Mas como coloquei Hitler (e o seu comando) era um tanto misticos.
Lembrando que tais expedições poderiam tem uma viês mais de propaganda de que real intenção.
Mas lembrando que o Pio XII foi canonizado e tem-se feito um esforço para passa-lo como protetor de judeus.
E sejamos francos... Hitler fez alguma coisa de diferente da inquisição?
Acho que o catolicismo era nazista (não no sentido da ideologia, mas do genocidio) muito antes de Hitler e cia.
Segundo ouvi falar (ou seja não devemos dar muito crédito, mas...) não só o vaticano sabia do extermínio, como os paises aliados (se sabiam da extensão ou não...) pois me parece nunca houve um grande segredo na solução final.
Lembrando que ninguém era santo e o antisemitismo (principalmente na europa) era forte (e amparado pelo cristianismo, em especial pelo catolicismo com suas exortações em missas).
Inglaterra (inventora dos campos de concentração), Inglaterra (que fazia esterizações de populações pobres), França (antisemita até o osso ao molho rosé com champions) e os EUA (esse nem precisa falar, né) poderiam até não imaginar a "escala industrial", mas (tenho para mim) que tinha pleno conhecimento dos campos e do que era feito neles (vários vagões chegando todo dia... para onde iria tanta gente?).
Mas.. e aí? Eixo derrotado, campos descobertos, escândalo mundial e o vaticano despachando os nazistas para a Argentina?!?!
Meio estranho, ne?