Não acho que irá colocar isso muito em questão. Questiona um tanto uma dispersão para fora da África meio "fundamentalista", apenas, dado o número de evidências independentes corroborando o parentesco recente e a origem africana. Podem ter havido casos de miscigenação/hibridação mais insignificantes.
Eu acho complicado a morfologia estritamente esquelética ser usada como indicador de filogenia de alta precisão. No "grosso" é bastante razoável, mas imagino que a possibilidade de paralelismo não seja algo que se possa descartar num grupo biológico mais restrito. Tem tanto um monte de genes em comum, talvez mutações tendenciosas e tendenciosidades/restrições de desenvolvimento, além de seleção natural.
E nem precisa ser muito baixo o táxon para esse tipo de problemas, por exemplo, morfologicamente, segundo ouvi falar, somos mais similares à orangotangos que à chimpanzés ou gorilas, que são parentes bem mais próximos. Não sei, no entanto, se isso é contando apenas umas poucas diferenças principais ou mesmo esmiuçando vários pequenos detalhes, que poderiam mudar esse quadro, teoricamente.