Mas ir para o espaço sempre foi extremamente perigoso, desde os primeiros lançamentos até hoje em dia, ir para a Lua foi a aventura mais perigosa empreendida pelos serem humanos, ninguyém esconde isso,
Quando a NASA fala em segurança significa "risco aceitável"
Mesmo se houvesse 5% de risco de dar certo, a limitação seria econômica e política, para avaliar se os riscos valem o investimento. Já os astronautas fariam fila para ser parte da primeira tripulação a chegar a Marte, mesmo com um grande risco de não sobreviver ou chegar lá.
Isso, sim, gente para ir não falta, mas a seleção é complicada, o sujeito tem que ser piloto, médico/cirurgião, mecânico, engenheiro, 100% saudável fisicamente e ser emocionalmente estável.
Isso só para falar do fator humano, no fator técnico, comida e medicamentos não são problemas, água pode ser reciclada com facilidade, isso ja é feito na ISS, o Ar respirável e o combustível são um problema, sem contar os imprevistos que podem matar os tripulantes como moscas.
O maior risco é político mesmo, a opinião pública não entende a questão do risco de uma missão espacial e não adimite que um heró público morra, isso tem um impacto muito grande para uma agência espacial (a NASA que o diga), daí é complicado lançar uma missão a Marte pois a missão já decola com o "gato subindo no telhado" e o bichano fica lá até um retorno bem sucedido (ou não).