Autor Tópico: Situações x Ética  (Lida 14964 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Situações x Ética
« Online: 25 de Abril de 2007, 15:41:25 »
Situações x Ética

“Sou uma professora de colégio público em uma grande Metrópole . Este colégio fica em uma região  classificada como  ‘comunidade carente’…o que vulgarmente se chama de favela. Pois bem…é lá que dou aulas de Matemática.Nunca tive problemas com a turma, me dou muito bem com todos os meus alunos…tento  , na medida  do possível respeitar o seu ‘modo de vida’ e a necessidade que alguns têm de andar armados , e de trazerem armas para o colégio…mas ao entrarem em sala os convenço a deixarem suas armas em minha mesa , dentro da gaveta. Nunca nenhum deles se negou ao meu pedido.
Infelizmente sei que entre eles há matadores de grupos de extermínio , assim como traficantes, contrabandistas e ladrõe de carros , que participam dos chamados ‘bondes’…Enfim, este é o ‘universo ‘ de muitos de meus alunos. Entre prostitutas e  ladras  profissionais daquelas  que roubam suas calcinhas  se vc  der ‘bobeira’…
Um dia desses entrando em um coletivo ( ônibus ) , pois não posso ir de carro para a área que dou aulas pela manhã, avistei dois alunos meus e minha intenção inicial era a de cumprimentá-los. Mas não houve tempo para isso…um deles se levantou abruptamente e disse senta aqui minha tia, tão imperativamente que eu que já estava me abaixando para sentar-me em outro banco  , me aplumei e segui para o banco  em que ele, meu aluno  , saíra ‘gentilmente ‘ para que eu sentasse…ao sentar, contudo ele disse-me assim quase ao ouvido…dorme tia e não abra o olho , se não vou ter  que te passar o serol assim fiz , não me permitindo nem tremer os olhos…quando dei por mim…alguém me sacudia os ombros e dizia , não,  ela está viva…so dormia.
O ônibus fora  assaltado…todos foram roubados.menos eu.Na semana seguinte lá estava eu dando aulas  novamente e topei com os ‘meninos’ ( sim meninos …15 e 16 anos )no que me viram vieram em minha direção…minhas pernas  banbearam…mas eles vinham com sorrisos…que tentei  retribuir, em um esforço imenso. Eles lembraram-me do ocorrido como se  fosse uma grande vantagem terem feito o que fizeram e terem conseguido escapar ilesos  dos policiais, que estava a apenas a alguns metros do  local do  assalto aos  passageiros. No entanto meu sorriso amarelo evidenciou o meu pouco apresso a situação…e eles não insistindo mais  , se foram. Nem assistiram aula aquele dia. E eu continuei ali  fazendo aquilo  que sou paga pelo governo do meu Estado. E continuo  a ir dar aulas lá , onde quase nenhum professor se dispõe a ir…continuarei lá , correndo os mesmos riscos e  tendo as mesmas considerações por parte de  alunos  mui gentis. Até quando eu não sei , pois  no dia em que der o azar de encontrar algum deles  drogados ou em situação de risco , acho que serei a primeira a  me dar mal.”

Bem essas são as situações  em que uma professora  está acostumada a viver…mas sei  de profissionais  médicos , advogados e outras profissões  que têm de enfrentar situações tão adversas quanto estas  vividas por tal educadora.

Então proponho aqui um debate  sobre Ética profissional…dentro do contexto envolvimento profissional com , digamos o lado ‘perigoso ‘ da vida…a visão  do profissional ante sua paixão pela profissão, seu sustento e o que isso tudo enfim  faz à ética de um profissional? Quais as opções? Quais as reações possíveis? O que tem  realmente de condenável nos profissionais que encobrem  crimes’ ou não os denunciam, sob risco de morte, para ele e seus familiares ?
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 15:55:52 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Situações x Ética
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2007, 17:42:29 »
Eu trabalhei (como técnico em informática) em uma unidade de saúde pública no Jardim Elba, em São Paulo. Embora não seja uma favela, é um local no qual há grande atividade do tráfico de drogas.

