Autor Tópico: O ateísmo e a psicanálise  (Lida 2466 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
O ateísmo e a psicanálise
« Online: 23 de Abril de 2007, 19:02:29 »
Partindo da perspectiva freudiana de que a necessidade da religião vincula-se ao estado infantil de desamparo - Hilflosigkeit - e à nostalgia do pai suscitada por esse estado, o artigo explora a profunda ambiguidade que cerca a palavra pai. Essa ambiguidade se perfila tanto na cultura, quanto na cifragem de cada destino singular. O objetivo principal é destacar alguns elementos que fundamentam o ateísmo da psicanálise e a ética que a orienta.

O ateísmo da Psicanálise
Filosofia ateísta

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O ateísmo e a psicanálise
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 01:13:01 »
Psicanálise é mitologia clínica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 03:11:33 »
Psicanálise é mitologia clínica.

:o

Por que diz isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 08:18:34 »
Para esclarecer do que se trata :)

É clínica, porque a despeito da intenção inicial de Freud o uso da psicanálise é quase exclusivamente clínico.  Freud tinha pretensões de contribuir para o avanço da psicologia, mas desde o início deixava tanto a desejar em seu rigor de metodologia e motivação que essas pretensões se perderam até bem rápido.

E é mitologia, porque consiste no fim das contas em simplesmente construir uma linguagem para a expressão e resolução dos conteúdos inconscientes e conflitos íntimos.

Em alguns sentidos é concorrente direta da religiosidade - e inclusive apresenta muitas das mesmas armadilhas.

O grande mérito da psicanálise, na minha opinião, é percepção de seu próprio potencial de abuso e o estabelecimento da rede de avaliação hierárquica e recíproca.  É uma instituição de grande valor pragmático e que eu gostaria de ver mais imitado em outros campos da atividade humana, inclusive a família e a religião.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2007, 13:23:55 »
Psicanálise é pseudociência. Os conceitos foram litaralmente inventados por Freud, sendo toda a sua teoria eminentemente subjetiva...

Percebam que toda sua teoria é centrada no complexo de Édipo, algo completamente ridículo.

Pergunta senhores, quem de vocês tinha medo de ser castrado pelo pai e tinha desejos por vossas mães??? e vice-versa?

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 13:33:42 »
Também não chega a tanto; Freud não era TÃO obcecado a ponto de ficar só em função do Complexo de Édipo por todas essas décadas em que viveu.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2007, 13:37:41 »
Citação de: Wikipédia
Sigmund Freud, médico neurologista e fundador da Psicanálise. Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2007, 13:39:55 »
Por que essa citação?

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2007, 13:41:23 »
Acredito que as idéias dele revolucionaram o meio da psicanálise, acredito que ele criou uma revolução na psicologia, muitos contestam sua teoria, e isso é muito bom, muitos ainda a utilizam, o que também não deixa de ser bom.

O que é bom mesmo é que ele deu uma idéia ótima para uma técnica ainda adormecida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2007, 13:42:05 »
Pra mostrar a importância de Freud, e pra quem sabe alguem querer discutir o texto ao invés de apenas criticar a psicanálise.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2007, 13:48:00 »
Também não chega a tanto; Freud não era TÃO obcecado a ponto de ficar só em função do Complexo de Édipo por todas essas décadas em que viveu.

Retire o Complexo de Édipo e sua teoria acaba…Toda ela está centrada nisso, não que seja obcessão, mas é seu ponto principal, é o pilar principal. Como este pilar é feito de um isopor podre…
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2007, 16:08:48 »
Raphael: Freud não revolucionou a psicanálise, ele literalmente a criou.  Psicanálise não é psicologia.  Ele teve sua importância, mas já está bem superado.  Na psicologia então, ele realmente está para lá de obsoleto, principalmente depois do cognitivismo e comportamentalismo.

Amon: desculpe a insistência, mas ele se interessava por outros assuntos e teve seu mérito.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2007, 18:56:10 »
Raphael: Freud não revolucionou a psicanálise, ele literalmente a criou.  Psicanálise não é psicologia.  Ele teve sua importância, mas já está bem superado.  Na psicologia então, ele realmente está para lá de obsoleto, principalmente depois do cognitivismo e comportamentalismo.

Amon: desculpe a insistência, mas ele se interessava por outros assuntos e teve seu mérito.

Claro que teve, mas a psicanálise que ele criou em sí, não tem mais valor além do histórico. Ele tem seus méritos, afinal foi o pioneiro, mas psicólogo freudiano na atualidade é de doer, na minha modesta opinião.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2007, 18:58:57 »
Verdade seja dita, os próprios psicanalistas fazem de tudo para não parecer "freudianos demais"...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2007, 19:13:48 »
De qualquer forma é muito interessante essa análise de Freud da religião:
Segundo o argumento de Freud, o que realmente está na origem da religião é uma necessidade infantil, ligada ao estado de dependência absoluta e à nostalgia do pai suscitada por tal estado. Deste modo, é secundariamente que o “sentimento oceânico” poderia estar relacionado à religião, já que não haveria nenhuma necessidade tão intensa quanto a da proteção de um pai. (Freud, 1930[1929], p.90)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2007, 19:43:39 »
Verdade seja dita, os próprios psicanalistas fazem de tudo para não parecer "freudianos demais"…

Sei não...conheço uns que não pensam assim... Tive que criar uma guerra, com pedidos de revisão de prova e tudo contra uma professora no último período da faculdade que era "freudiana"...  A prova era uma dissertação e ataquei justamente a teoria do Freud centrada no Complexo de Édipo... Ela me deu 3,0... recorri pra banca examinadora e me deram 8,5  :D.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Abril de 2007, 19:45:01 »
Segundo o argumento de Freud, o que realmente está na origem da religião é uma necessidade infantil, ligada ao estado de dependência absoluta e à nostalgia do pai suscitada por tal estado. Deste modo, é secundariamente que o “sentimento oceânico” poderia estar relacionado à religião, já que não haveria nenhuma necessidade tão intensa quanto a da proteção de um pai. (Freud, 1930[1929], p.90)

Ele tem certa razão eu acho, mas eu acrescentaria a dificuldade de se lidar com a morte também.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2007, 01:44:05 »

Ele tem certa razão eu acho, mas eu acrescentaria a dificuldade de se lidar com a morte também.
Essa dificuldade também é abordada no texto:

Em “Mal-Estar na Civilização” (1930[1929]), no momento em que Freud tem a intenção de se ocupar de temas como a felicidade, a civilização e o sentimento de culpa, adota como ponto de partida seu trabalho anterior, “O Futuro de uma Ilusão” (Freud, 1927), onde o anseio pelo pai e pelos deuses é descrito em função de uma tarefa tríplice: “exorcizar os terrores da natureza, reconciliar os homens com a crueldade do Destino, particularmente a que é demonstrada na morte, e compensá-los pelos sofrimentos e privações que uma vida civilizada em comum lhes impôs” (Freud, 1927, p.29).

Freud faz um ensaio, "Moisés e o monoteísmo",  sendo  influencia de sua origem judaica.

Raphael

• Visitante
« Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2007, 09:46:50 »

Obrigado pelos argumentos, mas pelo o que eu li até então sobre ele, deu pra perceber que, pelo menos, um lugar importante ele tem, pois como você mesmo disse, ele teve os seus méritos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2007, 09:49:18 »
Importante, sim, ele foi.  Não tanto quanto o reconhecimento popular dele faria pensar, mas foi.

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2007, 09:51:27 »
Certamente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!