Maioria das pessoas, porém, diz confiar mais em jornalista do que em cientista
Acho que isso é reflexo das pesquisas de fundo de quintal que passam no fantástico como se fossem verdades científicas e a própria população que não tem a mínima idéia do que é ciência e muito menos de como ela funciona.
Isso e o fato de que praticamente não há comunicação entre o cientista e o grande público.
Fico me perguntando: o que será que essas pessoas pensam dos cientistas para que não confiem neles falando sobre o próprio campo?
Talvez fosse interessante uma nova pesquisa para descobrir isso, qual a imagem que a população tem do cientista (em particular o da área de ciências naturais, matemática, tecnologia).
Além disso os jornalistas ficaram na frente com 27% das respostas, os médicos em segundo com 24% e os pesquisadores universitários em seguida com 17%. Ou seja, se esses três perfazem um total de 68%, quem é responsável pelos outros 32%, professores do ensino básico e médio? Espero que sim mas infelizmente tenho a impressão que esses devem estar atrás dos charlatões da nova era com seus "O Segredo", "Quem somos nós?" e outros.