Autor Tópico: Irã proíbe cortes de cabelo ocidentais  (Lida 1698 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Irã proíbe cortes de cabelo ocidentais
« Online: 29 de Abril de 2007, 21:33:41 »

A polícia iraniana avisou barbeiros para não oferecerem cortes de cabelo ocidentais ou tirar as sobrancelhas de seus clientes, disse a mídia iraniana no domingo.

A reportagem de um diário reformista, confirmada pela agência de noticias do Irã, é aparentemente um novo sinal da linha dura das autoridades para coibir roupas e outras modas consideradas contra os princípios islâmicos. "Cortes de cabelo ocidentais foram banidos", diz o jornal Etemad em sua manchete.

A determinação acontece uma semana após a polícia agir contra o crescimento do número de mulheres testando os limites da lei com roupas mais curtas e mais claras, às vésperas do verão.

Sob a lei islâmica Sharia, imposta após a revolução de 1979, mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo e usar roupas longas e largas. Quem violar as leis, pode ser chicoteado, obrigado a pagar multas ou preso.

A agência de notícias estudantil ISNA reproduziu um comunicado da polícia dizendo: "Em uma ordem oficial aos barbeiros, eles foram avisados para evitar cortes de cabelo ocidentais e tirar a sobrancelhas de homens."

Os jovens iranianos começaram nos últimos anos a cuidar da aparência, especialmente em áreas abastadas da capital Teerã. Cabelos espetados, com gel, são conhecidos como estilo Khorusi (galo). Alguns também usam maquiagem.

Muitos cabeleireiros para homens em Teerã oferecem cortes no estilo de estrelas de cinema de Hollywood e outras celebridades.

O chefe do sindicato dos barbeiros, Mohammad Eftekharifard, disse que a polícia havia instruído a entidade para implementar "regulações específicas em barbearias sob sua supervisão".

Barbearias que não seguirem as regras podem ser fechadas por um mês e até perder o alvará de funcionamento, ele teria dito à Etemad.

"Uma ordem oficial foi enviada ao sindicato para não aplicar maquiagem em homens ou tirar as sobrancelhas e portanto os barbeiros não têm permissão para fazer estas coisas".

Desde que o presidente Mahmoud Ahmadinejad assumiu o cargo em 2005 prometendo um retorno aos valores da revolução, radicais pressionam por controles mais rígidos sobre o que consideram comportamento imoral no país.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1582772-EI308,00.html

O lado bom q não vai ter emos e suas franjinhas!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Irã proíbe cortes de cabelo ocidentais
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2007, 21:35:38 »
O que seriam cortes de cabelos ocidentais?
"The patient refused an autopsy."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2007, 23:49:33 »
O que seriam cortes de cabelos ocidentais?

:| Também fiquei pensando isso.

Concluí que são cortes mais curtos (já que o hábito lá são cabelos longos) e repicados, cortados em camadas...

Cabelos tingidos, descoloridos também devem entrar na história.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2007, 00:20:28 »
E espetados (no estilo Bart Simpson), se entendi bem a notícia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2007, 14:55:27 »
Sob a lei islâmica Sharia, imposta após a revolução de 1979, mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo e usar roupas longas e largas. Quem violar as leis, pode ser chicoteado, obrigado a pagar multas ou preso.

:( :x :(

Alguém leve a liberdade individual para lá, por favor...

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2007, 14:58:05 »
quando fizeram os gringos não gostaram…

---
pra quem ficou confuso sobre as "sobrancelhas", esse cara ilustra bem o iraniano-médio
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 15:01:50 por Rodrigo »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2007, 17:00:53 »

---
pra quem ficou confuso sobre as "sobrancelhas", esse cara ilustra bem o iraniano-médio

Vito?!? :confuso:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2007, 18:25:49 »
Alguém leve a liberdade individual para lá, por favor…

Esse é o ponto; o hábito islâmico é bem no sentido de não ver com bons olhos o uso frequente da liberdade individual.  As obrigações para com a família e para com a sociedade são vistas como o que realmente torna o ser humano digno.

E infelizmente, no caso específico do Irã, essa mentalidade não vai se tornar mais amena tão cedo; eles ainda tem muitas cicatrizes emocionais do regime do Xá.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2007, 18:50:32 »
Aí entramos novamente na questão da escolha. Acho que isso deve ser um problema especialmente no Irã, que já foi bastante
ocidentalizado. Conheci um iraniano que contava como os jovens de lá costumam viajar para o interior, só para participar de festas
Profundamente Imorais: isto é, festinhas onde eles consomem bebidas alcoolicas (feitas em casa) e dançam rock com as meninas :).
Aliás, esse cara tinha um nome oficial, de origem árabe, pois a lei exige que todos os nomes sejam "islâmicos", mas ele preferia ser
chamado por outro nome, um nome persa, que ele escolheu.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2007, 18:54:32 »
você tem certeza disso do nome? Eu tenho amigos de origem Persa e Kurdo e de fato há é muito orgulho étnico de não ser árabe.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2007, 19:05:42 »
Não é ser árabe, mas ser islâmico (o nome era Muhammed alguma coisa). De qualquer forma, foi o que ele me contou. O nome que ele
escolheu foi "Cumrum".

P.S. Aliás, o sujeito se parecia com o carinha aí da foto  :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2007, 19:06:25 »
Isso confirma em vez de contestar o que o Dr. Manhattan disse, Rodrigo.

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2007, 19:21:29 »
como que confirma? Ele disse que o estado obriga que se tenha nome árabe.

pra citar dois nomes (vi no passaporte iraniano deles): "Arya" e "Yavar"

sobre o nome Arya:
http://en.wikipedia.org/wiki/Arya#Iranian_airiia
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 19:27:23 por Rodrigo »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2007, 19:31:44 »
Se eu morasse lá eu raspava a cabeça completamente... carequinha da silva. Queria ver o que fariam.  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2007, 20:40:59 »
como que confirma? Ele disse que o estado obriga que se tenha nome árabe.

E você, que seus amigos tem orgulho de ter nomes que não são árabes.

Ora, se o governo se dá ao trabalho de obrigar, talvez seja porque não há muita vontade espontânea de adotar tais nomes.  E se há orgulho em ter nomes étnicos (que não são árabes), talvez seja porque é preciso ter um grau de coragem e determinação para usar nomes que não são bem vistos pelo governo, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2007, 20:43:56 »
Outra coisa: o governo teocrático atual foi estabelecido em 1979.  Antes, sob o regime do Xá, e mesmo depois, pode ser que a lei fosse outra.  Ainda deve ter muita gente viva nascida no Irã antes de 1979.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2007, 04:02:03 »

---

Vito?!? :confuso:
Nossa, então, tenho parentes lá. :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!