Autor Tópico: O papel das prisões na sociedade  (Lida 4020 vezes)

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
O papel das prisões na sociedade
« Online: 02 de Maio de 2007, 17:19:07 »
A algum tempo atrás estava pensando em alguns conceitos sobre certo e errado, sociedade, e outros assuntos. Então me veio à cabeça uma questão: qual é o papel das prisões? Será de punir um criminoso, de isolá-lo do resto da sociedade ou de mudá-lo a ponto de não ser mais um problemas?

Essa discussão me veio à cabeça quando ocorreu a morte do menino João Hélio, e ouvia pessoas enfurecidas, no fervor de suas emoções, pedir a morte, linxamento e tortura aos assassinos.

A verdade é que em nenhum dos objetivos que eu citei em cima, punir, isolar ou mudar, o sistema penitenciário vem se mostrando satisfatório.

Qual é a opinião de vocês perante tal assunto?
Fabio Lecina Marin

Eriol

• Visitante
Re: O papel das prisões na sociedade
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2007, 17:21:56 »
teoricamente reformar-lo... mas no sistema atual (brasileiro) só serve pra criar vícios, pegar DSTs e aprender "técnicas laborais"

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2007, 17:33:19 »
TEm gente que acha que criminoso deve ser privado de todos os direitos. Deve ficar sem comer uma semana inteira, num deve ter visita, sei lá mais o que...

Eu não consigo me simpatizar muito com essa idéia...
Fabio Lecina Marin

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2007, 17:39:31 »
Só se pode mudar criminoso que não ofereça risco, assassino e traficante tem de ser isolado mesmo.Nem todo mundo tem recuperação.

Acho que cada caso é um caso, o problema é que misturam uma doméstica que roubou uma mamadeira e podia passar batido  ou com no máximo com pena de algum trabalho comunitário com um traficante de drogas na mesma cela.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2007, 17:45:38 »
Tambem acho que as prisões servem para isolar da socidade aqueles que não sabem viver em sociedade. O que eu não acho é que os presos devam ser punidos, torturados...
Fabio Lecina Marin

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2007, 17:47:03 »
Punidos sim (a restrição da liberdade é punição), torturados não. Mas que deveriam trabalhar para pagar seu sustento na prisão, isso deveriam.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2007, 17:49:53 »
Punidos sim (a restrição da liberdade é punição), torturados não. Mas que deveriam trabalhar para pagar seu sustento na prisão, isso deveriam.

Aí eu concordo contigo. Pagando pra manter-se alí. Mas, o que fazer caso eles se neguem a trabalhar para pagar sua "estadia" na prisão?
Fabio Lecina Marin

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2007, 17:51:49 »
Que tal acabar com o máximo de trinta anos de pena?Se se recusar a trabalhar que aumente e fique mais tempo lá..

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2007, 18:14:19 »
punir e/ou isolar e/ou reformar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2007, 18:29:28 »
Que tal acabar com o máximo de trinta anos de pena?Se se recusar a trabalhar que aumente e fique mais tempo lá…

Aí continuamos pagando para manter o cara ocioso?

É complicada a questão de obrigar a trabalhar, mas é necessário.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2007, 18:33:19 »

Aí eu concordo contigo. Pagando pra manter-se alí. Mas, o que fazer caso eles se neguem a trabalhar para pagar sua "estadia" na prisão?

solitária, me parece justo hehe. quem não trabalha mesmo sendo capaz, por uma questão de justiça, não deve ser ajudado.
queria saber como lidam com essa questão nos presídios privados dos eua.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2007, 18:35:57 »
O cara sai com uma dívida, é processado novamente por fraude e volta para a prisão.. :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2007, 18:50:46 »
Só se pode mudar criminoso que não ofereça risco, assassino e traficante tem de ser isolado mesmo.Nem todo mundo tem recuperação.

Risco todo mundo oferece... não vejo por que ser assassino ou traficante exclui tão automaticamente a possibilidade de regeneração.

Acho que cada caso é um caso, o problema é que misturam uma doméstica que roubou uma mamadeira e podia passar batido  ou com no máximo com pena de algum trabalho comunitário com um traficante de drogas na mesma cela.

Boa observação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2007, 18:52:01 »
TEm gente que acha que criminoso deve ser privado de todos os direitos. Deve ficar sem comer uma semana inteira, num deve ter visita, sei lá mais o que…

Eu não consigo me simpatizar muito com essa idéia…

Nem eu.  Isso é vingança, não justiça.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2007, 19:40:37 »

Que morra de inanição o vagabundo que se negar a trabalhar. Do bolso do cidadão honesto não deve sair nem um centavo para encher a barriga de bandido.

Alguém discorda?

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Maio de 2007, 21:08:22 »

Que morra de inanição o vagabundo que se negar a trabalhar. Do bolso do cidadão honesto não deve sair nem um centavo para encher a barriga de bandido.

