Autor Tópico: Extinção dos seres humanos …  (Lida 1286 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Extinção dos seres humanos …
« Online: 29 de Abril de 2007, 12:33:07 »
Eu já discuti isso com algumas pessoas, e a maioria acha que existe uma boa chance para a extinção completa dos seres humanos … mas eu não concordo. E gostaria de saber de vocês, qual são as chances reais de 100% de extinção? Eu acredito que o ser humano é engenhoso d+, sempre poderemos dar um jeito de salvar uma parte da nossa espécie.

Se os humanos fossem destruidos, toda a nossa existência seria em vão, e seriamos uma espécie maravilhosa, perdida.

Mesmo com um desastre global. Eu acho que uma parte dos humanos sobreviveria, e talvez, aprendessem a lição, e nossa espécie evoluisse.

Essa é minha esperança  :ok:
Falow
« Última modificação: 29 de Abril de 2007, 12:35:19 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Extinção dos seres humanos …
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2007, 12:38:59 »
Eu já discuti isso com algumas pessoas, e a maioria acha que existe uma boa chance para a extinção completa dos seres humanos … mas eu não concordo. E gostaria de saber de vocês, qual são as chances reais de 100% de extinção?

Totais.  A dúvida é quanto tempo levará.  Ou, se você for muito otimista mesmo, que tipo de raça humanóide será nossa sucessora.

Eu acredito que o ser humano é engenhoso d+, sempre poderemos dar um jeito de salvar uma parte da nossa espécie.

Se os humanos fossem destruidos, toda a nossa existência seria em vão, e seriamos uma espécie maravilhosa, perdida.

Não acho.  Seríamos mortais e finitos, o que é bem diferente.

Mesmo com um desastre global. Eu acho que uma parte dos humanos sobreviveria, e talvez, aprendessem a lição, e nossa espécie evoluisse.

A espécie pode evoluir, mas isso não tem nada a ver com ser eterna ou imortal.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2007, 14:18:23 »

Totais.  A dúvida é quanto tempo levará.  Ou, se você for muito otimista mesmo, que tipo de raça humanóide será nossa sucessora.

:histeria:  Nada como racionalizar as coisas!

"Espécie maravilhosa perdida" ? Fala sério...  :hein:  Mas é legal o seu otimismo!  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2007, 14:36:01 »

:histeria:  Nada como racionalizar as coisas!

"Espécie maravilhosa perdida" ? Fala sério…  :hein:  Mas é legal o seu otimismo!  :ok:

Olha Alegra, o Ser humano tem um lado terrivel sim. Mas temos algo especial, por isso somos maravilhosos, somos seres espirituais.

É uma pena que nem todos conseguem ver isso, então permanecemos na escuridão, por enquanto, a minha esperança está na nossa evolução espiritual e não material =).
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2007, 15:04:35 »
Olha Maurício, admiro as pessoas que são realistas mas que não perderam o otimismo.
Talvez seja só uma fase minha…quem sabe daqui um tempo (não sei quanto ou quando) eu volto a pensar como você?

:flerte:
« Última modificação: 29 de Abril de 2007, 15:07:24 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2007, 15:55:19 »
Não sou de ver televisão (aliás, detesto… Tv é só para assistir a F1 e olhe lá.) mas algum tempo atrás (acho que faz uns 2 anos, creio eu) passava um quadro no Fantástico (  :nojo: ) que mostrava como poderiam ser as espécies daqui alguns milhares/milhões de anos (não prestei atenção, não tenho certeza.)… havia uma previsão que a espécie humana já teria entrado em extinção.

Alguém se recorda disto? Chegaram a especular as causas desta extinção?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2007, 17:44:30 »
Olhem só:
http://en.wikipedia.org/wiki/Doomsday_argument

Acho que as pessoas que pensam nisso estao com uma visao estreita: penso que a humanidade vai deixar de
existir no futuro, sim, mas porque ela vai se ramificar em várias "espécies" distintas [1]. Nao vai ser exatamente uma
mundança, mas mais uma metamorfose.