O ambiente é muito diferente do que eu imaginava ser, eram raros pacientes com ferimentos causados por balas por exemplo. Os delinquentes de alguma maneira respeitavam o local, embora alguns às vezes agissem de maneira grosseira com os funcionários.

Quem nos dava mais problemas eram os pacientes que não eram pobres, mas viviam na região. Frequentemente reclamavam do serviço e dos funcionários (algumas vezes com motivos sim, mas muitas vezes gratuitamente).

No ano que fiquei lá, nunca presenciei um roubo, assalto ou crime sequer. Ouvi falar de um médico de uma unidade próxima que foi assaltado e teve seu carro levado, mas parece que foi um caso isolado. Médicos e enfermeiros levavam até seus notebooks para a unidade e não tiveram problemas com isso. Inclusive a própria unidade não teve seus equipamentos roubados (8 computadores ao todo, e equipamento de rede).

Agente sabia quem eram os traficantes da região, mas ninguém falava nada. Todo mundo sabia.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2007, 18:04:47 »
Olá Tash...
Muitas e muitas vezes é assim mesmo . Essas situações nos põem de frente com algo singular que é a ètica do " bandido" em relação ao ambiente em que vive, pois quase nunca será este tb o ambiente  onde atuará.
O Depoimento acima  foi dado a mim pela propria educadora que trabalha  na escola...e  na verdade ela me contou muitos casos, entre eles alguns  em que não havia como não ver um bom coração em alguns tipos  que a sociedade descarta simplesmente. Grandes quantidades de dinheiro, de certo, oriundos de trafico de drogas  ou algo  tb escuso, mas  que possibilitaram  cirurgias  que vieram  a salvar a vida de algumas crianças e de adultos  tb.
Bem ...creio que em todo lugar e circustãncia possa haver pessoas dispostas a gestos  que até destoem de seu modo de viver. Assim como tb não é por isso que vamos deixar de cobrar das autoridades o que elas tem a obrigação de fazer , ao invez de  assistirmos passivamente, traficantes e chefes de tráfico  agirem sobre a proteção de comunidades inteiras , sendo este o trabalho efetivo da policia seja de qual estados forem...infelizmente tb sabemos , pois nos chegam através de jornais e noticiários de tv que esses mesmos policiais se estão deixando envolver pelo intricado mundo do crime. Não todos , claro, mas é um contigente tão grande que causa em grande parte da população , um certo  'medo' de policiais.
Abraços.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

blue pill

• Visitante
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2007, 23:39:21 »
Eu acho que isso não é questão de ética profissional, mas de ética no sentido geral mesmo...
Qualquer pessoa que frequente um ambiente com pessoas assim, vai ter que lidar com situações que são de  padrões diferentes...
Acho que a profundidade com que você luta por um ideal é muito particular, tem gente que morreria para defender alguem em um assalto, tem gente que não faz nada...
Eu acho que essa profundidade, a sua ação propriamente dita dentro da sociedade para impor sua ética, envole tantos fatores que é quase impossível de entender-mos.

One

• Visitante
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2007, 07:22:27 »
A que ponto a sociedade brasileira é injusta?
Crime não tem desculpa, mas, acham que o Brasil oferece todas as possibilidades a cidadãos de bem que pretendam elevar o seu estatuto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2007, 08:31:31 »
A que ponto a sociedade brasileira é injusta?
Crime não tem desculpa, mas, acham que o Brasil oferece todas as possibilidades a cidadãos de bem que pretendam elevar o seu estatuto?

Sim, desde que aprendam a ser bons criminosos como todo cidadão de bem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2007, 08:33:38 »
O que falta em muitas situações mas acaba aparecendo em ambientes de crime violento ou guerra é clareza sobre as consequências das ações.

Havendo essa clareza, pode acontecer facilmente das partes envolvidas desenvolverem espontaneamente um código de ética benéfico para ambos.  Um dos capítulos de "How Are We to Live?" de Peter Singer fala sobre como isso acontecia na Segunda Guerra Mundial entre frentes aliadas e do Eixo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2007, 11:40:36 »
A pessoa que se sujeita a um ambiente desse tipo podia tentar fazer alguma pedagogia indirecta...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2007, 12:28:14 »
Olá Tash…
O Depoimento acima  foi dado a mim pela propria educadora que trabalha  na escola…e  na verdade ela me contou muitos casos, entre eles alguns  em que não havia como não ver um bom coração em alguns tipos  que a sociedade descarta simplesmente.