Alguém discorda?

Só discordo para ser politicamente correto.

Afinal, não teria ele que trabalhar se estivesse fora da cadeia?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2007, 21:28:43 »

Não entendi...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2007, 22:37:52 »
Não entendi…

Acredito que ele tenha se referido ao fato, de que o bandido se estivesse solto e de acordo com a lei também teria que trabalhar para sustentar os outros bandidos que estão presos.

:umm:

:P Mas aparentemente ele não concorda com isso, como ele disse, só escreveu para ser politicamente correto.  :P

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2007, 23:57:40 »
Prisão não tem como objetivo somente a "punição", isso não funciona, é um mito, é só vingança e justiça, não dá retorno algum.

Prisão tem como objetivo impor a idéia que representa, de que você irá sofrer no futuro caso faça algo. E é isso que funciona (ao menos até certo ponto).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2007, 00:01:37 »

Alguém discorda?

então não discorda.
se fora da cadeia ele morreria de fome não trabalhando, então dentro da cadeira também deveria acontecer a mesma coisa, supondo que dentro lhe fosse dada a oportunidade de trabalhar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2007, 00:06:09 »
A prisão tira direitos, não impõe deveres.

Primeiro que geraria rebeliões incontáveis, incontroláveis e inacabáveis.

Além de que quem entrou lá sairia com 100 pontos a mais no fator "vontade de se vingar da sociedade".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2007, 00:15:56 »
falando nisso, a fuga de champinha, do blog do reinaldo azevedo;
"Champinha não é um "ex-menor" qualquer. É um emblema. Se ficar solto, é um desgaste para o governo do Estado. Se for morto, algum cineasta faz um filme em sua homenagem com verba da Petrobras."

verba da petrobras, muito boa. hehehe

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Maio de 2007, 00:39:10 »
Estive pensando... As prisões no brasil estão capengas. Se é contruida alguma maior e melhor, a população reclama que o dinheiro deles estão indo pra dar "luxo aos presos". Se nenhuma prisão é construida, os presos ficam se amultuando numa prisão, aí ocorrem rebeliões e a população reclama que "deveria tudo matá esses preso(sic geral)" pois eles só sabem fazer rebelião. Desculpe essa generalização, mas parece que o povo não está satisfeito com nada... Eta povo chato do cacete.
Fabio Lecina Marin

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 03 de Maio de 2007, 09:35:27 »

Alguém discorda?

então não discorda.
se fora da cadeia ele morreria de fome não trabalhando, então dentro da cadeira também deveria acontecer a mesma coisa, supondo que dentro lhe fosse dada a oportunidade de trabalhar.

POis é... mas pensemos... se ele arrumou um jeito de não ter que trabalhar para comer fora da cadeia, ele vai tentar arrumar um jeito de não trabalhar para comer lá dentro.

Claro, isso é superssimplificação. Aqui fora há vários fatores, oferta de emprego, etc., etc. Lá dentro teria emprego garantido.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2007, 10:44:49 »
A algum tempo atrás estava pensando em alguns conceitos sobre certo e errado, sociedade, e outros assuntos. Então me veio à cabeça uma questão: qual é o papel das prisões? Será de punir um criminoso, de isolá-lo do resto da sociedade ou de mudá-lo a ponto de não ser mais um problemas?

Essa discussão me veio à cabeça quando ocorreu a morte do menino João Hélio, e ouvia pessoas enfurecidas, no fervor de suas emoções, pedir a morte, linxamento e tortura aos assassinos.

A verdade é que em nenhum dos objetivos que eu citei em cima, punir, isolar ou mudar, o sistema penitenciário vem se mostrando satisfatório.

Qual é a opinião de vocês perante tal assunto?

Na minha opinião acho que o papel da prisão é isso tudo que você disse: punir, isolar da sociedade e mudá-lo para tentar o reinserir na sociedade.
Eu penso que esse sistema não vem se mostrando satisfatório porque no fundo o sujeito acaba sendo tratado como um número. A partir do momento que ele entra na prisão ele deixa de ser visto como uma pessoa e sim como um número apenas. O recluso não tem voto na matéria, é tratado como lixo, mesmo já estando preso e pagando pelo seu crime.

É claro que muitos de nós achamos que estas pessoas não merecem ser tratadas como tal. Julgamos pelos seus atos apenas e muitas vezes esquecemos ou nem sabemos de sua história de vida.

Eu em outro tópico mais antigo defendi a pena de morte para os criminos psicopatas, que muitas vezes nascem em berço de ouro e matam por prazer e sem remorsos. Atualmente acho que nem estes devem morrer apesar de eu não ser totalmente contra ainda nestes casos. Prefiro dizer que neste momento não tenho uma opinião formada a 100% sobre isso, mas também não vou defender mais por enquanto a pena de morte.

:ok: Muito bom este tema.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!