20/04/2007 - 09h19 - Folha Online
Guarda costeira encontra "iate fantasma" na AustráliaServiços de emergência na Austrália iniciaram uma operação de busca por três tripulantes de um iate encontrado abandonado na costa de North Queensland.
O motor do barco estava ligado, a mesa posta para o jantar, mas não havia ninguém a bordo.
A operação de busca por mar e ar deve refazer a viagem do iate e definir a área de investigação.
A polícia acredita que o barco partiu com os três tripulantes de Airlie Beach com destino a Townsville no domingo.
O catamarã de 12 metros foi visto de um helicóptero da guarda costeira na quarta-feira, mas uma equipe de resgate só chegou ao barco na sexta-feira, e confirmou que não havia ninguém na embarcação.
Equipes de resgate dizem que estão intrigadas com o desaparecimento misterioso da tripulação.
"Motor ligado"Todas as velas do barco estavam içadas, embora uma estivesse muito rasgada, e os coletes salva-vidas ainda estavam na embarcação.
Equipes de resgate recuperaram o aparelho do sistema de posicionamento global (GPS, em inglês) do barco, que pode dar a eles mais indicações do paradeiro da tripulação.
Doze aeronaves buscam o barco que, de acordo com o correspondente da BBC em Sydney, Nick Bryant, já está sendo chamado de "o iate fantasma".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u61949.shtml----------------------------------
22/04/2007 - 03h15 - Folha Online
Polícia australiana suspende buscas por tripulação de "iate fantasma" A Polícia do estado australiano de Queensland anunciou, neste domingo (22), a suspensão das buscas por três homens que viajavam a bordo do "iate fantasma", uma embarcação localizada na última sexta-feira (20), passada à deriva e sem rastro de sua tripulação.
As autoridades temem que os três homens, Des Batten, de 56 anos; Peter Tunstead, de 69; e James Tunstead, de 63, todos eles de Perth, na Austrália Ocidental, tenham morrido.
Segundo a Polícia, o iate enfrentou uma tempestade no domingo passado e as fortes ondas podem ter jogado os três homens ao mar.
Quando os serviços de emergência de Queensland, no nordeste do país, encontraram o iate na sexta-feira, observaram a ausência do bote salva-vidas e que a mesa estava servida com alimentos, enquanto na cabine os computadores se encontravam em funcionamento.
Uma das velas estava avariada, o motor estava funcionando e em ponto morto, e tanto o rádio como o sistema de localização GPS estavam em perfeito estado.
Na própria sexta-feira foi iniciada uma operação de busca com vários navios particulares, dez aviões e dois helicópteros da Autoridade Australiana de Segurança Marítima.
Uma porta-voz da Polícia indicou hoje que a busca foi suspensa pela suspeita de que os homens teriam desaparecido há uma semana. Os trabalhos só serão retomados quando houver alguma nova informação.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106675.shtml----------------------------------
BU!