Acredito nisso sim. Acho que seja isso TALVEZ que faça a diferença entre um bandido normal e um psicopata...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2007, 12:45:38 »
A pessoa que se sujeita a um ambiente desse tipo podia tentar fazer alguma pedagogia indirecta…

Não sei One, dependendo do que você falar, eles podem não gostar e se algum figurão da favela ficar sabendo, podem mandar "apagar" você...

Ao ponto que chegou, só alguém muito forte para por as coisas em ordem novamente. Somente o Estado, que quase não existe lá. Só existe na figura destas professoras e demais profissionais que ainda tem coragem de ir lá, sabe-se lá por quanto tempo. Tenho certeza que deve existir "escolas paralelas" com "professores" aliados ao crime organizado.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

One

• Visitante
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2007, 15:02:17 »
Amon,

Quadro negro o que você pinta.
Pobre Brasil :(

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2007, 15:27:30 »
Amon,

Quadro negro o que você pinta.
Pobre Brasil :(

É pior do que você imagina. Na favela a população odeia a polícia, nem sabe o que é Estado. O crime organizado dá "proteção", "ajuda" social, etc aos moradores. Em troca eles dão o silêncio além do apoio a estrutura do crime. É comum se você perguntar a uma criança de uns 8 anos, que por sinal anda armada, o que ela quer ser quando crescer e ela irá responder bandido, traficante etc.

Daí tem algo para piorar, alguns traficantes são também policiais, há milícias de policiais que invadem ilegalmente uma favela, expulsam os "bandidos" e cobram, forçadamente, dos moradores para manter a ordem, impõe toque de recolher etc. Troca-se bandidos por outros fardados.

Daí, o dinheiro do tráfico também financia políticos. Muitos deputados são ligados ao tráfico de armas, drogas, lavagem de dinheiro etc. Para dar guarida a eles, membros do judiciário também fazem parte do esquema. Até alguns governadores de Estados são membros do crime.

Ou seja, os bandidos estão também no poder... As instituições do Estado estão quase todas corrompidas...

Pobre Brasil mesmo, não tem mais solução.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2007, 16:17:00 »

Daí, o dinheiro do tráfico também financia políticos. Muitos deputados são ligados ao tráfico de armas, drogas, lavagem de dinheiro etc. Para dar guarida a eles, membros do judiciário também fazem parte do esquema. Até alguns governadores de Estados são membros do crime.

Ou seja, os bandidos estão também no poder… As instituições do Estado estão quase todas corrompidas…

Tem que haver alguma solução...  :(

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2007, 16:51:17 »

Ou seja, os bandidos estão também no poder… As instituições do Estado estão quase todas corrompidas…

Tem que haver alguma solução…  :(

Tem, apaga tudo e começa tudo de novo...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2007, 16:54:48 »

Tem que haver alguma solução…  :(

Tem, apaga tudo e começa tudo de novo…

Posso estar falando aqui uma grande besteira,  :vergonha:  mas um sujeito tipo Fidel com seu "paredão" não seria a solução??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2007, 17:05:24 »
Amin: Oba, mais um recruta para minha campanha separacionista... :)

Alegra: não seria, como já sabemos bem por ter vivenciado Getúlio Vargas e o Regime Militar.  Há um tópico do Daniboy a respeito por aí.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2007, 17:10:59 »
Amin: Oba, mais um recruta para minha campanha separacionista… :)

Alegra: não seria, como já sabemos bem por ter vivenciado Getúlio Vargas e o Regime Militar.  Há um tópico do Daniboy a respeito por aí.

