Situações x Ética
“Sou uma professora de colégio público em uma grande Metrópole . Este colégio fica em uma região classificada como ‘comunidade carente’…o que vulgarmente se chama de favela. Pois bem…é lá que dou aulas de Matemática.Nunca tive problemas com a turma, me dou muito bem com todos os meus alunos…tento , na medida do possível respeitar o seu ‘modo de vida’ e a necessidade que alguns têm de andar armados , e de trazerem armas para o colégio…mas ao entrarem em sala os convenço a deixarem suas armas em minha mesa , dentro da gaveta. Nunca nenhum deles se negou ao meu pedido.
Infelizmente sei que entre eles há matadores de grupos de extermínio , assim como traficantes, contrabandistas e ladrõe de carros , que participam dos chamados ‘bondes’…Enfim, este é o ‘universo ‘ de muitos de meus alunos. Entre prostitutas e ladras profissionais daquelas que roubam suas calcinhas se vc der ‘bobeira’…
Um dia desses entrando em um coletivo ( ônibus ) , pois não posso ir de carro para a área que dou aulas pela manhã, avistei dois alunos meus e minha intenção inicial era a de cumprimentá-los. Mas não houve tempo para isso…um deles se levantou abruptamente e disse senta aqui minha tia, tão imperativamente que eu que já estava me abaixando para sentar-me em outro banco , me aplumei e segui para o banco em que ele, meu aluno , saíra ‘gentilmente ‘ para que eu sentasse…ao sentar, contudo ele disse-me assim quase ao ouvido…dorme tia e não abra o olho , se não vou ter que te passar o serol assim fiz , não me permitindo nem tremer os olhos…quando dei por mim…alguém me sacudia os ombros e dizia , não, ela está viva…so dormia.
O ônibus fora assaltado…todos foram roubados.menos eu.Na semana seguinte lá estava eu dando aulas novamente e topei com os ‘meninos’ ( sim meninos …15 e 16 anos )no que me viram vieram em minha direção…minhas pernas banbearam…mas eles vinham com sorrisos…que tentei retribuir, em um esforço imenso. Eles lembraram-me do ocorrido como se fosse uma grande vantagem terem feito o que fizeram e terem conseguido escapar ilesos dos policiais, que estava a apenas a alguns metros do local do assalto aos passageiros. No entanto meu sorriso amarelo evidenciou o meu pouco apresso a situação…e eles não insistindo mais , se foram. Nem assistiram aula aquele dia. E eu continuei ali fazendo aquilo que sou paga pelo governo do meu Estado. E continuo a ir dar aulas lá , onde quase nenhum professor se dispõe a ir…continuarei lá , correndo os mesmos riscos e tendo as mesmas considerações por parte de alunos mui gentis. Até quando eu não sei , pois no dia em que der o azar de encontrar algum deles drogados ou em situação de risco , acho que serei a primeira a me dar mal.”
Bem essas são as situações em que uma professora está acostumada a viver…mas sei de profissionais médicos , advogados e outras profissões que têm de enfrentar situações tão adversas quanto estas vividas por tal educadora.
Então proponho aqui um debate sobre Ética profissional…dentro do contexto envolvimento profissional com , digamos o lado ‘perigoso ‘ da vida…a visão do profissional ante sua paixão pela profissão, seu sustento e o que isso tudo enfim faz à ética de um profissional? Quais as opções? Quais as reações possíveis? O que tem realmente de condenável nos profissionais que encobrem crimes’ ou não os denunciam, sob risco de morte, para ele e seus familiares ?