A maioria das pessoas, provavelmente,
prefere ver adaptações em filmes, do que ler livros. Eu vi o filme adaptado da obra O Nome da Rosa, de Umberto Eco, e, quando li o livro, notei que faltava imensa informação na versão filmatográfica, e que essa não era fiel em certas cenas (por exemplo, quanto à morte de Gui). Quem viu apenas o filme, não sabe como foi realmente resolvido o enigma da Abadia, não obtém informação histórica (até faz referências a Guilherme de Occam) e as motivações das personagens, perde a introdução à Sherlock Holmes e a filosofia transmitida, como o dilema entre a ciência e religião. Também parece haver alguns erros históricos no filme, pelo menos quanto a uma escultura de uma Virgem Maria, cujo estilo não corresponde à época.
Pode-se extrapolar essa ideia à Bíblia: quantas pessoas simplesmente viram filmes e leram "resumos" sobre a Bíblia, mas que a nunca leram, ou leram pouco (especialmente com "
estudos Bíblicos"). Tomem como exemplo, este clip:
http://www.youtube.com/v/ws1kvM6gZvEO que pensa uma pessoa que apenas viu filmes desse género, sem nunca ler uma Bíblia, ou alguns trechos?
Houve também um jogo para ZX Spectrum baseado n'O Nome da Rosa, chamado La Abadia del Crimen, e agora parece haver uma adaptação em 3D, chamada El Enigma de La Abadia:
http://www.elenigmadelaabadia.com . Esse último jogo parece estar muito bem feito. É evidente que não substitui o livro, mas para ter uma profundidade do romance, como é estar na abadia, onde ficam os locais, como seriam as personagens, etc.,
podem complementar-se, e tornar mais interessante a obra e fácil de recordar as diversa passagens.
Acho que a imagem, especialmente em sequência animada, pode ser muito útil para
apreciar as ideias como um todo. Para os testes e exames escolares, por vezes fazia esquemas para entender as relações entre as várias ideias, através de desenhos, e ser mais fácil lembrar-me. Se os filmes, os desenhos e os jogos forem bem feitos, poderão ser uma ajuda para ajudar na compreensão das ideias e livros como um todo, recordar pelas imagens e sons e sentir no ambiente, pelos pormenores que não são escritos nem falados.
Sobre doutrinas, eis alguns exemplos encontrados no Youtube.
Há um filme animado que explica a doutrina dos Mórmons (e que foi banida pelos mesmos):
http://www.youtube.com/v/suepcxz7IOETambém há sobre as Testemunhas de Jeová (e que, pelos comentário, não aceitam bem... apesar de ser fiel à sua literatura):
http://www.youtube.com/v/S5ecI_eD2rY... e um vídeo sobre a sua origem:
http://www.youtube.com/v/aoQNHi1ef5QMuitos cristãos podem pensar que os muçulmanos são violentos e que a sua religião apoia a serem assim, mas alguns vídeos podem mostrar o apelo à indulgência, altruísmo, enfim, ao amor, tanto como os filmes cristãos -- basta escolher as passagens certas, e interpretá-las convenientemente:
http://www.youtube.com/v/JjXykZcH3YUSobre a Bíblia, encontrei boas adaptações em animação:
http://www.youtube.com/v/suepcxz7IOEhttp://www.youtube.com/v/muHWLt7bWuMhttp://www.youtube.com/v/jHPg3kjKBRcE encontrei algumas piadas sobre religião, que não têm o mesmo impacto com palavras ou texto, nos Simpsons e Family Guy:
http://www.youtube.com/v/NBZQfAYfH7shttp://www.youtube.com/v/DWyMBnfjQKIhttp://www.youtube.com/v/YKaaW8qtJ2Uhttp://www.youtube.com/v/1CRQ1z53YiwPortanto,
as imagens podem servir para filtrar a informação a seu gosto, como na doutrinação, para
dar força a uma interpretação (se houver citações bíblicas, acompanhando as interpretações como texto, senão o ridículo é evidente). Com honestidade, apesar de alguns preconceitos apresentados especialmente nos pormenores não indicados nas fontes, pode-se complementar os textos para informar melhor. Por exemplo, em vez de uma mescla de todos os evangelhos nos filmes, com passagens escolhidas e alterações artísticas, por que não uma versão para cada evangelho: imaginem como seriam as últimas palavras de Jesus, ou como era descoberto o túmulo vazio.
As palavras não têm o mesmo impacto.
Sobre a Terra plana na Bíblia, podemos falar muito, mas estas imagens forçam que se veja o todo do que se diz:
http://www.student.oulu.fi/~ktikkane/eU_LITT.html . E uma fotografia antiga dá mais força ao argumento:
http://www.sacred-texts.com/earth/boe/img/pl09.jpg .
Pergunto, por que não um portal para tal? Não apenas sobre religião, mas também sobre Ciências, literatura e hobbies. Há um site,
http://www.videojug.com, semelhante à ideia, mas o que pretendo é um portal onde várias pessoas de todo o mundo, com as suas habilidades próprias e conhecimentos (programadores, tradutores, designers, músicos, desenhistas, cientistas, religiosos, etc.), mobilizassem para tornar a informação "mais multimédia" na Web, mais visual e sonora, com esquemas, desenhos, filmes e jogos. Como ficaria a Bíblia e a Origem das Espécies? Como ficariam os fundamentalistas? Como ficaria a educação dos nossos países?
De qualquer modo, deixo