Eu sou o Amin??? hehe . Se sou, eu sou a favor ou de uma federação com ampla autonomia estatal e poder central bastante reduzido (exército, relações exteriores, banco central etc), ou então de uma confederação, com uma Constituição única e presidência rotativa, quase como a União Européia. Acho que temos laços suficientes para manter a unidade, mas o poder precisa ser fragmentado. Separar de fato poderia desintegrar a região a abrir caminho para ditadores e malucos nos novos países pequenos e pobres que surgiriam.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2007, 17:14:33 »

Uhn...mas acho que a situação agora é bem diferente, pelo menos em relação à violência... :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2007, 17:48:06 »
E outro caudilho ajudaria em que?  Em nada.  Só aumentaria a repressão e tornaria os problemas maiores por reprimir suas soluções e enfrentamentos.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2007, 16:42:38 »
Olá Artemis, tudo bem?

Seus tópicos que tenho lido em geral são muito inteligentes e profundos abrangendo questões de ampla repercussão moral, ética e política. Na minha modesta opinião, de ex morador de favela, o que posso dizer é que não há saídas facéis para o problema ético levantado! O Estado em geral é ausente, os moradores de favelas tem que conviver com o bandidismo diariamente e ainda por cima em geral são discriminados como cidadãos de "segunda categoria". Que esperanças dar para as pobres crianças que moram em favelas? Muitas gostariam de usar um tênis que o coleguinha da escola, melhor posicionado socialmente, tem. O que muitos fazem? Recorrem ao roubo puro e simples! Quanto a questão de haver um código de "ética" para o bandido isso é verdade. Na favela onde eu morava os bandidos não costumavam roubar os próprios morados da favela nem os vizinhos imediatos, mas roubavam em outros bairros. Com tudo, sabendo que a situação é díficil eu ainda acho que há solução, mas para isso seria necessária uma ampla mobilização economica e social por parte de Governo e das comunidades carentes. Construir conjuntos habitacionais dignos, promover um plano gerador de renda, uma campanha de alfabetização dos moradores mais velhos, colocar todas as crianças na escola, coibir o tráfico de drogas, fazer palestras educativas sobre noções de higiene, segurança, trabalho e educação poderiam resolver o problema. Mas antes de tirar a pessoa da favela é preciso tirar a favela do coração da pessoa! Mudar seu modo de ver o mundo, valoriza-la, ensinar-lhes a importancia da educação, dar lhes um sonho, uma meta, um objetivo de vida digno para que tornem-se cidadão produtivos e respeitáveis. Eu sei que é pedir um pouco demais, mas o ser humano não merece isso?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2007, 14:21:10 »
Querido  Arquimedes  vc  traçou em suas  palavras  tudo aquilo em que  eu acredito e de certa forma já trabalhei muito para conquistar ...já atuei como voluntaria em varias 'frentes de trabalho'..religiosas  ou não....e sei bem de perto sobre a realidade de um morador   de comunidades carentes.Isso que vc disse de tirar  a favela do coração  das pessoas  é impressidível para  torna-lo um cidadão...ter sonhos e esperanças , afinal é o que move a vida ...ninguém vive  sem esperar algo....e tb concordo que  é possivel mudar  o triste quadro de  violencia  que está aí....e que marginalmente  impingem às castas  mais carentes da sociedade toda a culpa, sendo exatamente o contrario...mas  infelizmente nunca  houve  ou  há  atualmente a boa vontade  suficiente   para resolver estes problemas....mas as ações  individuais podem alcançar  excelentes resultados....'pequenos gestos' podem significar  toda  a diferença  entre alguém morrer analfabeto ou   enfim chegar a faculdade  aos  65 anos...de uma criança estar matriculada em uma escola  municipal e ter  direito a educação e  algum alimento ou estar  nas ruas fazendo malabarismos em sinais de transito...em poder aprender algo útil ( uma profissão ) ou sair por aí  roubando pela desesperança de nada  nunca  vir a conseguir...esses gestos  vão  mudar talvez  a vida  de uma  ou duas pessoas ,é pouco? É.... mas  se cada  cidadão se empenhar em formar outro cidadão  ...aí sim  ...tudo  será possivel...meu pai sempre me disse uma coisa maravilhosa....NADA RESISTE AO TRABALHO '....é somente uma questão de boa vontade e perceverança.
Bj e abraço fraterno !
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!