Autor Tópico: Capsula do Tempo Ateísta!  (Lida 1370 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Capsula do Tempo Ateísta!
« Online: 24 de Abril de 2007, 23:12:57 »
Olá pessoal,

Tive uma idéia: Que tal montar uma capsula do tempo com o material histórico de hoje, mas com um ponto de vista ateísta da realidade. Poderiamos colocar as lutas Inter Religiosas entre cristãos e muçulmanos e o ponto de vista ateu sobre as mesmas. Haveria fotos, um manifesto as gerações futuras advertindo-as dos perigos das guerras religiosas e outras coisas mais. Quem sabe no século XXXV não haja arqueologos que se interessem pelo tema?  :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Capsula do Tempo Ateísta!
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2007, 00:11:41 »
Eu queria entender como é que o ponto de vista ateísta sobre algum assunto que não seja teológico seria diferente de qualquer outro.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2007, 01:16:57 »
Olá pessoal,

Tive uma idéia: Que tal montar uma capsula do tempo com o material histórico de hoje, mas com um ponto de vista ateísta da realidade. Poderiamos colocar as lutas Inter Religiosas entre cristãos e muçulmanos e o ponto de vista ateu sobre as mesmas. Haveria fotos, um manifesto as gerações futuras advertindo-as dos perigos das guerras religiosas e outras coisas mais. Quem sabe no século XXXV não haja arqueologos que se interessem pelo tema?  :D

A própria internet pode funcionar como uma capsula do tempo, se as informações produzidas forem mantidas. Hoje já podemos pesquisar sobre muita coisa que aconteceu durante esse período de existencia da internet. E concerteza a visão de mundo ateísta está aqui contida. Eu mesmo gosto de pesquisar a história do ateísmo no Brasil e a influencia da internet nessa divulgação e temos por exemplo que a STR teve uma grande notoriedade pois surgiu numa fase de expansão da internet e foi algo original pois mostrava justamente essa visão ateísta de mundo.

E na filosofia vejo a obra O ser e o nada como um tratado ateísta em que Sartre não admite a existência de um criador que tenha predeterminado a essência e os fins de cada pessoa. E a partir disso ele cria uma visão de mundo com grande influência em vários ramos do conhecimento humano. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2007, 02:15:54 »
O próprio CC pode ser uma cápsula do tempo em constante evolução de informações, dependendo da capacidade de seus mantenedores o manterem no ar por um longo tempo... :hihi:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2007, 05:27:19 »
De alguma forma textos que são escritos hoje e serão lidos muito tempo depois provavelmente perderão parte do sentido ou se tornarão ambíguos em muitos pontos, serão necessários estudiosos pra compreender palavras, gírias, acontecimentos, citações e tudo mais que utilizamos hoje em dia, não será fácil! :)

Enfim, é capaz de um arqueólogo do futuro encontrar um texto ateísta e não compreender o que está escrito da maneira que queremos que ele entenda. A única maneira segura de transmitir informações é ensinando alguém e comprovando o aprendizado.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2007, 21:21:28 »
Chegar ao fim de um assunto, digo seu esgotamento didático e  ainda  inserindo opiniões como em um forum...mas tudo  teria que ser  muito bem armazenado e   de algum modo que dispensasse a tecnologia , fosse algo simples...como livros  guardados em cilindros de chumbo ...a única dificuldade de então seria a  lingua que houvessemos escrito, mas como estamos no Brasil, seria algo em portugues, sem duvida ( se colocássemos uma  'cartilha do beabá...perfect...rs). Mas isso não é uma novidade já existem alguns centros de preservação da Memoria Humana. Com muita coisa das culturas e costumes mundiais. O que, claro so vem a  engrandecer  as futuras gerações ( tipo : muito do que fizemos  é que levou ao caos que  vc's estão vivendo agora, então não façam as mesmas besteiras).
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2007, 22:09:40 »
Eu queria entender como é que o ponto de vista ateísta sobre algum assunto que não seja teológico seria diferente de qualquer outro.