[1] Uploads, vida artificial, seres gestalt, "hive minds", etc.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2007, 19:10:03 »
Pandemias, guerras, destruição gradual do ambiente por modificação humana ou natural, catástrofes como cometas, etc. Acredito que são ameças que podem, talvez não inicialmente extinguir de vez a espécie humana, mas reduzir a população à números ínfimos, talvez perdendo todo ou muito do conhecimento sobre a história. Tecnologia, escrita, etc. Porque a sobrevivência imediata iria sendo priorizada, e a maior parte da população humana já não está extamente dentro daquilo que pensamos ser meio que um ápice da civilização.

Seríamos de novo meio como um punhado de homens das cavernas, uns macacos um pouco mais espertos. Dependendo de qual for a situação ambiental depois da redução da população, se não for suficientemente favorável, provavelmente os humanos se extinguiriam. Como foi com todas as outras espécies de hominídeos menos o H. sapiens, incluso que nem se sabe bem se é realmente outra espécie ou uma subespécie, H. neanderthalensis. E diversos outros parentes, culturas e etc.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2007, 14:04:27 »
Não sou de ver televisão (aliás, detesto… Tv é só para assistir a F1 e olhe lá.) mas algum tempo atrás (acho que faz uns 2 anos, creio eu) passava um quadro no Fantástico (  :nojo: ) que mostrava como poderiam ser as espécies daqui alguns milhares/milhões de anos (não prestei atenção, não tenho certeza.)… havia uma previsão que a espécie humana já teria entrado em extinção.

Alguém se recorda disto? Chegaram a especular as causas desta extinção?

Me lembro de ter visto algo parecido, mas no Discovery Channel. Na verdade, o documentário traçava um panorama da Terra daqui a milhares de anos, tanto que nem os continentes tinham a forma que possuem hoje. Além disso, o mesmo programa deixou claro que a extinção de TODAS as espécies é inevitável... as causas eram diversas.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2007, 21:57:11 »
Sim, todas as especies complexas do planeta serao extintas. Se nao agora, quando o sol virar uma gigante vermelha. Se nao entao, quando a terra acabar sendo destruida por algum fator alem do controle de qualquer mortal.
"The patient refused an autopsy."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2007, 22:11:04 »
Sim, todas as especies complexas do planeta serao extintas. Se nao agora, quando o sol virar uma gigante vermelha. Se nao entao, quando a terra acabar sendo destruida por algum fator alem do controle de qualquer mortal.

Eu não estou dizendo que os seres humanos vão continuar para sempre como estão hoje, podemos evoluir sim, tanto naturalmente, como tecnologicamente.

Mas dependendo do nivel a que chegarmos, nem uma explosão do sol irá nos deter. Por que ai já teremos colonizado outros planetas.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2007, 23:32:09 »
Quando penso na quantidade de recursos necessária para sequer enviar uma sonda espacial não-tripulada para pegar uma carona no campo gravitacional da lua, me pergunto como é possível tanta gente achar que o ser humano algum dia deixará o sistema solar...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2007, 00:22:25 »
Quando penso na quantidade de recursos necessária para sequer enviar uma sonda espacial não-tripulada para pegar uma carona no campo gravitacional da lua, me pergunto como é possível tanta gente achar que o ser humano algum dia deixará o sistema solar…

Um dia deixará...
Nem que seja sob a forma de poeira de estrelas, como costumava dizer Carl Sagan.  :wink:

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2007, 12:20:37 »
Quando penso na quantidade de recursos necessária para sequer enviar uma sonda espacial não-tripulada para pegar uma carona no campo gravitacional da lua, me pergunto como é possível tanta gente achar que o ser humano algum dia deixará o sistema solar…

Porque a maioria das pessoas tem uma certa dificuldade em separar a realidade dos filmes de ficção científica, a maioria acha que o home mnão foi a Marte para ocultar uma conspiração entre os governos e extraterrestres, acham que para ir a outros planeta é uma questão de "pegar a nave estacionada ali e ir".

A as grandes conquistas espaciaisa atuais para a maioria das pessoas é monótona, ninguém sabe das fotografias que foram tiradas de erupções vulcânicas em Io que para quem se interessa um pouco sobre exploração espacial foi fantástico, acham mais divertido em debater sobre "o que pensam os habitantes do novo planeta descoberto semelhante a terra" ou "o que vamos dizer aos habitantes do planeta quando chegarmos lá", se começar a dizer que  20 anos luz é longe demais, o planeta está do lado de uma anã vermelha que não vai durar muito as pessoas olham com cara feia e te chamam de "cético pessimista sem visão".

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!