Autor Tópico: Sou militante mas sou legal!  (Lida 895 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Sou militante mas sou legal!
« Online: 22 de Abril de 2007, 16:56:05 »
Pra você que acha a militância ou o ativismo ateu como algo ruim, seja mais generoso e pense que se não fossem muitos dos ateus militantes, ou mesmo dos céticos militantes, como o Sagan, a informação e o conhecimento não teria chegado até nós de outra forma.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sou militante mas sou legal!
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2007, 16:59:47 »
Não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2007, 17:03:39 »
Os livros são uma forma de militância, a atitude de escrever sobre um tema polêmico na sociedade. O que acontece é de usarem a ciência como meio mostrar seus pensamentos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2007, 17:29:14 »
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 17:32:21 por Lela »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2007, 18:46:03 »
Os livros são uma forma de militância, a atitude de escrever sobre um tema polêmico na sociedade. O que acontece é de usarem a ciência como meio mostrar seus pensamentos.
Mas isso não tem algo necessariamente a ver com ateísmo, ou tem? Uma coisa é ser militante pela ciência, outro, 'pelo' ateísmo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2007, 19:54:49 »
Mas isso não tem algo necessariamente a ver com ateísmo, ou tem? Uma coisa é ser militante pela ciência, outro, 'pelo' ateísmo…

Eu penso que tem a ver, pois a divulgação científica dimunui a atuação do chamado deus das lacunas e consequentemente propicia a expansão do ateísmo.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2007, 20:09:12 »
Acho bem pouco provável que alguém vá virar ateu porque leu em algum lugar sobre isso, a não ser que seja um adolescente revoltado :P.

Textos ateístas só ajudam alguém que já tenha "tendências ateístas" a se posicionar melhor.

Já a divulgação do método científico, não que eu seja contra, mas acho que ninguém levaria muito a sério. Antes de mais nada é preciso provar que aquilo que se aprende na escola tem sim utilidade no dia-a-dia.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2007, 20:15:43 »
Acho bem pouco provável que alguém vá virar ateu porque leu em algum lugar sobre isso, a não ser que seja um adolescente revoltado :P.

Textos ateístas só ajudam alguém que já tenha "tendências ateístas" a se posicionar melhor.

Já a divulgação do método científico, não que eu seja contra, mas acho que ninguém levaria muito a sério. Antes de mais nada é preciso provar que aquilo que se aprende na escola tem sim utilidade no dia-a-dia.

Interessante sua idéia sobre tendências ateístas, mas quantas pessoas não podem ter tal tendências?
E o que caracteriza tais tendências?

Eu não sei como pode alguem não levar a sério a ciência, discordo dessa sua opinião de que nínguem leva a sério.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2007, 20:28:36 »
Você já tentou explicar a alguém por que um mito qualquer é furado?

Óbvio que generalizando, as pessoas parecem ter uma espécie de bloqueio. Existe a vida delas e o que elas sabem. Aquilo que elas tiveram que aprender de Física para o colégio parece existir apenas em um universo paralelo a esse.

Por exemplo, tente provar a inutilidade da astrologia. É fácil de provar que um planeta não exerce interferência alguma a alguém aqui na Terra usando algumas fórmulas, mas provavelmente a pessoa vai te dizer "E daí?" e continuar acreditando naquilo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2007, 21:27:19 »
Você já tentou explicar a alguém por que um mito qualquer é furado?

Óbvio que generalizando, as pessoas parecem ter uma espécie de bloqueio. Existe a vida delas e o que elas sabem. Aquilo que elas tiveram que aprender de Física para o colégio parece existir apenas em um universo paralelo a esse.

Por exemplo, tente provar a inutilidade da astrologia. É fácil de provar que um planeta não exerce interferência alguma a alguém aqui na Terra usando algumas fórmulas, mas provavelmente a pessoa vai te dizer "E daí?" e continuar acreditando naquilo.

Esse lance de provar não faz parte do que eu penso sobre militância. A idéia de provar e convencer é o que faz o estereótipo negativo da militância. Não é ser o cara chato, é ser a pessoa verdadeira que fala daquilo que ela acredita ser verdade, assim, como a pessoa que acredita na astrologia vai poder falar comigo sobre o pensamento dela a esse respeito.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2007, 21:34:02 »
Ora, eu falo daquilo que julgo ser verdade. Uma pessoa que venha falar sobre Astrologia comigo vai ouvir que eu não acredito e porque.

Não falo de sair por aí tentando provar a todos que Astrologia é mentira.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2007, 21:47:18 »
A pessoa pode não deixar de acreditar na astrologia, e pode deixar também, e também pode refletir sobre o que ouviu se tornando mais cética quanto a astrologia, mesmo não deixando de acreditar. Em relação a crença em deus é pior ainda, ninguém muda de opinião, mas penso haver sempre as pessoas que tem suas dúvidas e seguer questionam devido ao ambiente repressor a quem não tem fé em deus.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2007, 21:54:46 »
O que mais acontece é "eu sei que não é verdade, mas o que custa ler o horóscopo?".

Como eu disse, as pessoas vêem a Ciência (e o método científico) como algo exterior a elas, algo que elas não tem capacidade de se envolver e que não interfere diretamente na vida delas.

Você vê como a Ciência é mistificada e transformada numa coisa incompreensível nos filmes, cientistas malucos, fumaça saindo dos laboratórios, tubos de ensaios com liquidos coloridos, etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!