Pesquisas com células tronco, aborto, pena de morte, etc... são muitos assuntos não-teológicos sobre as quais as opiniões de religiosos divergem em muito de outros não religiosos (não necessariamente ateus).
Um exemplo é você pegar as duas pessoas mais conservadoras da internet, Olavo de Carvalho e Julio Severo, e ver que as opiniões sobre diversos assuntos são pautadas pelas suas crenças religioas. Isso acontece em maior ou menor grau em diferentes segmentos da sociedade.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2007, 22:30:10 »
Pesquisas com células tronco, aborto, pena de morte, etc… são muitos assuntos não-teológicos sobre as quais as opiniões de religiosos divergem em muito de outros não religiosos (não necessariamente ateus).

Não é bem assim; existem dogmáticos e fundamentalistas, mas eles não falam pelos religiosos como um todo. 

Aliás, como esses dogmas não são sempre coincidentes, penso eu que não é boa idéia apresentar perspectivas científicas (mais isentas e racionais) como sendo "mais uma alternativa" dentro do molde dogmático... não se trata de perspectivas alternativas igualmente válidas, e sim de dogma (em muitos casos derivado não do conhecimento e sim da aversão ao mesmo) versus conhecimento objetivo.

Um exemplo é você pegar as duas pessoas mais conservadoras da internet, Olavo de Carvalho e Julio Severo, e ver que as opiniões sobre diversos assuntos são pautadas pelas suas crenças religiosas. Isso acontece em maior ou menor grau em diferentes segmentos da sociedade.

Mas isso acontece devido a pontos de vista legítimos em disputa, ou é algo de outra natureza - como por exemplo desinformação, superstição, tabu ou dogma?

Faz sentido apresentar o conhecimento científico como "ponto de vista do ateísmo"?  E se fizer, nos convém?  Vai esclarecer melhor as coisas ou trazer mais confusão?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2007, 22:53:56 »
Pesquisas com células tronco, aborto, pena de morte, etc… são muitos assuntos não-teológicos sobre as quais as opiniões de religiosos divergem em muito de outros não religiosos (não necessariamente ateus).

Não é bem assim; existem dogmáticos e fundamentalistas, mas eles não falam pelos religiosos como um todo. 

Aliás, como esses dogmas não são sempre coincidentes, penso eu que não é boa idéia apresentar perspectivas científicas (mais isentas e racionais) como sendo "mais uma alternativa" dentro do molde dogmático… não se trata de perspectivas alternativas igualmente válidas, e sim de dogma (em muitos casos derivado não do conhecimento e sim da aversão ao mesmo) versus conhecimento objetivo.

Sua primeira frase não tinha ficado muito clara pra mim, agora entendi o que você dizer (estou começando a me preocupar com esses lapsos de raciocínio).
Realmente lendo o que escrevi, dei a entender isso: a posição ateísta como mais uma entre diversas outras.

Um exemplo é você pegar as duas pessoas mais conservadoras da internet, Olavo de Carvalho e Julio Severo, e ver que as opiniões sobre diversos assuntos são pautadas pelas suas crenças religiosas. Isso acontece em maior ou menor grau em diferentes segmentos da sociedade.

Mas isso acontece devido a pontos de vista legítimos em disputa, ou é algo de outra natureza - como por exemplo desinformação, superstição, tabu ou dogma?

Faz sentido apresentar o conhecimento científico como "ponto de vista do ateísmo"?  E se fizer, nos convém?  Vai esclarecer melhor as coisas ou trazer mais confusão?
[/quote]

Aliás, como esses dogmas não são sempre coincidentes, penso eu que não é boa idéia apresentar perspectivas científicas (mais isentas e racionais) como sendo "mais uma alternativa" dentro do molde dogmático… não se trata de perspectivas alternativas igualmente válidas, e sim de dogma (em muitos casos derivado não do conhecimento e sim da aversão ao mesmo) versus conhecimento objetivo.

Realmente escrevi uma frase bastante equívocada.
Apenas queria mostrar que o apreço pelo saber e a busca por explicações racionais poderia caracterizar muito da maneira de pensar de diversos ateístas e não o contrário.
Valeu, Dantas.

P.S Contínuio preocupado com meu raciocínio
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!