1 - Quais os motivos da crescente diminuição do número de católicos e aumento do número de adéptos de outras correntes religiosas ?
Segundo o pesquisador Marcelo Nery, entrevistado na reportagem, com o surgimento da crise metropolitana nas últimas décadas, o inchaço das grandes cidades, o aumento da violência e a piora do acesso aos serviços públicos, as pessoas seguem em geral dois caminhos: "Ou se apegam a religiões de práticas mais intensas, como as pentecostais, ou perdem a esperança e viram sem religião".
Até que faz sentido, levando em conta que as pessoas ainda ligam tudo a "espritualidade".
2 - Por quais motivos recentemente ocorreu essa "estabilização" ?
Segundo Ney, "quando as condições econômicas são favoráveis, as pessoas deixam de procurar novas religiões".
Isso segue o que expliquei acima também. "O sucesso na sua vida é porque Deus está te abençoando", e se sua vida está "abençoada", você logo acredita naquilo. Caso contrário, nota que "algo está errado"... o que é um excelente momento para proselitismo...
3 - Por quais motivos o número dos que declaram não seguir religião diminuiu ?
Provavelmente devido a forte influência religiosa na cultura brasileira, principalmente nos últimos tempos, na política, na mídia, na sociedade em geral - principalmente nas camadas mais pobres -, etc..
4 - Esses que declararam não seguir religião poderiam ser considerados ateus ? Em caso positivo o número de ateus no Brasil seria tão pequeno assim ? Os que declararam não seguir religião eram menos de 10% do total.
Ateus são, a princípio, sem religião. E o número é pequeno devido, novamente, a forte influência religiosa.