Legal, carruagem deve ser coisa da interpretação da tradução.
Meteoritos de tamanho considerável podem produzir aquilo que é conhecido por "Fireball" uma imesna bola de fogo cadente que pode atravessar o céu de ponta a ponta.
Alguns fireballs são apenas expressivos visualmente ( já tive a oportunidade de observar dois ) porém outros podem produzri verdadeiras bolas de fogo ( mesmo a luz do dia ) com esteiras de fumaça, explosões ( ao romper a barreira do som ) ou barulho de jato.
Alguns fireballs históricos são o de Tunguska e o fireball de Appleton registrado em detalhes em 1944:

fonte:
http://apod.nasa.gov/apod/ap010728.htmlAinda temos as "roll clouds", nuvens em forma de charuto por vezes de grande extensão, se esta nuvem estivesse próxima do horizonte no momento do por-do-Sol ou emsmo na direção oposta a este porém a uma altitude suficiente ela poderia refletir as nunaces de alaranjado a avermelhado do por-do-Sol dando a impressão de ser um imenso charuto de fogo:

fonte:
http://apod.nasa.gov/apod/ap060117.html
fonte:
http://weathersavvy.com/Q-Shelf_Roll_Clouds1.htmlFico imaginando como um profeta e supersticioso ( ignorante sobre aquilo que via ), do ano 1000 a.C. descreveria tal avistamento. Mas Elias pode ser um exemplo.
Some-se a isto o reconhecido fato de que o uso de drogas era comum entre os Hebreus ( em especial a cannabis ). Ainda hoje vários xamãs de culturas diversas fazem uso constante de alucinógenos para entrar em "contato com os deuses" através de "visões místicas".
Mas isto é apenas uma possibilidade visto que não temos qualquer evidência no livro biblico que Elias estivesse sob efeito de alguma droga.
[ ]´s