Autor Tópico: Brasil terá sétimo PIB do mundo ainda neste ano, diz Mantega  (Lida 1140 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Brasil terá sétimo PIB do mundo ainda neste ano, diz Mantega
« Online: 28 de Abril de 2007, 03:35:49 »
Brasil terá sétimo PIB do mundo ainda neste ano, diz Mantega
KAREN CAMACHO
da Folha Online

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta sexta-feira (27) que o Brasil fechará o ano de 2007 com o sétimo PIB (Produto Interno Bruto) no ranking mundial, considerando a nova metodologia adotada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ministro participa de evento em sua homenagem promovido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em São Paulo.

Continua…
Tá bom :stunned:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Danieli

• Visitante
Re: Brasil terá sétimo PIB do mundo ainda neste ano, diz Mantega
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2007, 03:42:35 »
considerando a nova metodologia adotada pelo IBGE

isso pra mim quer dizer seis em vez de meia dúzia

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2007, 09:33:14 »
O assunto já foi discutido e me parece elucidado.
No Tópico que trata disso, há links com maiores explicações.

Fabi e Danieli, seria interessante que vocês apresentassem seus argumentos.
Esse Fórum prima por discussões com o mínimo de embasamento.
Caso contrário, ficaremos enchendo páginas e mais páginas de frases vazias, e logo logo muitos ficarão desanimados de continuar visitando o CC.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2007, 12:35:20 »
Em primeiro lugar, não acredito que só porque tem uma nova metodologia para o cálculo do IBGE, o PIB irá realmente mudar para a grande massa desse país. Não gosto desse discurso do Mantega, ele fala desse aumento do PIB, fala do governo ir contra as altas taxas dos bancos. Ainda não vi ele fazer nada. Enfim, ele fala demais, promove pouco.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2007, 12:48:37 »
PIB não é renda per capita Dani
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2007, 12:55:18 »
Em primeiro lugar, não acredito que só porque tem uma nova metodologia para o cálculo do IBGE, o PIB irá realmente mudar para a grande massa desse país. Não gosto desse discurso do Mantega, ele fala desse aumento do PIB, fala do governo ir contra as altas taxas dos bancos. Ainda não vi ele fazer nada. Enfim, ele fala demais, promove pouco.

Como o próprio governo já reconheceu, um primeiro impacto dessa mudança na metodologia é negativo: o Brasil tem um acordo com o FMI de manter um superávit primário (para garantir o pagamento da dívida) como percentual do PIB. Isso faz com que o montante desse superávit (em termos absolutos) aumente, diminuindo os recursos para investimento, que já não são grande coisa.

Esses acordos terão que ser revistos com urgência.
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2007, 21:46:01 »
O que me incomoda na verdade é eles terem mudado o cálculo e provavelmente daqui a 3 anos vão falar na campanha política vão falar: o Brasil cresceu mais no governo do PT...

Sendo que ao invéz de eles incentivarem novas empresas, ou essas pessoas a sairem da informalidade parece que cada vez eles tão cobrando cada vez mais impostos, gerando mais burocracia, e etc, só quem tem empresa sabe como eles ficam em cima pra ter os impostos, e na hora de dar o retorno para a população... nada. E aí daqui a 3 anos vai eles vão esquecer que mudaram os cálculos. E a pergunta é: porque mudaram os cálculos? Só porque o ano passado na época de campanha falaram que o Brasil cresceu menos em comparação ao crescimento economico mundial? É o que tá parecendo.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2007, 21:50:17 »
O que me incomoda na verdade é eles terem mudado o cálculo e provavelmente daqui a 3 anos vão falar na campanha política vão falar: o Brasil cresceu mais no governo do PT…

A alteração na metodologia abarca a série histórica, a partir de período anterior ao governo Lula.
Não há como fazer mistificações a respeito.

E como disse acima, no outro Tópico que trata do assuto há links para boas explanações sobre os motivos técnicos das alterações.
« Última modificação: 28 de Abril de 2007, 21:59:58 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2007, 21:52:56 »
O que me incomoda na verdade é eles terem mudado o cálculo e provavelmente daqui a 3 anos vão falar na campanha política vão falar: o Brasil cresceu mais no governo do PT…

A alteração na metodologia abarca a série história, a partir de período anterior ao governo Lula.
Não há como fazer mistificações a respeito.
Você sabe como é campanha política. Pode anotar quando tiver eleições para presidente de novo: "No governo do PT o Brasil teve um dos maiores PIBs da história".

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2007, 21:58:35 »
Como já disse, Fabi, a série histórica será revista.

De qualquer forma, no período FHC o crescimento do PIB foi pífio, como resultado dos esforços (a meu ver desastrosos) de se manter a estabilidade da moeda.
Qualquer comparação estará prejudicada se não levar em conta diversos fatores circunstanciais, o que infelizmente é o que ocorre, contribuindo para a desinformação.
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2007, 22:26:01 »

De qualquer forma, no período FHC o crescimento do PIB foi pífio, como resultado dos esforços (a meu ver desastrosos) de se manter a estabilidade da moeda.
E como o governo Lula mantém a estabilidade da moeda?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2007, 22:39:22 »

E como o governo Lula mantém a estabilidade da moeda?

O governo Lula tem conseguido sucessivos superávits na balança comercial. Isso mantém a paridade real x dólar em patamares estáveis, inclusive com sobrevalorização do real, segundo a maioria dos economistas. Some-se a isso uma taxa básica de juros, definida pelo Banco Central, bem exagerada, e temos a receita para a estabilidade monetária.

Mas nada é de graça: moeda sobrevalorizada pode acabar inibindo nossas exportações, e taxas de juros altas inibem o investimento. Não sei até quando a economia suportará esses desequilíbrios.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!