deus exista, quem criou deus? quem criou aquele que criou deus...percebem como isso cria um processo infinito de perguntas. Talvez a resposta não seja " criação " e sim algum outro tipo de coisa....não sei explicar....só estou tentando passar a idéia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2007, 23:22:20 »
Criação é um conceito; existência é uma realidade constatável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!