Autor Tópico: Chimpanzés tiveram mais genes selecionados positivamente que humanos  (Lida 1209 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Chimpanzés tiveram mais genes selecionados positivamente que humanos
« Online: 18 de Abril de 2007, 21:31:03 »

[...]

Jianzhi Zhang, a population geneticist, and his colleagues compared nearly 14,000 protein-coding genes in humans and chimpanzees, which have about the same size genome. Using a statistical analysis, they identified 154 human genes that have been positively selected. In contrast, they found 233 such genes in chimpanzees, a 51% increase, they report online this week in the Proceedings of the National Academy of Sciences.

[...]

The study "challenges the idea that there was a great burst of adaptive change in humans, one that was more profound than in other primates or mammals," says Morris Goodman, an evolutionary biologist at Wayne State University School of Medicine in Detroit, Michigan.

But that's not the whole story, argues Ajit Varki, a physician-scientist at the University of California, San Diego. "It's a terrific paper, but they're only looking at one mechanism, the changing amino acids in proteins. Other mechanisms in gene evolution--such as gene expression, duplication, conversion, and inactivation--are likely to be equally important." Further, Varki adds, these types of genomewide analyses are limited, because they do not address the issue of gene function. "It could be that the deletion of a specific gene or a single amino acid change could have more biological significance than a large number of genes that seem to have undergone many changes." And that means we're still a long way from explaining what makes us human--or them chimpanzee, he says.

http://sciencenow.sciencemag.org/cgi/content/full/2007/416/1?rss=1

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Chimpanzés tiveram mais genes selecionados positivamente que humanos
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2007, 10:26:07 »
Desculpe a ignorância do macaco, mas o que é o que caracteriza uma seleção de gene como "positiva"?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2007, 10:51:45 »
Se diz que um gene é positivamente selecionado quando aumenta em freqüência ao longo das gerações por conferir alguma vantagem (reprodutiva), em contraste com negativamente selecionado, que seria um desvantajoso que vai sendo eliminado da população.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2007, 11:27:57 »
Isso teria algo a ver com a hipótese (da qual me lembro vagamente) segundo a qual o homem já chegou bem perto da
extinção no passado distante?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2007, 11:32:34 »
Não sei, mas me parece que mais e mais vemos que o aparecimento da espécie humana -- e da inteligência, cultura, etc. -- foi apenas uma nota de rodapé :-)

Realmente interessante.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2007, 11:57:24 »
Isso teria algo a ver com a hipótese (da qual me lembro vagamente) segundo a qual o homem já chegou bem perto da
Não. Essa hipótese coloca a quase-extinção humana (e não exclusivamente humana, outras espécies possivelmente foram afetadas, segundo algumas teorias, como de vulcanismo) há mais ou menos 70 mil anos. Essas diferenças entre chimpanzés e humanos foram se acumulando nos últimos 5-1 milhões de anos. Seria muita coincidência que tivesse ocorrido significativamente mais evolução durante esses milhões de anos, mas esse episódio de quase-extinção tivesse selecionado apenas a população humana menos mutada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2007, 12:00:30 »
Não. Essa hipótese coloca a quase-extinção humana (e não exclusivamente humana, outras espécies possivelmente foram afetadas, segundo algumas teorias, como de vulcanismo) há mais ou menos 70 mil anos. Essas diferenças entre chimpanzés e humanos foram se acumulando nos últimos 5-1 milhões de anos. Seria muita coincidência que tivesse ocorrido significativamente mais evolução durante esses milhões de anos, mas esse episódio de quase-extinção tivesse selecionado apenas a população humana menos mutada.
Valeu.  :ok:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2007, 21:42:58 »
Será que isso não tem à ver com a nosa tecnologia e medicina que permite que pessoas com genes nao muito favoráveis consigam chegar à idade adulta e se reproduzir com a mesma probabilidade de pessoas com uma saúde normal? Afinal, com a tecnologia que temos, não é necessário possuir uma saúde tão boa para chegar à idade adulta. Não temos mais predadores naturais e mesmo doenças agora são erradicadas com medicamentos. Isso diminui bastante os efeitos da seleção natural nos organismos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2007, 10:24:15 »
Sei não. Acho que o mais importante da nossa tecnologia no sentido de nos safar de seleção natural é bem recente, não aplicável a povos indígenas/caçadores-coletores, etc, enquanto essas diferenças genéticas ditas aí devem ser.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!